Um novo mundo digital: uma aventura sobre o comportamento social em um mundo repleto de mudanças tecnológicas e inovações digitais
()
Sobre este e-book
São três as questões que o livro quer explorar: o que é a tecnologia que simula a vida real em um novo mundo digital? O que são os robôs e em quais formas têm capacidade de imitar o ser humano? E como as informações cedidas nas redes sociais podem oferecer ao mercado informações valiosas sobre a vida das pessoas?
Com uma linguagem criativa e lúdica, a presente obra trata de assuntos tecnológicos de uma forma fácil e interessante de se entender.
O enredo desta trama ocorre na cidade de São Paulo, Brasil, para demonstrar como um grupo de taxistas suportou a entrada da tecnologia como concorrência aos seus negócios e como as cidades podem utilizar a tecnologia digital para melhorar a vida dos seus cidadãos.
Essa aventura traz muitos desafios para a vida da personagem e pode trazer para a sua também. O maior encontro que este livro quer promover é o de mostrar quais são as tecnologias da Indústria 4.0 e os seus impactos na vida das pessoas.
Relacionado a Um novo mundo digital
Ebooks relacionados
A disseminação da cultura troll: o debate (ou a falta dele) nas eleições brasileiras de 2018 Nota: 0 de 5 estrelas0 notasHybris: inteligência artificial e a revanche do inconsciente Nota: 0 de 5 estrelas0 notasEconomia da Confiança: Comunicação, Tecnologia e Vinculação Social Nota: 0 de 5 estrelas0 notasLivro Razão Distribuído: Colocando a Riqueza e a Fé em uma Estrutura Matemática, Livre de Política e Erro Humano Nota: 0 de 5 estrelas0 notasO novo normal: como desenvolver habilidades comportamentais para vencer na era digital Nota: 0 de 5 estrelas0 notasPrivacidade e Proteção de Dados: Qual o custo? Nota: 0 de 5 estrelas0 notasA quarta revolução industrial e os novos paradigmas do direito do consumidor Nota: 0 de 5 estrelas0 notasNomofobia 2.0: E outros excessos na era dos relacionamentos digitais Nota: 0 de 5 estrelas0 notasManual de Jogos Eletrônicos Comerciais para Professores: Teoria e Sugestões Práticas Nota: 0 de 5 estrelas0 notasZona digital Nota: 0 de 5 estrelas0 notasComunicação na Prática: Olhares Contemporâneos Nota: 0 de 5 estrelas0 notasComputação comunicação e controle: Silvio Meira no NO Nota: 0 de 5 estrelas0 notasFacebook: um estudo sobre a influência das redes sociais no exercício de cidadania e soberania Nota: 0 de 5 estrelas0 notasHegemonia neoliberal no Brasil e direito do trabalho: o caso dos entregadores de aplicativo Nota: 0 de 5 estrelas0 notasO Direito à Segurança na Era Virtual: as implicações para o Direito Constitucional Nota: 0 de 5 estrelas0 notasAutomação & Sociedade Volume 2: Tecnologias Emergentes Associadas à Quarta Revolução Industrial Nota: 0 de 5 estrelas0 notasDados Abertos Governamentais conectados em Big Data: framework conceitual Nota: 0 de 5 estrelas0 notasGoverno Digital Nota: 0 de 5 estrelas0 notasCacofonia nas redes Nota: 0 de 5 estrelas0 notasDas plataformas online aos monopólios digitais Nota: 5 de 5 estrelas5/5Ciberdemocracia no Brasil: a esfera pública digital como espaço de deliberação social e instrumento de cidadania Nota: 0 de 5 estrelas0 notasObras geradas por inteligência artificial: desafios ao conceito jurídico de autoria Nota: 0 de 5 estrelas0 notasA revolução digital e o direito à privacidade Nota: 0 de 5 estrelas0 notas
Arte para você
Montagem De Terreiro De Candomblé Nota: 5 de 5 estrelas5/5O outro nome de Aslam: a simbologia bíblica nas Crônicas de Nárnia Nota: 0 de 5 estrelas0 notasEnviesados Nota: 5 de 5 estrelas5/5Magia Do Caos Nota: 4 de 5 estrelas4/5A história do cinema para quem tem pressa: Dos Irmãos Lumière ao Século 21 em 200 Páginas! Nota: 4 de 5 estrelas4/5Do Zero Aos Acordes, Escalas E Campos Harmônicos Nota: 0 de 5 estrelas0 notasOrixás: Histórias dos nossos ancestrais Nota: 5 de 5 estrelas5/59 Estudos Rítmicos Para Piano Nota: 5 de 5 estrelas5/5VAN GOGH e Suas Pinturas Famosas Nota: 5 de 5 estrelas5/5História Da Arte Em 200 Obras Nota: 5 de 5 estrelas5/5Desenhe. Nota: 0 de 5 estrelas0 notasA CIDADE ANTIGA - Coulanges Nota: 0 de 5 estrelas0 notasPartituras Para Violino Nota: 0 de 5 estrelas0 notasAs Cores e a Mente Uma Exploração Psicológica Nota: 5 de 5 estrelas5/5História Da Música Nota: 5 de 5 estrelas5/5Vanguarda europeia e modernismo brasileiro Nota: 0 de 5 estrelas0 notasAquarela Para Iniciantes E Profissionais Nota: 0 de 5 estrelas0 notasHarmonização Neo Soul Nota: 0 de 5 estrelas0 notasCulto De Egungun E Suas Práticas Nota: 5 de 5 estrelas5/5As Sete colunas da Sabedoria - Paul Jehle: Um estudo ampliado dos sete princípios Nota: 4 de 5 estrelas4/5Encadernação Manual Nota: 0 de 5 estrelas0 notasNumerologia Nota: 5 de 5 estrelas5/5Arteterapia Em Consultório Nota: 0 de 5 estrelas0 notasOs Melhores Contos de Isaac Asimov Nota: 0 de 5 estrelas0 notasAs Sete Deusas Gregas Nota: 0 de 5 estrelas0 notasCuriosidades Da Harmonia Funcional: Nota: 4 de 5 estrelas4/5Leitura E Estruturação Musical Nota: 5 de 5 estrelas5/5Curso De Violão Completo Nota: 0 de 5 estrelas0 notasOrquestra Grupo Instrumental: Arranjos E Interpretação. Nota: 4 de 5 estrelas4/5
Avaliações de Um novo mundo digital
0 avaliação0 avaliação
Pré-visualização do livro
Um novo mundo digital - Antonio Sergio Martins Junior
Editora Appris Ltda.
2.ª Edição - Copyright© 2022 do autor
Direitos de Edição Reservados à Editora Appris Ltda.
Nenhuma parte desta obra poderá ser utilizada indevidamente, sem estar de acordo com a Lei nº 9.610/98. Se incorreções forem encontradas, serão de exclusiva responsabilidade de seus organizadores. Foi realizado o Depósito Legal na Fundação Biblioteca Nacional, de acordo com as Leis nos 10.994, de 14/12/2004, e 12.192, de 14/01/2010.
Catalogação na Fonte
Elaborado por: Josefina A. S. Guedes
Bibliotecária CRB 9/870
Editora e Livraria Appris Ltda.
Av. Manoel Ribas, 2265 – Mercês
Curitiba/PR – CEP: 80810-002
Tel. (41) 3156 - 4731
www.editoraappris.com.br
Printed in Brazil
Impresso no Brasil
Primeiramente, dedico esta obra a Deus, que me dá sabedoria, forças, sustento e motivo para viver. Dedico também à minha filha, Rebeca, que me faz sonhar e viver em um mundo delicioso de fantasias e muitas aventuras. À minha esposa, Juliana, por ser minha companheira e me dar amor e apoio nas horas mais difíceis.
AGRADECIMENTOS
Agradeço muito aos meus pais, Antonio e Maura, que pelo amor, cuidado e muito esforço me direcionaram na vida e deram oportunidade aos estudos que hoje me orientam como um cidadão. Ao Prof. Dr. Francisco Ignácio Giocondo César, do mestrado da Unicamp do campus Limeira e do IFSP Piracicaba, que, ao compartilhar comigo o seu conhecimento, presenteou-me novas e incríveis possibilidades de crescimento. Ao Prof. Dr. Marco Coghi, do mestrado da Unicamp do campus Campinas e da FGV São Paulo, que me abriu portas para os estudos na Unicamp, que foi a grande oportunidade para desenvolvimento deste livro. Agradeço também ao Pr. Flávio Braga Faccio, IPI de Vila Palmeiras, pelas ricas e longas conversas, que me incentivam nos estudos dos assuntos que foram abordados aqui neste livro. E às pessoas que permitiram que eu fizesse parte de suas vidas, elas foram fonte de inspiração no desenvolvimento desta obra.
Devo admitir, porém, que de vez em quando, em minhas primeiras tentativas, considerei o robô como pouco mais do que uma figura cômica. Imaginei-o uma criatura completamente inócua, dedicada apenas ao trabalho a que era destinada.
(Isaac Asimov)
APRESENTAÇÃO
Nesta obra, quero demonstrar os impactos e as razões do uso da tecnologia digital na vida das pessoas.
Foi desta forma que procurei encantar a sua imaginação, oferecendo profundos conhecimentos sobre os assuntos que cercam o uso de robôs, a digitalização do mundo e o uso das redes sociais.
Quando pensamos melhor sobre esses assuntos, abrimos portas para novas oportunidades em nossa vida numa sociedade cada dia mais dependente da tecnologia digital.
Por isso, a trama deste livro demonstra que a Internet, os smartphones e as redes sociais não são mais as únicas inovações que a humanidade criou.
Esta é uma aventura que ensina de forma envolvente e aprofundada outras ferramentas digitais que fazem parte de uma nova fase da vida, que se fundiu entre o digital, o biológico e o físico, transformando a maneira como a humanidade está escrevendo a sua história.
Sumário
introdução
MOD REVIVAL DIGITAL
NÃO ERA UM DIA COMO OUTRO QUALQUER
o presidente do ponto de táxi
os sinais das mudanças
soluções antiquadas em uma era digital
os Poderes digitais contra a capacidade humana
um novo mundo digital
vamos pensar um pouco também?
os Gêmeos Digitais
Descobertas da vida digital
os desafios de uma coesistência
CONCLUSÃO
LISTA DE REFERÊNCIAS
introdução
É manhã em São Paulo, o smartphone toca incessantemente, Rebeca não o atende. Lucas fica desesperado por causa do compromisso que os dois tinham na escola:
— Alô! Rebeca, não acredito que você está dormindo? Atende este celular! — Esbraveja o adolescente ao deixar o recado na caixa postal.
De repente, chegou uma mensagem instantânea: Oi, Lucas, acabei de sair do banho. Me espera? Em cinco minutos fico pronta... me espera no portão... beijo.
Lucas responde com outra mensagem: Meu, se você pode me chamar por mensagem, por que não atende? Não seria mais fácil do que digitar? Que mania a sua!
.
Rebeca lê, dá uma risada, dessas bem gostosas, da resposta do rapaz, clica o play no setlist para ouvir uma música enquanto se troca:
Eu ando na rua, sob o sol ou a lua
As músicas que eu curto
Me fazem pensar.
Os carros e os homens e o cheiro do ar
A sua presença me faz sonhar...
(Você, eu e a rua, Antonio Sergio Martins Junior)
Cada vez que o seu smartphone tocava, ela imaginava que um dia poderia interagir com o mundo de alguma forma diferente. Como se pudesse atender à ligação conversando com a imagem de uma pessoa de corpo inteiro, um holograma, ou fazer um teletransporte, ou qualquer outra forma como nesses filmes de ficção científica.
Com a sua fértil imaginação, podia ver além do que as outras pessoas enxergavam. Ela podia perceber as mudanças que estavam nas tecnologias e o poder que aplicativos davam às suas mãos.
Via também as telas dos computadores com os sistemas embarcados nos automóveis de última geração, que poderiam ser guiados de forma autônoma, as televisões conectadas à Internet, que a convidavam para fazer as suas compras e para compartilhar os dados em nuvem das milhões de informações que estavam gerando.
Um dia descobriu que o ser humano gerou mais informação nestas últimas duas décadas do que em milhares anos de sua existência.
Ela perguntava para todo mundo:
— Já pensou nessas coisas novas? Que incrível!
Mas, percebia que poucas pessoas se interessavam.
Ela percebeu que a tecnologia saiu da caixinha preta dos computadores desktop e se transformou com o uso do marketing digital e o estudo dos dados de navegação dos sites, em interfaces que simulavam os comportamentos humanos, que foram motivadas pelas necessidades dos consumidores, do mercado e de uma sociedade que produziu essas mudanças durante a sua evolução em quatro revoluções industriais.
Rebeca falava em voz alta:
— Nossa, em toda história só foi preciso de quatro mudanças para existir tudo isso?
Os seus amigos da classe olhavam para ela como se fosse uma alienígena e reclamavam todos juntos: Haaaa... Lá vem a Rebeca e as suas perguntas! Deixa o professor falar, Rebeca
.
E tudo isso trazia em seu pensamento enormes desejos de adquirir todas essas incríveis possibilidades materiais e de aprendizado.
Mas, ao mesmo tempo, entristecia-se quando via que muitas outras pessoas estavam perdendo o bonde da história, pois não percebiam o que estava acontecendo. Dizia:
— Elas precisam perceber logo, porque o tempo não para.
Por causa disso, viu-se em uma crise existencial. Construiu em sua cabeça muitas questões que faziam parte desse mundo digital — um mundo gêmeo e paralelo ao seu.
Isso mesmo, um mundo gêmeo digital.
Ela levanta a mão e pergunta para o professor:
— As tecnologias que estão transformando o mundo estão causando impactos nas vidas das pessoas? E como estão se saindo as pessoas que não estão se adaptando a esta nova era digital?
Não tinha jeito de parar a sua curiosidade. Os amigos já estavam acostumados, e, mesmo assim, não perdiam a oportunidade de tirar sarro da cara dela — mas todos a amavam. Rebeca era uma dessas moças populares.
Um dia abriu um livro — desses de administração de empresas — na página que o professor indicou. O material oferecia um banquete farto de informações, dentre elas havia a seguinte afirmação: Muitas pessoas utilizam formas de trabalho que não estão aderentes a essa nova era do conhecimento e não conseguem acompanhar as novas demandas do mercado, muito menos ajudam as suas empresas na questão de produzir inovação para satisfazer as necessidades dos consumidores. Muitos líderes de empresas só percebem que as mudanças já estão acontecendo no momento em que estão perdendo as oportunidades de negócio, quando a receita cai, a carteira de clientes diminui e o desespero bate na porta
.
Durante a leitura, percebeu que as pessoas, ao contrário de mudar a forma de trabalho, faziam as mesmas coisas esperando melhores e diferentes resultados.
Rebeca descobriu também que a tecnologia digital poderia ajudar nesse contexto e disse para si:
— Quero inovar, usar uma forma didática diferente para ensinar as pessoas sobre a tecnologia digital e mostrar que o mundo mudou.
E ela resolveu então ajudá-las e, com isso, acabou descobrindo muitas outras coisas interessantes:
— Mas, como posso mostrar para os outros? Onde estão os exemplos que posso utilizar, visto que estamos todos presos entre o mundo analógico e o mundo digital? Será que com essa passagem vamos perder o conceito de um mundo real?
Antes, Rebeca achava que eram pensamentos tolos e sem nenhum sentido, de repente descobriu que não são.
Naquele momento, pulou para fora do livro e voltou para si. Olhou para a televisão do seu quarto, e estava passando o canal de propaganda do fornecedor de televisão por assinatura. Dois apresentadores estavam ensinando aos seus clientes que o uso das redes sociais e os canais virtuais são de suma importância para tornar a comunicação mais efetiva com a