São Paulo, sábado, 12 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MULTIMÍDIA

The Washington Post - de Washington

Adaptação de moradores ao perigo não aplaca a raiva

EUA - O jornal "The Washington Post" publicou ontem editorial exortando a polícia a levar a julgamento o responsável pelos assassinatos na área de Washington.
Sob o título "Ajustando-se ao intolerável", o diário descreve as mudanças no cotidiano dos habitantes da região. "Crianças estão se ajustando à presença da polícia do lado de fora [das escolas] e prevendo o cancelamento de excursões e jogos de futebol", afirma o editorial, classificando a atitude da população como "um testemunho da habilidade humana de se adaptar e perseverar".
A capacidade de adaptação, contudo, "não aplaca a raiva", diz o jornal. "Ser forçado a se ajustar, a ver nossos filhos se ajustando, apenas alimenta o ultraje."
O diário pede que ninguém esqueça que as vítimas "tinham uma família e uma história e um círculo de amigos que os conheciam e se preocupavam com elas" e faz uma breve descrição da vida de cada uma delas.
"Lembrar [das vítimas] como indivíduos, reconhecer a dor que sua perda vai deixar por muito tempo depois desses eventos terminarem, é uma forma de se apegar à humanidade diante desses crimes desumanos", diz o jornal.


Texto Anterior: Caso revela crescente subcultura dos atiradores de elite nos EUA
Próximo Texto: Panorâmica - Venezuela: Oposição "não é democrática", diz vice de Chávez
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.