O Super Bowl LVIII coroou os Kansas City Chiefs como campeões sobre o San Francisco 49ers na prorrogação, em final eletrizante definida por passe de Patrick Mahomes a Mecole Hardman. Mas essa não foi a primeira vez na história em que um título da NFL foi definido nos momentos finais da partida. Relembre outros casos históricos abaixo!
Kansas City Chiefs 25 x 22 San Francisco 49ers | Melhores momentos | Super Bowl 2023/24
New York Giants 17 x 14 New England Patriots - Super Bowl XLII
Em um dos jogos mais memoráveis da história do Super Bowl, os New York Giants conseguiram dar fim ao retrospecto 18-0 dos New England Patriots, que buscavam o título invicto da NFL. Restando 1m15s no relógio, Eli Manning deu passe de 32 jardas para David Tyree, que entrou para a história ao receber com ajuda de seu capacete.
Na sequência, Manning lançou novamente, agora para Plaxico Burress, que confirmou touchdown para os Giants a 39 segundos do fim do jogo. Os Patriots tentaram novamente, mas não conseguiram reverter a vitória da franquia de Nova York, campeã por 17 a 14.
St. Louis Rams 23 x 16 Tennessee Titans - Super Bowl XXXIV
Os Titans empataram o placar na reta final da partida, mas viram os Rams retomarem a ponta após Isaac Bruce marcar um touchdown de 73 jardas com passe de Kurt Warner- e a menos de dois minutos do fim. Na sequência, a franquia do Tennessee conseguiu chegar à linha rival de 10 jardas antes da última jogada da partida.
Com 6s no relógio, Steve McNair passou para Kevin Dyson, que correu em direção ao touchdown, mas o linebacker dos Rams Mike Jones parou a jogada a uma jarda da endzone. Placar final: 23 a 16 e título garantido para o St. Louis Rams (hoje, Los Angeles Rams).
New England Patriots 28 x 24 Seattle Seahawks - Super Bowl XLIX
Precisando reverter o placar de 28 a 24, os Seattle Seahawks estavam na linha de 1 jarda. A 20s do fim do jogo, o técnico Pete Carroll optou por chamar um arremesso em vez de um passe para Marshawn Lynch. Russell Wilson seguiu o comando, mas viu a tentativa ser interceptada pelo então calouro Malcolm Butler.
A jogada praticamente sacramentou o resultado final, garantindo o quarto Super Bowl do New England Patriots. O fim de partida ainda foi marcado por uma briga generalizada entre as duas torcidas, que acarretou na expulsão de Bruce Irvin.
Pittsburgh Steelers 27 x 23 Arizona Cardinals - Super Bowl XLIII
Os Cardinals reverteram uma desvantagem de 13 pontos e tomaram a dianteira (23 a 20) sobre os Steelers a menos de 3 minutos do fim, graças a dois touchdowns de Larry Fitzgerald. Mas quando tudo parecia encaminhado à equipe de Phoenix, a franquia de Pittsburgh conseguiu mais uma reviravolta.
Ben Roethlisberger liderou uma campanha de 78 jardas e passou para Santonio Holmes a 35s do fim; o wide receiver marcou o touchdown e confirmou o título dos Steelers.
New England Patriots 34 x 28 Atlanta Falcons - Super Bowl LI
O Super Bowl LI era, até a noite deste domingo, a única decisão de título da NFL a ir para a prorrogação. Perto do fim do terceiro quarto, a franquia de New England perdia por 28 a 3. Tom Brady liderou os Patriots e iniciou campanha de 91 jardas que culminou no empate a 57s do fim de jogo, forçando o tempo extra.
Na prorrogação, o lendário quarterback brilhou de novo e não tomou conhecimento da defesa dos Falcons, que havia se destacado no início do jogo. Com menos de quatro minutos, Brady deu passe para o touchdown de corrida de James White, cravando o triunfo por 34 a 28 e uma das maiores viradas da história do esporte.
Veja também