INSCREVA-SE

Pesquisa

No IMT, a pesquisa tem um papel fundamental, tanto no nosso impacto na sociedade como na formação de nossos alunos. A pesquisa é aplicada e abrange a colaboração com diversos setores da indústria no desenvolvimento de tecnologia, a pesquisa tecnológica de fronteira para aplicações especiais no setor aeroespacial, além da pesquisa acadêmica de fronteira. Por meio dela, trazemos os desafios reais e atuais do mercado para dentro do IMT, mantemos o nosso corpo docente continuamente atualizado em suas áreas de atuação e envolvemos grande parte de nossos alunos em projetos de iniciação científica, enriquecendo sua formação. Mas o mais importante é a contribuição do IMT para o desenvolvimento tecnológico do país e para a solução de problemas sociais.

Conheça alguns projetos

 

Aproveitamento do Resíduo da Extração da Água de Coco

Para solucionar o problema ambiental causado pelo resíduo da produção de água de coco, que impacta os aterros sanitários e as finanças das prefeituras. O projeto visa transformar a casca de coco em fibra para produtos de panificação e a polpa desidratada para sorvetes e produtos de panificação, reduzindo o impacto ambiental e oferecendo alternativas econômicas para as prefeituras. Este projeto, selecionado pela Fundação Cargill, tem potencial para beneficiar mais de mil pessoas e contribuir para a geração de empregos.


OnçaSat

Utilizando um cubeSat, o projeto visa monitorar e preservar as onças-pintadas nos biomas brasileiros. Inicialmente concebido para esse fim, o projeto evoluiu para um sistema de monitoramento da vida selvagem na Terra com aplicações em smart cities e agro 4.0. O OnçaSat foi premiado e integra a equipe de cubeSat das dez melhores universidades do Brasil. Além disso, conquistou o segundo lugar na Latin American Space Challenges (Lasc) e obteve reconhecimento no Desafio Flex de Inovação.


 

Tratamento de Águas Residuárias

A pesquisa tem como foco a despoluição de águas residuárias, que frequentemente estão contaminadas devido às atividades humanas, abrangendo uma variedade de efluentes industriais e domésticos. Os projetos têm como objetivo aprimorar o processo de tratamento, incluindo a geração de metano como biocombustível, reduzindo assim a dependência de recursos fósseis. Além de beneficiar o ambiente, esse tratamento apropriado das águas residuárias promove a produção de bioenergia e previne impactos negativos na qualidade da água e na vida aquática.


Tecnologias Aeroespaciais

O IMT está envolvido em projetos cruciais na área de Engenharia Aeroespacial, incluindo a colaboração no desenvolvimento do satélite Plato, com o objetivo de encontrar planetas semelhantes à Terra. Além disso, o IMT é a única instituição brasileira envolvida no projeto da sonda Veritas, que visa estudar Vênus, o segundo planeta do Sistema Solar.

A equipe do IMT, composta por professores, engenheiros e alunos, contribui para avanços tecnológicos na área aeroespacial, compartilhando seu conhecimento com pesquisadores de diversos países. Saiba Mais.