Saltar para o conteúdo

Lionel Richie

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Lionel Richie

Lionel Richie em 2017.
Informação geral
Nome completo Lionel Brockman Richie Jr.
Nascimento 20 de junho de 1949 (75 anos)
Local de nascimento Tuskegee, Alabama, EUA
Nacionalidade norte-americano
Gênero(s)
Ocupação(ões)
Progenitores Mãe: Alberta R. Richie
Pai: Lionel Brockman Richie
Cônjuge Brenda Harvey-Richie (c. 1975–93)
Diane Alexander (c. 1995–2004)
Filho(a)(s) 3, incluindo Nicole Richie
Instrumento(s)
Extensão vocal Barítono
Período em atividade 1968–presente
Gravadora(s)
Afiliação(ões)
Página oficial www.lionelrichie.com

Lionel Brockman Richie Jr. (Tuskegee, 20 de junho de 1949), mais conhecido por Lionel Richie, é um cantor e produtor musical norte-americano.

Foi membro da banda The Commodores e vendeu mundialmente mais de cem milhões de discos em sua carreira solo.

Em 2017, foi condecorado no 40º Prêmio Kennedy (do inglês: Annual Kennedy Center Honors), um dos mais prestigiados da cultura norte americana.

Lionel nasceu na cidade de Tuskegee (Alabama), onde cresceu na residência do avô no campus do Instituto Tuskegee. Anos mais tarde sua família mudou-se para Illinois, onde formou-se na "Joilet Township High School".

Então Richie voltou ao Instituto Tuskegee onde graduou-se em economia. Em seguida frequentou brevemente a escola de pós-graduação na Universidade de Auburn. Onde tornou membro da fraternidade Alpha Phi Alpha.

Em 1975, Richie casou-se com a namorada da faculdade, Brenda Harvey. Durante o matrimônio, Lionel teve um relacionamento com Diane Alexander. Em 1988, Brenda teria descoberto Lionel e Alexander juntos em um apartamento em Beverly Hills. Em 1993, divorciaram-se.

Em 1983, Lionel e sua esposa Brenda adotaram informalmente Nicole Camille Escovedo, a filha de dois anos de um dos membros da banda de Lionel, hoje conhecida como Nicole Richie, quando completou nove anos de idade sua adoção foi aprovada. Em janeiro de 2008, Lionel tornou-se avô, quando Nicole gerou a Harlow Winter Kate Madden, filha dela com o vocalista do Good Charlotte, Joel Madden e, novamente em setembro de 2009, quando nasceu Sparrow James Midnight Madden.

Em 1994, Lionel teve um filho com Diane Alexander, Miles Brockman, no final ano seguinte casaram-se. Em 1998, nasceu a filha, Sofia. Mas em 2004 Lionel e Alexander divorciaram-se.

The Commodores

[editar | editar código-fonte]

Como um estudante em Tuskegee, formou uma sucessão de grupos de R&B em meados da década de 1960. Em 1968 ele se tornou vocalista e saxofonista dos The Commodores. Em seguida assinaram um contrato de gravação com a Atlantic Records em 1968 e, um ano mais tarde assinaram com a Motown Records, sendo colocados como um ato de apoio aos Jackson 5. Os The Commodores se estabeleceram como um grupo de soul popular. com o ritmo funk, o som dançante em faixas como "Machine Gun" e "Brick House". Mais na frente, Richie escreveu músicas mais românticas como, "Easy", "Three Times a Lady", "Still" e "Sail On".

Anos mais tarde, um compositor de jazz latino e salsa romântica, o pioneiro Palabra teve reconhecimento internacional com a versão cover de "Lady", que foi tocado em clubes de dança latina. Também em 1981, Richie fez um dueto com Diana Ross na canção tema do filme Endless Love (1981). Lançada como single no mesmo ano, a canção liderou as paradas do Reino Unido e Estados Unidos, e tornou-se um dos maiores sucessos da Motown.

Em 1982, o sucesso encorajou Richie a seguir em carreira solo. Foi substituído no vocal do Commodores por Skyler Jett.

Seu álbum de estreia, Lionel Richie, produziu outra grande música, "Truly", que continuou com o estilo em suas baladas de quando era integrante da banda.

Carreira solo

[editar | editar código-fonte]
Lionel Richie em concerto de 2006.

Ele lançou seu 1º álbum solo em 1982, que continha três singles. O álbum atingiu o número 3 nas paradas de música e vendeu mais de 4 milhões de cópias. Em 1983 o álbum Can't Slow Down, vendeu duas vezes mais que o álbum anterior e gerou o hit " All Night Long ", que foi promovido por um vídeo bastante colorido que exaltou a dança do caribe. O vídeo foi promovido pelo ex- Monkee, Michael Nesmith.

Lionel ainda seguiu dominando o Top 10 das paradas até atingir seu "ponto alto", a canção "Hello" de 1984, uma canção de amor sentimental, que mostrou o quão longe Richie mudou no seu estilo musical. Richie ainda teve três hits no Top 10 mais em 1984, "Stuck On You"(#3), "Running With the Night"(#7) e"Penny Lover"(#8). Em 1985, Richie compôs e executou uma canção de tema devidamente calmante "Say You, Say Me", para o filme O Sol da Meia-Noite, o que lhe rendeu um Óscar por seus trabalhos, bem como atingindo o Top #1 nas paradas americanas e permaneceu lá por quatro semanas, o que lhe valeu a canção #1 de 1985, de acordo com o fim de ano da Billboard Hot 100 Chart. Ainda em 1985 também colaborou com Michael Jackson na composição do single de caridade " We Are the World do "USA for Africa.

Em 1986, Richie lançou Dancing on the Ceiling, seu último álbum mais popular, que produziu uma série de hits nos EUA e Reino Unido como "Say You, Say Me" (E.U.A. # 1), "Dancing on the Ceiling" (E.U.A #2), "Ballerina Girl" (E.U.A #7) e "Se La" (E.U.A #20), este último é o mais recente de Richie nos E.U.A. a escolha do título o fez reviver o som de dança animada de "All Night Long (All Night)", ele voltou a gravar e se apresentar após a morte do pai em 1990 e, o lançamento de sua coleção de grandes sucessos em primeiro lugar, Back to Front, em 1992. É deste álbum que uma das canções inéditas, "Do It To Me", fez sucesso no Brasil, e esteve incluída na trilha sonora da novela Despedida de Solteiro (telenovela) da Rede Globo.[1]

Seus álbuns na década de 1990 como Louder Than Words e Time não conseguiram atingir todos os comerciais de sucesso da década anterior. Alguns de seus trabalhos recentes, como o álbum Renaissance voltaram ao seu velho estilo, alcançando sucesso na Europa, mas ainda modestos nos Estados Unidos. Desde 2004, ele produziu um total de seis singles no Top 40 no Reino Unido. Em 1 de fevereiro de 2010 Lionel fez um remix do We Are The World em que Justin Bieber canta sua parte da canção original.

Popularidade e carreira posterior

[editar | editar código-fonte]

Em 2002, a canção de Richie "Running with the Night" foi apresentada no North Rockstar e no jogo de vídeo game Grand Theft Auto: Vice City porém, a música foi removido das versões posteriores do jogo. Em 2004, ele apareceu no Canadian Idol onde algumas de suas músicas foram apresentados durante uma semana no programa. Em novembro de 2005, Lionel Richie fez uma realizada dupla com Kenny Rogers em um CMT Crossroads especial. O show deu uma visão informativa em sua amizade dentro e fora do mundo da música. Richie lança seu oitavo álbum de estúdio intitulado "Coming Home" em 12 de setembro de 2006. O primeiro single do álbum foi "I Call It Love" e sua estreia ocorreu em Julho do mesmo ano, tornando-se seu primeiro single a estar nas paradas de sucesso dos E.U.A em 10 anos. O álbum foi um sucesso incrível para Richie nos Estados Unidos, chegando a #6 posição. Sua filha adotiva Nicole Richie estrelou o vídeo da música "I Call It Love".

Em 9 de dezembro de 2006, Richie cantou ao vivo na televisão Britânica em um concerto chamado de "An Audience With Lionel Richie". Dois meses depois, ele tocou "Hello" na cerimônia de premiação do 49º Grammy. Em 25 de novembro de 2007, ele fez uma aparição surpresa no Australian Idol onde fez um "grand finale" com " All Night Long (All Night) "no Sydney Opera House .Richie doou todos os seus lucros para Barack Obama para ajudar na campanha presidencial de 2008. Recentemente, ele anunciou que gostaria de se juntar novamente aos The Commodores em breve".

Em 31 de dezembro de 2008, Richie realizou a festa de Réveillon no Times Square para soltar bola. Também se apresentou no final da temporada de 2009 para American Idol com Danny Gokey. Um novo álbum, Just Go foi lançado na primavera de 2009 - na época Lionel confirmou que há planos de se unir novamente com os Commodores num futuro próximo.

Em 7 de julho de 2009, Richie apresentou "Jesus is Love" no funeral de Michael Jackson.

Caso Dallas Austin

[editar | editar código-fonte]

Em julho de 2006, compositor e produtor Dallas Austin foi preso e detido nos Emirados Árabes Unidos por posse de drogas. O consulado Americano em Washington D.C colocou uma chamada para Lionel Richie para uma referência de caráter.

Richie relatou posteriormente para o The New York Times:

Austin foi posteriormente perdoado.

Ativista anticâncer

[editar | editar código-fonte]

Richie ajudou a arrecadar mais de 3,1 milhões de dólares para a Fundação de Pesquisa do Câncer de Mama estadunidense (do inglês: The Breast Cancer Research Foundation). Foi o artista convidado em soirée da Fundação Bouquet, a festa de gala anual da Primavera. Richie disse à multidão que sua avó foi diagnosticada com câncer de mama em seu 80 anos, mas sobreviveu e viveu até 104 anos. Ele afirmou que ela era o símbolo duradouro da esperança e da sua razão para se tornar um ativista na luta contra o câncer da mama.

Álbuns de estúdio

[editar | editar código-fonte]
Título Detalhes Posição nos rankings Prêmios
US[2] US R&B[3] AUS[4] CAN[5] GER[6] ITA[7] NLD[8] NZ[9] NOR[10] SWE[11] SWI[12] UK[13]
Lionel Richie 3 1 18 5 21 3 41 9
Can't Slow Down
  • Data: October 11, 1983
  • Selo: Motown
  • Formatos: LP, cassete, CD
1 1 1 1 2 9 1 1 3 2 3 1
Dancing on the Ceiling
  • Data: July 15, 1986
  • Selo: Motown
  • Formatos: LP, cassete, CD
1 4 2 3 5 5 2 3 1 2 2 2
  • US: 4× Platinum[14]
  • CAN: 3× Platinum[20]
  • FRA: 2× Gold[18]
  • UK: 2× Platinum[16]
Louder Than Words
  • Data: April 16, 1996
  • Selol: Mercury
  • Formatos: CD, cassete
28 15 32 25 26 12 6 31 29 21 10 11
Time
  • Data: June 23, 1998
  • Selo: Mercury
  • Formato: CD, cassete
152 77 15 30 71 9 31
Renaissance
  • Data: October 16, 2000
  • Selo: Island
  • Formato: CD
62 54 3 32 10 24 45 6 6
Just for You
  • Data: May 4, 2004
  • Selo: Island
  • Formato: CD
47 22 44 10 21 8 5
Coming Home
  • Data: September 12, 2006
  • Selo: Island
  • Formato: CD
6 3 8 26 20 9 15
Just Go
  • Data: February 17, 2009
  • Selo: Island
  • Formato: CD
24 9 9 74 22 28 10
Tuskegee 1 2 1 7 52 7 6 26 10 31 7
"—" denotes album that did not chart or was not released

Álbuns ao vivo

[editar | editar código-fonte]
Título Detalhes Posição nos rankings Prêmio
US[2] US R&B[3] CAN[5] GER[6] scope="col" style="width:3em;fo />85%[[are usa africa SWE[11] SWI[12] UK[13]
Encore
  • Released: November 26, 2002
  • Label: Island
  • Format: CD
23 28 16 10 8
  • SWI: Gold
  • UK: Platinum[16]
Live in Paris /

Live - His Greatest Hits and More

  • Released: September 24, 2007
  • Label: Mercury
  • Format: CD
54 39 91
Symphonica in Rosso 1
"—" denotes album that did not chart or was not released

Álbuns compilados

[editar | editar código-fonte]
Título Detalhes Posição nos rankings Prêmios
US[2] US R&B[3] AUS[4] CAN[5] GER[6] ITA[7] NLD[8] NZ[9] NOR[10] SWE[11] SWI[12] UK[13]
Back to Front
  • Released: May 5, 1992
  • Label: Motown
  • Format: CD, LP, Cassette
19 7 1 13 2 3 1 1 2 22 3 1
  • US: Platinum[14]
  • AUS: 2× Platinum[24]
  • FRA: 3× Platinum[25]
  • GER: Platinum[19]
  • SWI: 2× Platinum
  • UK: 4× Platinum[16]
Truly: The Love Songs
  • Released: November 25, 1997
  • Label: Motown
  • Format: CD
74 73 22 35 8 34 5
The Definitive Collection 19 31 16 40 23 7 4 31 45 1
  • US: Platinum[14]
  • AUS: Gold
  • UK: 3x Platinum[16]
20th Century Masters -

The Millennium Collection: The Best of Lionel Richie

  • Released: October 7, 2003
  • Label: Motown
  • Format: CD
63 30
Gold
  • Released: January 10, 2006
  • Label: Hip-O/Motown
  • Format: CD
147
Soul Legends
  • Released: July 25, 2006
  • Label: Motown
  • Format: CD
Sounds of the Season
  • Released: December 4, 2006
  • Label: Island
  • Format: CD
The Best Collection[27]
  • Released: November 24, 2009
  • Label: Universal Music
  • Format: CD
"—" denotes album that did not chart or was not released
Ano Canção Posição nos rankings Prêmio Album
US[28] USR&B[29] US AC[30] US Dance[31] US Country[32] AUS[4] GER[33] JAP[34] NL[35] UK[13]
1981 "Endless Love" (with Diana Ross) 1 1 1 1 10 7 Endless Love (soundtrack)
1982 "Truly" 1 2 1 7 6 Lionel Richie
1983 "You Are" 4 2 1 17 29 43
"My Love" 5 6 1 88 70
"All Night Long (All Night)" 1 1 1 5 1 2 1 2 Can't Slow Down
"Running with the Night" 7 6 6 24 33 8 9
1984 "Hello" 1 1 1 1 2 1 1
"Stuck on You" 3 8 1 24 24 45 18 12
"Penny Lover" 8 8 1 73 37 14 18
1985 "Say You, Say Me" 1 1 1 3 12 25 1 8 Dancing On the Ceiling
1986 "Dancing on the Ceiling" 2 6 3 2 13 8 7
"Love Will Conquer All" 9 2 1 71 24 45
"Ballerina Girl" 7 5 1 43 66 39 17
1987 "Deep River Woman" (with Alabama) 71 28 10
"Se La" 20 12 5 41 12 43
1992 "Do It to Me" 21 1 3 45 26 12 33 Back to Front
"My Destiny" 56 7 23 1 7
"Love, Oh Love" 71 15 52
1996 "Don't Wanna Lose You" 39 17 5 53 66 28 17 Louder Than Words
"Ordinary Girl"[C] 101 76 9 147
"Still in Love" 10 66
"Climbing" 45
1998 "Time" 7 Time
"I Hear Your Voice" 15
"Closest Thing to Heaven" 99 98 26
2000 "Angel" 70 4 32 9 6 18 Renaissance
"Don't Stop the Music" 68 73 34
2001 "Tender Heart" 29
"I Forgot" 34
"Cinderella" 74 82
"The One" (with Juliette) Non-album single
2003 "To Love a Woman" (with Enrique Iglesias) 52 19 Encore
2004 "Just for You" 92 6 14 24 47 20 Just for You
"Long Long Way to Go" 20 54 93
"I Still Believe"
2006 "I Call It Love" 62 19 9 10 29 93 45 Coming Home
"What You Are" 57
"Why" 143
2007 "Reason to Believe" 76
"All Around the World" 6
2008 "Face in the Crowd" (with Trijntje Oosterhuis) 3 Just Go
"Good Morning" 67
2009 "Just Go" 11 18 97 52
"I'm Not Okay"
2011 "All Night Long 2011" (featuring Guy Sebastian) 26 Non-album single
2012 "Endless Love" (with Shania Twain)[C] 116 12 Tuskegee
"Say You, Say Me" (with Rasmus Seebach)
"—" denotes releases that did not chart or were not released to that country

Outras músicas

[editar | editar código-fonte]
Ano Canção Posição Album
US Country
2012 "Deep River Woman" (with Little Big Town) 60 Tuskegee
  • Scott Joplin (1977);
  • Thank God It's Friday (1978);
  • Madonna: Truth or Dare (1991);
  • The Preacher's Wife (1996), e;
  • Pariah (1998).

Referências

  1. Xavier, Nilson. «Despedida de Solteiro». Teledramaturgia. Consultado em 10 de janeiro de 2021 
  2. a b c Lionel Richie Chart History > Billboard 200
  3. a b c Lionel Richie Chart History > Billboard R&B Albums
    • Billboard R&B Albums chart entries 1981-1985 «Lionel Richie > Chart history > Billboard Albums». AllMusic. Consultado em 2 de fevereiro de 2012 
    • Billboard R&B Albums chart entries 1985-2012 «Lionel Richie > Album & Song Chart History > Billboard R&B Albums». Billboard 
  4. a b c Australian chart peaks:
    • Top 100 (Kent Music Report) peaks to June 12, 1988: Kent, David (1993). Australian Chart Book 1970–1992 Illustrated ed. St. Ives, N.S.W.: Australian Chart Book. p. 252. ISBN 0-646-11917-6  N.B. The Kent Report chart was licensed by ARIA between mid-1983 and June 12, 1988.
    • Top 50 (ARIA) peaks from June 13, 1988: «Australian Charts > Lionel Richie». australian-charts.com Hung Medien. Consultado em 25 de março de 2012 
    • Top 100 (ARIA) peaks from January 1990 to December 2010: Ryan, Gavin (2011). Australia's Music Charts 1988–2010 pdf ed. Mt. Martha, VIC, Australia: Moonlight Publishing. p. 234 
    • "Don't Wanna Lose You" (ARIA) peak: «Australian ARIA Top 100 Singles Chart – Week Ending 30 Jun 1996». Imgur.com (original document published by ARIA). Consultado em 12 de abril de 2018  N.B. The HP column displays the highest peak reached.
  5. a b c Canadian Albums Chart positions
  6. a b c «Charts.de > Lionel Richie > Kategorie Album» (em alemão). Media Control. Consultado em 25 de março de 2012 
  7. a b Italian Albums Chart positions
  8. a b «Dutch Charts > Lionel Richie» (em neerlandês). dutchcharts.nl Hung Medien. Consultado em 25 de março de 2012 
  9. a b «New Zealand Charts > Lionel Richie». charts.org.nz Hung Medien. Consultado em 25 de março de 2012 
  10. a b «Norwegian Charts > Lionel Richie». norwegiancharts.com Hung Medien. Consultado em 25 de março de 2012 
  11. a b c «Swedish Charts > Lionel Richie». swedishcharts.com Hung Medien. Consultado em 25 de março de 2012 
  12. a b c «Schweizer Hitparade > Lionel Richie - Albums »» Mehr Treffer anzeigen». hitparade.ch, Hung Medien. Consultado em 25 de março de 2012 
  13. a b c d Lionel Richie Chart History - Reino Unido
  14. a b c d e f g h i «Certificações (Estados Unidos) (album) – Richie, Lionel» (em inglês). Recording Industry Association of America  Se necessário, clique em Advanced, depois clique em Format, e seleccione ', e clique em SEARCH.
  15. «Certificações (Canadá) (album) – Lionel Richie – Lionel Richie» (em inglês). Music Canada 
  16. a b c d e f g h i j k l m n «Certificações (Reino Unido) – Lionel Richie» (em inglês). British Phonographic Industry  Para encontrar as certificações, clique em "Search / Filter", escreva Lionel Richie no campo "Search BPI Awards" e clique em "APPLY".
  17. «Certificações (Canadá) (album) – Lionel Richie – Can't Slow Down» (em inglês). Music Canada 
  18. a b «Certificações (França) (album) – Lionel Richie» (em francês). Syndicat National de l'Édition Phonographique 
  19. a b c «Gold-/Platin-Datenbank (Lionel Richie)» (em alemão). Bundesverband Musikindustrie 
  20. «Certificações (Canadá) (album) – Lionel Richie – Dancing on the Ceiling» (em inglês). Music Canada 
  21. «Certificações (França) (album) – Lionel Richie – Louder Than Words» (em francês). Syndicat National de l'Édition Phonographique 
  22. «Lionel Richie's Tuskegee Due March 5». 30 de janeiro de 2012. Consultado em 7 de fevereiro de 2012 
  23. «Certificações (Canadá) (album) – Lionel Richie – Tuskegee» (em inglês). Music Canada 
  24. Ryan, Gavin (2011). Australia's Music Charts 1988–2010 pdf ed. Mt. Martha, VIC, Australia: Moonlight Publishing. p. 234 
  25. «Certificações (França) (album) – Lionel Richie – Back to Front» (em francês). Syndicat National de l'Édition Phonographique 
  26. «Certificações (França) (album) – Lionel Richie – Truly - The Love Songs» (em francês). Syndicat National de l'Édition Phonographique 
  27. http://www.allmusic.com/album/the-best-collection-mw0001788172
  28. «Lionel Richie Album & Song Chart History - Hot 100». Billboard 
  29. «Lionel Richie Album & Song Chart History - R&B/Hip-Hop Songs». Billboard 
  30. «Lionel Richie Album & Song Chart History - Adult Contemporary». Billboard. Cópia arquivada em 28 de novembro de 2015 
  31. «Lionel Richie Album & Song Chart History - Dance/Club Play Songs». Billboard 
  32. «Lionel Richie Album & Song Chart History - Country Songs». Billboard 
  33. «German Charts - Singles - Lionel Richie». Hung Medien. Consultado em 18 de dezembro de 2010 
  34. «Lionel Richie Album & Song Chart History - Japan Hot 100». Billboard. Consultado em 18 de dezembro de 2010 
  35. «dutchcharts.nl - Dutch charts portal». Hung Medien. Consultado em 18 de dezembro de 2010 
  36. «Certificações (Estados Unidos) (single) – Ross, Diana and Lionel Richie – Endless Love» (em inglês). Recording Industry Association of America  Se necessário, clique em Advanced, depois clique em Format, e seleccione Single, e clique em SEARCH.
  37. «Certificações (Canadá) (single) – Diana Ross & Lionel Richie – Endless Love» (em inglês). Music Canada 
  38. a b c d «Certificações (Estados Unidos) (single) – Richie, Lionel» (em inglês). Recording Industry Association of America  Se necessário, clique em Advanced, depois clique em Format, e seleccione Single, e clique em SEARCH.
  39. «Certificações (Canadá) (single) – Lionel Richie – Truly» (em inglês). Music Canada 
  40. «Certificações (Canadá) (single) – Lionel Richie – All Night Long (All Night)» (em inglês). Music Canada 
  41. «Certificações (Canadá) (single) – Lionel Richie – Say You, Say Me» (em inglês). Music Canada 
  42. «Certificações (Canadá) (single) – Lionel Richie – Dancing on the Ceiling» (em inglês). Music Canada 

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]