Samurai X
Aspeto
Este artigo ou secção não cita as suas fontes ou referências. Ajude a melhorar este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes. |
Samurai X ou Rurouni Kenshin - Meiji Kenkaku Romantan (るろうに剣心 - 明治剣客浪漫譚 ou Kenshin o andarilho - Crônicas de um Espadachim da Era Meiji) é uma série de sucesso em mangá e anime criada por Nobuhiro Watsuki. Mostra a história de Kenshin Himura, ex-retalhador, que porta junto com sua "Sakabatou" (Espada de Lâmina Invertida), o pesado voto de não matar.
Personagens
[editar]Kenshin Himura
[editar]- "A espada é uma arma. Técnicas de espada são técnicas de morte. Não importa como disfarcem, esta é a verdade. Mas, mais do que uma verdade amarga como essa, este servo prefere a doce mentira da senhorita Kaoru"
- "Eu não me incomodo. Use a técnica que quiser, mas uma vez que falei que eu irei te matar, pode ter certeza que sua morte é inevitável"
- - Na luta contra Jin-E, transformado em Battousai
- "É hora de usar esse poder...de usar o Mitsurugi-Ryu para ajudar as pessoas!"
- - Antes de deixar Seijuurou Hiko, ainda muito jovem (OVA 1)
- "Eu pessoalmente sinto que nunca havia conhecido o que era felicidade"
- - OVA 2
- "Se as vidas que eu tirar e o sangue que a minha espada derramar pavimentarem o caminho para uma nova era, onde todos possam viver em paz..."
- "Não há mais o cheiro de sangue, agora há apenas a fragrância da ameiXeira branca."
- "Eu tenciono procurar um caminho pelo qual eu possa proteger as pessoas que vivem em uma nova era, em vez de matar as que lutam numa era antiga."
- "Se eu abandonar a minha espada neste momento, então realmente de nada terão valido todas as mortes que causei até agora."
- - logo após a morte de Tomoe
- "As pequenas centelhas de felicidade que Tomoe me ensinou... Até que chegue uma nova era na qual estas centelhas se tornem fachos a iluminar o mundo, eu irei brandir minha espada, mas quando essa nova era chegar..."
- "Aoshi sabe qual é a diferença entre eu e você ? É que eu luto para viver e você luta para matar ."
- - Na luta contra Aoshi no esconderijo de Shishio .
- "Você deveria ordenar seus pensamentos antes de reuni-los em palavras"
- "ORO?".
- "Este servo está cansado de ver sangue derramado"
- "Não quero viver num mundo onde os fortes oprimem os fracos, por isso continuo lutando”.
- "O que eu quero agora é proteger essa realidade e não enfrentar uma ilusão"
- " 'A sua morte para compensar pelas mortes dos outros'. Isso é uma forma de pagar pelos seus crimes, mas a sua morte não vai trazer os mortos de volta. Ao invés disso, uma forma melhor de pagar seria usar a sua espada para ajudar os outros. É assim que Battousai, o retalhador está vivendo agora."
- “Quando eu digo que vou te matar, não há nada que você possa fazer alem de morrer”.
- "As noites mais negras não podem impedir a tênue, mas cálida, luz da felicidade; ao contrário, são essas pequenas chamas que irão iluminar o futuro."
- "No fundo da alma deste servo,ainda reside um retalhador sedento por sangue."
- "Agora, este servo irá viver carregando em suas costas não apenas as vidas dos homens que este servo matou, mas também os sonhos que eles tinham. Este servo irá viver para que mais sorrisos venham a alegrar este mundo triste. Este servo irá viver para que mais pessoas sejam felizes neste mundo sofrido. Este servo irá viver para lutar sob o voto de não matar!"
- "Tudo o que eu posso fazer é proteger a felicidade das pessoas ao meu redor."
- "Colocar a sua espada (Ken) e o seu coração (Shin) em jogo para que sua vida de lutas possa chegar a bom termo!"
Kaoru Kamiya
[editar]- "Kenshin!!! Nããããããããooooo!!!! Não volte a ser um retalhador... Você não pode usar a sua espada... para... ma... tar..."
- - Na luta contra Jin-E, logo depois de se livrar do "Shin no Ippou" e ver que Kenshin estava prestes a matar Jin-E
- "Um dia eles [se referindo a Yahiko, Megumi e Sanosuke] irão trilhar seu própio caminho para alcançar seus ideais na vida. É um tanto quanto triste, mas é assim que as coisas funcionam. Não é um adeus, e sim uma despedida. Não é o fim, mas um começo. Mas...eu...quero ficar junto de você para sempre Kenshin"
- - No ato declaração (fim) enquanto Kaoru e Kenshin conversavam sobre o futuro
Sanosuke Sagara
[editar]- "Esperimente falar mal do meu maravilhoso cabelo!"
- "Ao contrário de uma luta de espadas.Numa briga não é o mais forte que ganha. Quem não cai é quem ganha."
- - Na sua primeira luta contra Kenshin
Jin-E Udou
[editar]- "Fugir é feio, sabiam? Uma luta só acaba quando você mata ou morre. Senão não têm graça, certo?"
- "Eu vi, eu vi, Battousai! Essa é a sua pequena! Isso mesmo! Fique com muito ódio, como quando eu furei o braço do seu amigo! Aí você vai voltar cada vez mais a ser o retalhador de dez anos atrás! O retalhador frio e invencível que eu quero matar! Estou te esperando, Battousai! Ufuahuahuahuahuahua!!!"
- - Quando sequestrou Kaoru
- "Um retalhador vai ser um retalhador até morrer. Nunca vai conseguir ser outra coisa. Vou ficar assistindo do inferno até quando você vai fingir que é um andarilho"
- - Pouco antes de morrer
Hajime Saitou
[editar]- "O fato de você ter se tornado um andarilho que não mata fez com que você se tornasse claramente um fraco"
- "Uma pessoa que possui uma força insuficiente não passa de um fraco. Desculpas e justificativas só me deixam mais irritado"
- "Eu acreditava que Battousai iria perceber isso por conta própria e por isso usei o Akamatsu, mas pelo jeito você tinha razão. Dez anos é um tempo longo o suficiente para que as pessoas apodreçam. Você fica enganando achando que pode ser um andarilho que não mata. Mas como é que Battousai, o retalhador, pode proteger as pessoas sem matar?. Já se esqueceu Aku Soku Zan , o Mal Imediatamente Eliminado. Essa era a única e a verdadeira justiça que o Shinsengumi e os retalhadores compartilhavam. Eu sinto nojo ao ver que você está reduzido a um simples fracote agora"
- "Acabei de falar... Os infernos pelos quais eu não passei não se comparam com aqueles por que vocês passaram. Idiota"
- - Na explosão do esconderijo de Shishio
- "O Demônio é a verdadeira face das pessoas, o Inferno é a verdadeira face deste Mundo!”
- "Um ser humano possui inteligência para saber quando deve recuar. Um animal possui instintos para saber quando deve recuar. Mas um idiota que põe a culpa de sua derrota nos outros e se recusa a recuar não passa de um monstro inferior até mesmo a um animal”.
- "Oh. Você ficou bravo por ter sido chamado de monstro, mas não se importou que eu o tenha chamado de idiota? Então sabe o quão idiota você é."
- "Um guerreiro sábio disse uma vez que não é certo baixar a guarda até ter certeza que todos os seus inimigos estão mortos. Agora Shishio chegou a MINHA VEZ!”.
- "Um homem que não consegue viver de acordo com seus ideais é um homem lamentável, independentemente de estar vivo ou morto."
- "Uma pessoa que possui uma força insuficiente não passa de um fraco. Desculpas e justificativas idiotas só me deixam mais irritado."
- "Calma [falando com a senhorita Misao].Não existe muitas pessoas capazes de arriscar sua vida para manter sua honra e o seu orgulho como ser humano.Sem precisar nem de honra nem de orgulho.Afinal de contas,você sempre pode viver com um animal dócil e domesticado."
Makoto Shishio
[editar]- "O forte viverá, o fraco irá morrer. Sobrevivência dos mais fortes"
- - Sua filosofia
- "Não me faça rir, Battousai... Um mundo pacífico? Nesse momento, os ocidentais estão enfrentando uns aos outros com suas forças militares e colonizando países fracos no mundo todo. O próprio Japão poderá cair sob o controle de outra potência em tempos como estes. Nós não apenas não podemos nos defender contra isso, como ainda temos guerras civis como as em Satsuma e Choshu. Esse mundo pacífico do qual você fala, só existe na sua mente. Não é nada além de um sonho, uma Ilusão".
- - Visão política de Shishio sobre a situação japonesa no momento
- "Você me mostrou essa técnica na vila Shingetsu. E um golpe que eu já vi nunca irá funcionar em mim. Battousai... que tal... se você também virasse meu alimento?".
- "A lei deste mundo é a sobrevivência do mais forte. Para os fortes, a vida. Para os fracos a morte. Essas palavras... Fui eu quem colocou essas palavras na cabeça do Soujirou, mas obviamente isso não se aplica só à espada. Para ser realista essa é a lei que se aplica a todas as coisas do mundo. Os fracos têm o dever de viver para servir de alimento para os mais fortes, e quem não consegue nem servir de alimento não merece existir. E o mais forte dentre todos é a aquele que irá se sentar no topo da cadeia. Os imbecis do Governo Meiji são mais fracos que eu. Portanto, eles não têm o direito de dominar o poder deste país. Eu sou o único que posso dominar esse país. A minha conquista do Japão é a lei que rege este país. Para os fortes, a vida, para os fracos, a morte. Tenho certeza de que você compreende a inutilidade de ir contra a lei que rege este mundo".
Soujirou Seta
[editar]- "Se você quer permanecer vivo, então acho melhor não tentar enfrentar o senhor Shishio".
- - Logo depois do assassinato do ministro Ookubo, dizendo para Kenshin
- "O fraco irá morrer e o forte sobreviverá. É nisso que eu acredito."
- - Episódio 53, O gigante versus o Super-homem
Usui Uonuma
[editar]- "Eu faço as minhas palavras. Cinqüenta homens a mais ou a menos não fazem a menor diferença".
Houji Sadojima
[editar]- "Depois de ter sido batizado em fogo pelo senhor, eu fiz uma promessa a mim mesmo. Um país e a sua história são construídos pelos vencedores. Eu não vou medir esforços para que o senhor Shishio seja o vencedor supremo. Aceitarei qualquer tipo de humilhação para alcançar tal alcançar tal objetivo. Vou levar o senhor Shishio à vitória completa, mesmo que para isso eu tenha que empregar manobras covardes ou desprezíveis! Não vou me importar se eu for considerado um verme desprezível pelas pessoas, pelos meus companheiros ou até mesmo pelo Senhor Shishio! Depois da perda da fragata, a Juppongatana é o nosso trunfo. E, independente das circustâncias, não concordo com o desperdício de um trunfo tão importante para nós!".
- "Hahahah! Morram!! Morram!! Eu vou matar todos vocês!! Se todos morrerem, não vai haver um vencedor!! Então o senhor Shishio não terá perdido!! O Senhor Shishio é o único invencível que pode existir!!!".
- - Logo depois da morte de Shishio, quando explodiu o esconderijo
Yumi Komagata
[editar]- "Senhor Shishio, não se envolva demais no calor da batalha... Por favor, cuide de si mesmo...".
- - Pouco antes da luta entre Shishio e Kenshin começar
- "Eu... eu estou feliz... Pela primeira vez... eu pude ajudar o senhor Shishio em uma luta... Eu... Eu sempre tive ciúmes do Soujirou... e da Kamatari... A vida do senhor Shishio é lutar... mas tudo que eu podia fazer era cuidar do seu corpo... Eu... Eu sempre odiei isso... Mas... Agora... É diferente... Por favor... Vença, Senhor Shishio. Eu... Estarei... Esperando pelo senhor... No inferno...".
- - Pouco antes de morrer
Seijuurou Hiko
[editar]- "Discípulo tolo!!!".
- "A primavera tem as cerejeiras da noite. O verão têm as estrelas do céu, que iluminam os olhos. O outono tem a lua cheia refletida na água. O inverno tem a neve, que flui na relva. Bastam essas coisas simples para que o saquê seja delicioso. Se, mesmo assim, o gosto do saquê não for bom então quer dizer que há algo de errado dentro de você".
- "Tudo está doente, os tempos...e os corações das pessoas também"
- "Não há necessidade de me apresentar a um cadáver"
- "É triste ir para o outro mundo sem ter provado o gosto de um bom Sake"
- "Para você eu tenho um presente muito especial"
- -Disse a Kenshin se referindo ao Hiten Mitsurugi
- "Espadas são armas. Técnicas de espada são técnicas de morte"
- "Matar para deixar outros viverem. Essa é a verdade sobre o kenjutsu"
- "Quando você dominar a técnica secreta do Hiten,provavelmente se tornará tão forte quanto eu.Não espere um pouco,acho que não.Acho que no máximo vai chegar aos meus pés e olhe lá..."
Diálogos
[editar]Edição 9
[editar]O mistério de Yahiko
[editar]- Kaoru - "YAHIKO! YAHIKO!! YAHIKO!!!Mas que droga,ele sumiu de novo!Na hora do treino ele sempre some... [!] Agora eu te achei!O que estava faze... mas que cabelinho hein!"
- Sanosuke - "Experimenta falar mal do meu maravilhoso cabelo!!"
- Kenshin - "O que foi? O Yahiko sumiu?
- Kaoru - "Pois é"
- Kenshin - "Agora que você falou.Realmente ele some de vez em quando.Não é?"
- Sanosuke - "Será que ele não arrumou uma namoradinha? Quando você menos espera..."
- Kaoru - "Acho que ele deve estar comendo porcaria por aí!O estômago dele é de gente grande!"
- Kenshin - "Este servo acha que ele está treinando kenjutsu sozinho.Ele deve estar começando a estudar mais sobre kenjutsu."
- Kaoru e Sanosuke - "IMPOSSIVEL! eu acho que não."
- Kenshin - " Será...?"
- Sanosuke - "É mulher sim,concerteza!"
- Kaoru - "É comida,isso sim!"
- Kenshin - "Este servo acha que..."
- Kaoru e Sanosuke - "Kenjutsu nem pensar Kenshin!"
- Kaoru - "Comida..."
- Sanosuke - "Mulher..."
- Yahiko - "O que vocês estão falando sobre comida e mulher?Vocês não tem vergonha não?"
- Sanosuke e Kaoru - "ORA SEU!!!" [porrada no Yahiko(Ataque combinado)]
- Kaoru - "Puxa!"
- Sanosuke - "Que coisa!"
- Yahiko - "O que foi hein!?"
- Kenshin - "Onde você tinha ido,Yahiko?"
- Yahiko - "Só fui dar uma passeada por aí."
- Kenshin - "Se fosse para só dar um passeio você não precisaria faltar ao treino"
- Yahiko - "TSC...Eu estou treinando em quatro dos seis dias da semana que tem treino.Não precisa se preocupar."
- Kenshin - "Oro? Hum..."
Edição 14
[editar]Morte de Shibumi e Akamatsu por Saitou
[editar]- Shibumi - "Toschimichi Ookubo!?".
- Akamatsu - "Isso mesmo! O que a gente faz agora?".
- Shibumi - "Hum... Então o Saitou é um espião do Ookubo... Excelente. Se eu der dinheiro para o Saitou e descobrir as fraquezas do Ookubo, o posto de Ministro do Interior não vai ser um sonho distante".
- Akamatsu - "Po... Pode parar por aí! Eu não quero me meter em um negócio tão arriscado! Eu estou caíndo fora para Shanghai, que é um lugar muito mais sossegado!".
- Saitou - "Há um lugar muito melhor para ir do que Shanghai - (mata Akamatsu) - este lugar se chama inferno".
- Shibumi - "Aah!? Você está cometendo um engano".
- Saitou - Vocês monarquistas acham que a Era Meiji foi construída só por vocês, mas nós do Xogunato também dedicamos nossas vidas para a construção dessa nova Era, mesmo tendo perdido a guerra. Eu estou servindo como um espião para eliminar os trastes que parasitam a Era Meiji. É o meu dever como um membro do Shinsengumi que vive na Era Meiji. Não importa quem seja, se a pessoa só se apegar aos seus interesses materiais e trazer desgraça às pessoas deste país, eu irei matá-la em nome da minha justiça chamada Aku Soku Zan".
- Shibumi - "E... Espere! Espere, por favor! Se quiser dinheiro, eu tenho...".
- Saitou - "Um cachorro pode ser domesticado com ração, um homem pode ser domesticado com dinheiro. Mas um Lobo de Mibu jamais poderá ser domesticado - após matar Shibumi -. Um lobo sempre será um lobo. O Shinsengumi sempre será o Shinsengumi. E um retalhador sempre será um retalhador. Certo, Battousai?".
Morte de Ookubo
[editar]- Ookubo - "A reunião de hoje vai ser longa, e eu ainda tenho que resolver muitas coisas do Ministério. Pelo jeito, só vou poder me encontrar com o Himura depois do anoitecer. Será que o Himura irá aceitar o meu pedido...? Não, ele precisa aceitar... Se o Himura não agir, este país será destruído".
- Soujirou - "Eu acho que uma pessoa que vai morrer agora não precisa se preocupar com o futuro do país".
- Ookubo - "O quê...?!".
- Soujirou - "Trouxe um recadinho do senhor Shishio".
- Ookubo - "Shishio!".
- Soujirou - "Enviar o Battousai para me assassinar foi uma manobra brilhante, mas de nada irá adiantar. Eu irei conquistar este país. Acho que era mais ou menos isso".
Edição 22
[editar]Batismo de fogo de Houji
[editar]- Shishio - "Houji".
- Houji - "Sim?".
- Shishio - "Você acredita no inferno?".
- Houji - "Inferno...?".
- Shishio - "Isso!".
- Houji - "Não. Tanto os homens bons quanto os maus não passam de corpos feitos de carne. Depois da morte, todos vão apodrecer e serão absorvidos pela terra do mesmo jeito"
- Shishio - "É um raciocínio bastante lógico, próprio de pessoas racionais como você. Mas, para falar a verdade, eu acredito no inferno. Temos Battousai Himura, o lendário retalhador. Temos Aoshi Shinomori, cujo único desejo era matar Battousai. Temos também o tal do Okina, um velho que mostrou sua verdadeira face de soldado ao desafiar Aoshi. E, por fim, temos o pessoal do Governo Meiji, que me queimou vivo para que os atos sujos deles nunca fossem divulgados ao público. Você não acha que a palavra inferno descreve muito bem um mundo como este, onde proliferam demônios que lavam sangue com sangue? Pelo visto, você ainda não está completamente preparado. Se continuar assim, não vai conseguir sobreviver neste inferno. Houji, você precisa receber um batismo de fogo"
- Houji - "A... AAAH... AAAAH!!!!!!!!!! AAAAAAAH!!!"
- Shishio - "Cale a boca"
- Houji (pensando) - "O quê...? Essa temperatura não é normal para um ser humano...! O que, afinal...?!"
- Shishio - "Dez anos atrás, quando o meu corpo foi queimado, as minhas glândulas sudoríparas foram destruídas. Deste então, meu corpo não consegue mais dissipar calor pela transpiração. E, de acordo com os médicos, meu corpo possui uma temperatura tão elevada que, teoricamente, eu não deveria estar vivo. Ou seja, digamos que são as brasas que restaram das chamas do inferno que me consumiram. E essas brasas continuam queimando não apenas os meus braços, mas também as minhas pernas, o meu abdômen, o meu tórax... Em suma, o meu corpo inteiro. E, obviamente, as brasas continuam queimando o meu cérebro também! E, um dia, esse calor tomou voz e começou a me contar a verdade. 'O DEMÔNIO É A VERDADEIRA FACE DAS PESSOAS,E O INFERNO É A VERDADEIRA FACE DESTE MUNDO'. Battousai Himura nega esta verdade e luta desesperadamente contra ela. O Governo Meiji tenta esconder esta verdade e vende uma imagem falsa do Japão de agora como se fosse um país ideal. Eles são pequenos demais. Eles são fragéis demais. E o calor das minhas brasas clama no meu cérebro, dizendo isso está errado. Tornar este país um lugar onde apenas os demônios possam viver. Isto sim, seria apropriado para o inferno. Você começou a tremer de novo, Houji. Por acaso, está com medo de mim??"
- Houji - "Muito pelo contrário. Estou tremendo de alegria. Na época em que eu era um alto funcionário do Governo Meiji, encontrava apenas idiotas desprezíveis que não mereciam estar no comando deste país. Tomado pelo desânimo, abandonei tudo e passei três anos nas sombras. Mas agora estou feliz por ter encontrado um homem com uma capacidade incomensurável e por estar do lado desse homem na luta pela construção de um novo Japão!".
- Shishio - "Pelo visto, agora você está preparado. Estou contando com você, Houji".
- Houji - "Sim, senhor!"
Edição 32
[editar]- Shishio - "Heh... quantos anos faz desde a última vez que eu lutei?".
- Houji - "O senhor parece feliz..."
- Shishio - "Lógico. Não dá para afirmar que ele voltou a ser o Battousai, já que ainda mantém o voto dele de não matar, mas mesmo assim ele conseguiu derrotar o Soujirou. Falando como um espadachim, a luta contra um homem desses é tão excitante quanto a conquista deste país. Ainda mais quando vem de brinde essa tal de técnica suprema Amakakeru Ryu no Hirameki".
- Houji - "Falando nisso, o senhor havia dito quando chegou à Kyoto que de uma forma ou de outra, eu vou poder me divertir bastante. Mas eu não fico contente. A fragata foi perdida, a maior parte do exército foi presa e agora até mesmo a Juppongatana foi aniquilada. Por conta disso, os nossos planos de conquista do país devem se atrasar em dez anos. Mas agora, Senhor Shishio... Por favor, elimine completamente o Battousai e os seus companheiros. E dez anos depois eu, Houji, irei criar uma organização melhor e mais forte que eu jamais criei! E nessa hora...! Sim, nessa hora, iremos tomar o país e fazer com que o Japão seja realmente forte! Na situação atual, onde os países fortes do Ocidente estão transformando os do Oriente em suas colônias, não há saída para o Japão a não ser tomar a iniciativa e se tornar mais forte que os países do Ocidente! Para isso, é necessário um homem forte para centralizar o poder em suas mãos! É por isso que os tempos necessitam de um homem como Makoto Shishio! Eu farei tudo em nome do senhor Shishio! Se necessário, irei novamente me tornar um verme desprezível!".