Desafio
A plataforma online da atVenu já simplificava o processo de venda de mercadorias em eventos presenciais, permitindo que os vendedores acompanhassem e repusessem estoque e que os operadores dos recintos, as empresas de mercadorias e os artistas recebessem suas porcentagens.
Nos últimos anos, porém, os eventos estavam deixando de trabalhar com dinheiro, abrindo a oportunidade para receber também pagamentos presenciais no cartão. A atVenu começou uma parceria com outra empresa de pagamentos para integrar o sistema de administração de PDV, mas logo constatou que os sistemas e dispositivos não funcionavam bem nos ambientes temporários e nômades comuns aos seus fornecedores.
“Não estamos em lojinhas arrumadinhas com Wi-Fi e energia elétrica estável”, explica Ben Brannen, sócio e presidentes da atVenu. “Temos todo tipo de situação: chuva, granizo, neve, poeira, calor, cerveja.”
Com a falência da parceira de pagamentos anterior, a atVenu saiu em busca de uma forma confiável de receber pagamentos com cartão, inclusive por aproximação, que funcionasse bem em ambientes que podem ser descobertos e não ter conexão estável.
Solução
No começo, os cofundadores resolveram comprar os próprios dispositivos e usar a Stripe como parceira de pagamentos.
A empresa já tinha boas referências sobre a Stripe e achou fácil integrar a API à sua plataforma, mas foi o Stripe Connect que convenceu a atVenu a oficializar a parceria. Com o Stripe Connect, foi possível recolher os fundos de milhares de artistas, diversos estabelecimentos e festivais, separá-los e pagar exatamente o devido a cada um.
“O Stripe Connect nos deu credibilidade, e nossos clientes confiam que a questão do dinheiro será resolvida”, diz Brannen.
Mas a atVenu teve problemas com os dispositivos comprados de outros operadores, com atrasos no fornecimento que dificultavam a obtenção de milhares de máquinas de pagamento necessárias em um fim de semana para alguns festivais.
Assim, quando a Stripe lançou seu próprio serviço para PDV em 2019, o Terminal, a atVenu foi uma das primeiras a implementar e testar em campo as máquinas BBPOS Chipper 2X, BBPOS Wisepad 3 e Stripe Reader M2.
“A Stripe recebe feedback sobre seus produtos com disposição, preparo e colaboração, não é ‘Tá entregue, se virem’, então ajudou muito”, comemora Brannen.
As máquinas do Stripe Terminal foram um sucesso e ofereceram novas opções de pagamento, como Apple Pay e EMV, o que permitiu à atVenu substituir dispositivos existentes.
Resultados
Houve um aumento de 310% nas transações da atVenu desde 2019, mesmo com o impacto econômico da pandemia no setor de eventos presenciais.
Confiável e robusta
As funções de pagamento da atVenu permitiram acrescentar vendas de comida e bebida à plataforma de eventos ao vivo. Ao contrário de soluções de pagamento anteriores, a empresa não precisa se preocupar com a capacidade dos dispositivos e sistemas da Stripe.
“A API dá conta de nosso volume de negócios tranquilamente”, diz Derek Ball, sócio e CEO da atVenu. “Em uma noite, processamos mais de US$ 10 milhões pela Stripe, sem nenhum tropeço.”
Melhora na cadeia de fornecimento
A confiabilidade e capacidade de escala da plataforma Stripe permitiu à atVenu operar com uma equipe relativamente pequena e menos gerentes de conta.
“Com a Stripe, conseguimos oferecer um produto mais completo aos clientes, reduzir os custos de produção e otimizar a cadeia de fornecimento”, resume Ball.
Novos recursos
A parceria também permitiu que a atVenu oferecesse regularmente novos recursos e linhas de produtos aos clientes.
Quando a Stripe lançou o Treasury e começou a oferecer serviços financeiros, por exemplo, a atVenu viu a oportunidade de acelerar o processo complicado de pagamentos pós-eventos. Desde julho de 2022, já foram feitos os pagamentos de mais de 15 shows, com uma movimentação de centenas de milhares de dólares.
Poder enviar, receber e armazenar fundos com precisão a partir de um Dashboard simples também deixou o processo cinco vezes mais rápido. Hoje, em cinco ou seis dias, finalizamos um serviço que antes levava de quatro a seis semanas.
O relacionamento entre a Stripe e a atVenu tem sido muito sinérgico e recíproco. Ajudamos a Stripe a desenvolver novos produtos que os clientes valorizam, e a expansão contínua de produtos e serviços da Stripe permitem aumentar nossa receita e base de clientes.