Acesso ao principal conteúdo
Estados Unidos

Joe Biden diz que nada é mais importante do que "salvar a democracia" norte-americana

O Presidente Joe Biden falou na quarta-feira aos norte-americanos a partir da Sala Oval para justificar ter desistido da sua candidatura à reeleição. Joe Biden disse que a sua visão para o país merecia um segundo mandato, mas que estava na altura de passar o testemunho aos mais jovens, garantindo manter-se em funções até Janeiro de 2025.

O Presidente Joe Biden falou ao norte-americanos para explicar a decisão de ter desistido da corrida à Casa Branca.
O Presidente Joe Biden falou ao norte-americanos para explicar a decisão de ter desistido da corrida à Casa Branca. via REUTERS - Evan Vucci
Publicidade

Numa mensagem de 10 minutos à nação, Joe Biden justificou-se perante os norte-americanos após ter abandonado a sua candidatura para um segundo mandato à frente da Casa Branca contra Donald Trump. Para o Presidente, o seu trabalho à frente dos Estados Unidos mereceria um segundo mandato, mas estava na altura de "passar o testemunho" aos mais jovens.

"Acredito que o meu trabalho como presidente, a minha liderança no mundo, a minha visão para o futuro da América merecia um segundo mandato. Mas nada, nada pode impedir-nos de salvar a nossa democracia. Isso inclui a ambição pessoal. Por isso, decidi que o melhor caminho a seguir é passar o testemunho a uma nova geração. É a melhor maneira de unir a nossa nação. Há um tempo e um lugar para quem tem longos anos de experiência na vida pública, mas também há um tempo e um lugar para as novas vozes. Sim, vozes mais jovens e este tempo e lugar é agora", declarou.

Joe Biden disse ainda que vai continuar a trabalhar afincadamente nos próximos seis meses e concentrar-se no seu trabalho como Presidente, com o mandato a acabar em Janeiro de 2025. O Presidente deixou ainda o apoio à sua vice, Kamala Harris, candidata à investidura dos democratas para as eleições de Novembro.

O presidente deixou ainda avisos contra um possível regresso ao poder de Donald Trump, sem nunca mencionar o candidato republicano.

NewsletterReceba a newsletter diária RFI: noticiários, reportagens, entrevistas, análises, perfis, emissões, programas.

Acompanhe toda a actualidade internacional fazendo download da aplicação RFI

Partilhar :
Página não encontrada

O conteúdo ao qual pretende aceder não existe ou já não está disponível.