Lançado em 2003, o WordPress é o sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) mais usado na atualidade. De acordo com o próprio serviço, ele está presente em 43% de todos os sites da internet, inclusive entre gigantes como The New York Times, BBC America, Spotify e até a Casa Branca, residência oficial do presidente dos Estados Unidos.
Boa parte da popularidade da plataforma se dá por conta de sua gigantesca flexibilidade (em vários sentidos) e pela eficiência na aplicação de projetos com os mais variados propósitos.
“É muito difícil existir um problema ou uma demanda que o WordPress não possa resolver. Hoje, diversas soluções para lojas virtuais, plataformas de ensino, comunidades online, entre muitas outras, têm como base a plataforma”, afirma Fellipe Soares, especialista em WordPress.
Esta é justamente a essência e um dos grandes diferenciais do ecossistema: democratizar a criação e a edição de conteúdo na internet. Prova disso é que exige zero experiência ou familiaridade com a linguagem de programação. A proposta aqui é que qualquer pessoa que queira desenvolver um site ou blog profissional encontre no serviço a solução.
Nos últimos anos, essa versatilidade e o crescimento acelerado – sem falar na paixão da comunidade WordPress – transformaram a plataforma em algo que vai muito além de um simples CMS. Com mais de 50 mil plugins e mais de 5 mil temas à disposição, já pode ser considerada como um grande framework, pois permite às empresas adicionar diversas aplicações para as mais variadas necessidades.
Flavio Andrade, especialista em WordPress e desenvolvimento web à frente da Escola Ninja WP, afirma que, diariamente, centenas de desenvolvedores criam recursos poderosos e atuais