São Paulo, segunda-feira, 01 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARLOS HEITOR CONY

Alma farta

RIO DE JANEIRO - "A alma farta despreza o mel. À alma faminta, o amargo torna-se doce". Cito de memória um trecho da Bíblia, Livro dos Provérbios, se não me engano capítulo 27, versículo 7 -de acordo com o figurino das pesquisas acadêmicas. Como tudo da Bíblia e de Shakespeare ("Ser ou não ser, eis a questão", do Hamlet, ou "Os homens são homens", do Otelo), a sentença pode parecer uma banalidade, verdade sabida e consabida que atravessou gerações.
Mas a condição humana é de uma banalidade atroz em si mesma, vem das cavernas, permanecerá a mesma até a extinção de todas as espécies, sobretudo a nossa.
E o que é pior. Para descobrirmos que a alma farta despreza o mel, não precisamos catar exemplos na história da humanidade nem na vida pessoal dos outros. Basta um mergulho dentro de nós mesmos, a cada dia e a cada instante.
Onde o provérbio, que a tradição atribui à sabedoria do rei Salomão, além de banal, é discutível na sua segunda parte, a que se refere à alma faminta. Para a fome que todos temos de alguma coisa, o amargo pode tornar-se doce, mas, na simples transformação da amargura em doçura, temos novamente a alma farta, que despreza os "favos de mel" -para sermos exatos na citação bíblica.
Desconfio que o PT, justamente por ser humano, no sentido em que é constituído de seres da nossa espécie, depois de anos em que se portou como alma faminta de justiça, sabedoria e austeridade, uma vez no poder, tornou-se uma alma farta, que despreza antigos valores e continua faminto não se sabe bem por quê.
O caso Waldomiro pode parecer um fato isolado, e é nesse sentido que o governo e o partido procuram abafá-lo. Mas define com nitidez a alma farta e a alma faminta. Faminta de quê? De mais poder ou de eterno poder? Basta comparar a alma de outros tempos do PT com a atual -e teremos o retrato da fome e da fartura.



Texto Anterior: Brasília - Fernando Rodrigues: Falácias e sofismas
Próximo Texto: José Serra: Com Bush ou com Kerry
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.