TIMES

Por Redação do ge — Paris


Modalidade olímpica desde Pequim 2008, o ciclismo BMX combina velocidade e habilidade na mesma prova. Depois de ter marcado história em Tóquio, com Charlotte Worthington se tornando a primeira mulher a fazer backflip 360 em uma competição, o BMX chega a todo vapor em Paris. Veja como será a classificatória para os jogos e o cronograma da competição.

Baiano Jaldo Brandão conquista título mundial de BMX na França

Baiano Jaldo Brandão conquista título mundial de BMX na França

Como funciona a classificação do BMX para Paris 2024

Ao todo, 48 atletas vão disputar a prova de ciclismo BMX, sendo 24 na modalidade feminina, e outros 24 na prova masculina. Por ser país-sede, a França receberá duas cotas de gênero, e mais duas – uma por gênero - reservadas para vagas de universalidade. As outras 44 vagas vão ser conquistadas ao longo da corrida olímpica.

Cada CON (Comitê Olímpico Nacional) é elegível para ganhar no máximo três cotas por gênero. Qualquer atleta que se inscrever em outra disciplina do ciclismo, poderá ser inscrito no BMX desde que o CON do atleta tenha conquistado uma vaga na modalidade, e que o competidor atenda aos requisitos da prova.

Jaldo Brandão, campeão mundial de BMX — Foto: Reprodução/redes sociais

As cotas olímpicas do BMX são atribuídas aos Comitês Nacionais de cada país, e há quatro formas de garantir uma classificação: o ranking olímpico, os campeonatos continentais 2023 (exceto Europa e Oceania), os campeonatos mundiais de 2023 e o campeonato mundial de 2024.

O ranking olímpico é calculado pela soma dos pontos UCI dos três atletas mais bem classificados (categorias Elite e U23) de cada CON. Os pilotos podem ganhar pontos de 1 de agosto de 2022 a 2 de junho de 2024 nas seguintes competições: Campeonatos Mundiais (2023 e 2024), Copa do mundo, Campeonatos Continentais, Competição Internacional (HC), Competição Internacional (C1) e Campeonatos Nacionais.

Ranking olímpico: 17 vagas por gênero

Se classificam os CONs da 1ª a 10ª colocação, sendo: CONs 1 e 2 (3 vagas por gênero), CONs 3 e 5 (2 vagas por gênero) e CONs 6 a 10 (1 vaga por gênero).

Campeonatos continentais de BMX Racing 2023 (exceto Europa e Oceania): 3 cotas por gênero

Os CONs que não tiverem cotas do Ranking Olímpico podem qualificar no máximo um lugar de cota nos campeonatos continentais de BMX Racing (categoria elite) para o CON de melhor classificação na África, América e Ásia.

Campeonato Mundial UCI BMX Racing 2023: 1 cota por gênero

O CON do atleta com a melhor posição no campeonato mundial de 2023, na categoria de elite, receberá uma cota, desde que o CON ainda não tenha qualificado nenhum lugar de cota através do ranking olímpico ou dos campeonatos continentais.

Campeonato mundial UCI BMX Racing 2024: 1 cota por gênero

O CON do atleta de melhor classificação no campeonato mundial de 2024, na categoria de elite, receberá uma cota, desde que o CON ainda não tenha se classificado para nenhuma vaga de cota por meio do ranking olímpico, dos campeonatos continentais ou do campeonato mundial de 2023.

Veja os brasileiros no BMX em Paris 2024

Os brasileiros ainda estão disputando uma vaga nos Jogos Olímpicos.

Veja data e programação do BMX em Paris 2024

O BMX Racing será disputado no Estádio de BMX de Saint-Quentin-en-Yvelines, entre os dias 1 e 2 de agosto de 2024.

Entenda o formato do BMX em Paris 2024

Os eventos masculinos e femininos terão o mesmo formato das edições anteriores: oito atletas em cada bateria, em uma prova de volta única, em uma pista de tapete sintético com diversos obstáculos espalhados pelo perímetro. Primeiros serão realizadas as rodadas preliminares e depois a grande final.

Veja também

Mais do ge

Competição terá provas de circuito e contrarrelógio, neste domingo (14), na estrada do Aeroporto Internacional Plácido de Castro, em Rio Branco. Inscrições vão até sábado e custam R$ 30

Seletiva vai definir seleção acreana para Copa Norte e Nordeste de Ciclismo; inscrições abertas

Centenas de ciclistas participaram da modalidade de forma inédita na programação da prefeitura de Boa Vista em alusão ao aniversário da capital roraimense comemorado nesta terça-feira (9)

Ciclismo estreia em programação esportiva do aniversário de 134 anos de Boa Vista; veja fotos

Andre Drege sofre queda em famosa estrada dos Alpes e não resiste a ferimentos

Ciclista norueguês de 25 anos morre em acidente na Volta da Áustria

Britânico estava empatado com o belga Eddy Merckx com 34 conquistas e buscava vitória desde 2021; aos 39 anos, ele também se tornou o segundo ciclista mais velho a triunfar na Volta a França

Mark Cavendish vence etapa do Tour de France pela 35ª vez e bate recorde de vitórias - Programa: Globo Esporte PE

Este ano, simultaneamente ao ciclismo, haverá também uma corrida de rua para qual o número máximo de competidores já foi alcançado

Prova de ciclismo e corrida de rua tem inscrições abertas em Vilhena

Oito atletas selecionados pela Federação Acreana de Ciclismo (FAC) disputaram competição em três categorias, entre última quarta-feira (26) e esse domingo, e quatro conseguem Top 10

Acre fica fora do pódio no Brasileiro de Ciclismo Estrada e Contrarrelógio, em Palmas

Eritreu Biniam Girmay vence etapa mais longa da competição, com 230,9km; Carapaz é o novo camisa amarela da 111 edição do Tour

Pela primeira vez uma etapa do Tour de France é vencida por um negro: "Agora é o nosso momento" - Programa: RJ2

Daniel Zoia, atual campeão pan-americano, é um dos atletas confirmados na competição, que tem largada às 7h30. Ciclistas vão disputar provas de 135 km e 85 km. Quase R$ 30 mil em premiação

Com participação de campeão pan-americano de MTB, Acre Race ocorre neste domingo, na capital - Programa: Globo Esporte Acre

Piloto é o primeiro brasileiro a se classificar na modalidade radical do ciclismo para os Jogos Olímpicos

Gustavo Bala Loka conquista vaga no BMX freestyle das Olimpíadas

Bolika expressou sua felicidade em voltar às pedaladas ao falar com o ge.globo/ro

Bolika Santista estará de volta ao Ciclismo de Ariquemes