Integrado ao programa olímpico em Atlanta 1996, o vôlei de praia é desde então uma das principais modalidades esportivas do Brasil. Em cinco edições, o país medalhou em todos os jogos, com no mínimo dois pódios sempre. Já são 13 medalhas acumuladas, o que torna o Brasil a nação com maior número de conquistas pelo esporte. Para 2020, a expectativa é manter a tradição e ampliar o histórico. O Brasil já confirmou o número máximo de duplas e definiu seus representantes, apesar de o ranking olímpico ainda estar aberto.
- Duplas masculinas do Brasil em Tóquio 2020: Alison/Alvaro e Bruno/Evandro
- Duplas femininas do Brasil em Tóquio 2020: Ágatha/Duda e Ana Patrícia/Rebecca
Ao todo, disputarão a Olimpíada 24 duplas por gênero. Cada país poderá levar a Tóquio no máximo quatro duplas - duas femininas e duas masculinas. Essas vagas contemplarão os países que estiverem dentro dos seguintes critérios: país sede (uma vaga em cada naipe), 15 primeiros colocados no ranking olímpico (baseado nos resultados dos eventos do circuito mundial), campeão do campeonato mundial (uma vaga), campeões da Continental Cup (cinco vagas em cada naipe, uma para cada confederação continental) e campeões da olimpíada de vôlei de praia da FIVB (Federação Internacional de Voleibol) - torneio de qualificação (duas vagas).
As duplas brasileiras já alcançaram pontos o suficiente no ranking olímpico para se assegurarem nos Jogos, apesar de o ranking só fechar no dia 15 de junho. O critério da corrida brasileira definido pela CBV foi o seguinte: a soma dos 10 melhores resultados obtidos nas etapas quatro e cinco estrelas do Circuito Mundial e no Campeonato Mundial entre primeiro de 2019.
Relembre as medalhas do Brasil na modalidade
2016 - Rio de Janeiro
Ouro - Bruno Schmidt e Alison
Prata - Ágatha e Bárbara Seixas
2012 - Londres
Prata - Alison e Emanuel
Bronze - Juliana e Larissa
2008 - Pequim
Prata - Fábio Luiz e Márcio Araújo
Bronze - Emanuel e Ricardo
2004 - Atenas
Ouro - Emanuel e Ricardo
Prata - Adriana Behar e Shelda Bede
2000 - Sydney
Prata - Adriana Behar e Shelda Bede
Prata - Zé Marco Melo e Ricardo
Bronze - Sandra Pires e Adriana Samuel
1996 - Atlanta
Ouro - Sandra Pires e Jaqueline Silva
Prata - Adriana Samuel e Mônica Rodrigues
Veja também