Educação tecnológica
Este artigo não cita fontes confiáveis. (Dezembro de 2015) |
A educação tecnológica é a modalidade de educação exercida por instituições brasileiras como o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS (que introduziu a modalidade educacional no Brasil com a criação dos Cursos Superiores de Tecnologia nas Faculdades de Tecnologia - FATECs), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFET) o Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET), a Universidade Tecnológica Federal (UTF), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC)[1], e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), e também por tradicionais e renomadas instituições europeias, como a Universidade Tecnológica de Delft (TU DELFT) e a Universidade Técnica de Dresden (Technische Universität Dresden). É também identificada por meio da propagação de conhecimentos, técnicas e instrumentos tecnológicos em diversos âmbitos, não necessariamente acadêmicos.
Ver também
[editar | editar código-fonte]- Sistema S
- Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica
- Escola técnica federal
- Escola agrotécnica federal
- Universidade Tecnológica Federal do Paraná
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
- Lista de escolas técnicas estaduais do estado de São Paulo
- FATEC
- Etec
- Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
- Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam)
Bibliografia
[editar | editar código-fonte]- GRINSPUN, Mírian, P. S. Zippin (org.). Educação tecnológica: desafios e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2001.
- ARANHA, Antônia Vitória S.; CUNHA, Daisy Moreira; LAUDARES, João Bosco (orgs.). Diálogos sobre trabalho: perspectivas multidisciplinares. Campinas: Papirus, 2005.
- VINCENT, Luc. Educação e Liberdade. Kant e Fichte. São Paulo, Unesp, 1994
Referências
- ↑ Senac, Departamento Nacional (2024). Anuário de Tecnologias Educacionais (PDF). Rio de Janeiro: Senac. p. 5