Lua
Aspeto
Lua é o único satélite natural da Terra, situando-se a uma distância de cerca de 340.000 km do nosso planeta.
- Quando Ismália enlouqueceu, / Pôs-se na torre a sonhar... / Viu uma lua no céu, / Viu outra lua no mar.
- - Alphonsus de Guimaraens in "Obra completa" - Página 24, de Alphonsus de Guimaraens - Publicado por Editôra J. Aguilar, 1960 - 764 páginas
- "A Igreja diz que a Terra é achatada, mas sei que ela é redonda, porque vi a sombra dela na Lua, e acredito mais numa sombra do que na igreja."
- A bola era a lua cheia de graça de Leônidas da Silva.
- - Armando Nogueira, jornalista
- Verte na solidão sombria
- A sua imensa, a sua eterna
- Melancolia...
- Dormem as sombras na alameda
- Ao longo do ermo Piabanha.
- E dele um ruído vem de seda
- Que se amarfanha...
- - Manuel Bandeira
- Durante a evacuação, não se deve agachar perante a lua, a não ser que os genitais estejam cobertos.
- - "Ditados de Ayatollah Khomeini"
- ‘Fiquei pelada e deu certo! À meia-noite mostrei meu bumbum para a lua. Consegui tudo o que queria’
- - Fernanda Paes Leme; a atriz credita o sucesso em 2005, ano em que posou nua, ao estranho ritual repetido também na virada de 2006; Fonte: Revista IstoÉ Gente!, n. 333
- - Anton Pavlovitch Tchékhov; Fonte: Revista Caras, Edição 664
- "Minha mãe era uma pessoa silenciosa, capaz de dissimular-se entre os móveis, de perder-se no desenho do tapete, de não fazer o menor ruído, como se não existisse; contudo, na intimidade do quarto que dividíamos, ela se transformava. Começava a falar do passado ou a narrar suas histórias, e então o aposento se enchia de luz, desapareciam as paredes, dando lugar a incríveis paisagens, palácios abarrotados de objetos nunca vistos, países longínquos inventados por ela ou tirados da biblioteca do patrão; colocava a meus pés todos os tesouros do Oriente, a lua e mais ainda. reduzia-me ao tamanho de uma formiga, para eu sentir o universo a partir da minha pequenez, punha-me asas para vê-lo a partir do firmamento, dava-me uma cauda de peixe para conhecer o fundo do mar."
- "A primavera tem as cerejeiras da noite. O verão têm as estrelas do céu, que iluminam os olhos. O outono tem a lua cheia refletida na água. O inverno tem a neve, que flui na relva. Bastam essas coisas simples para que o saquê seja delicioso. Se, mesmo assim, o gosto do saquê não for bom então quer dizer que há algo de errado dentro de você".
- - Samurai X, Seijuurou Hiko
- "Além da conversa das mulheres, são os sonhos que seguram o mundo na sua órbita. Mas são também os sonhos que lhe fazem um coroa de luas, por isso o céu é o resplendor que há dentro da cabeça dos homens, se não é a cabeça dos homens o próprio e único céu"
- "A partir desse momento, o sol, a lua e as estrelas podem continuar a brilhar, sem que eu dê por isso. Não sei mais se faz dia ou noite; o universo inteiro não mais existe para mim."
- - Johann Wolfgang von Goethe, na obra "Os Sofrimentos do Jovem Werther"
- "E o sol parou e a lua não se moveu até que o povo se vingou de seus inimigos. Isso acha-se escrito no Livro do Justo. O sol parou no meio do céu e não se apressou a pôr-se pelo espaço de quase um dia inteiro".
- - Josué 10:13
- "As sombras agitam-se sob a terra, as águas e seus habitantes estão temerosos. A região dos mortos está descoberta diante dele, os infernos estão sem véu. Ele estende o firmamento sobre o vácuo e suspende a terra sobre o nada. Armazena as águas em suas nuvens e as nuvens não se rasgam sob seu peso. Vela a face da lua, estendendo sobre ela a sua nuvem. Traçou um círculo sobre a superfície das águas, até onde a luz confina com as trevas. As colunas do céu estremecem e se assustam com a sua ameaça".
- - Jó 26:5-11
- "Naqueles dias, depois dessa tribulação, o sol se escurecerá, a lua não dará o seu resplendor; cairão os astros do céu e as forças que estão no céu serão abaladas. Então, verão o Filho do Homem voltar sobre as nuvens com grande poder e glória. Ele enviará os anjos, e reunirá os seus escolhidos dos quatro ventos, desde a extremidade da terra até a extremidade do céu".
- - Marcos 13:24-27
- "Apareceu em seguida um grande sinal no céu: uma Mulher revestida do sol, a lua debaixo dos seus pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas".
- - Apocalipse 12:1
- "O sol, a lua e os coros dos astros giram harmoniosamente conforme sua ordem e, sem nenhuma transgressão, dentro dos limites que Ele determinou".
- - São Clemente I, Primeira Carta aos Coríntios, Capítulo XX. Cf. Padres Apostólicos, Coleção Patrística. São Paulo: Paulus Editora, 1ª edição, 1997. ISBN 8534900531, ISBN 978-8534900539.