Biblioteca Joaquim Cardozo
A biblioteca do Centro de Artes e Comunicação, teve início com a Faculdade de Arquitetura. Seu acervo iniciou-se do desmembramento da Biblioteca da Escola de Belas artes, em 8 de maio de 1959.
Em 1974, com a Reforma Universitária, tais acervos reunidos no Centro de Artes e Comunicação, construído em 1976, formaram a Biblioteca Setorial do CAC, recebendo também as coleções do Mestrado em Letras e Linguística, posteriormente, as partituras do curso de música.
A Biblioteca recebeu o nome Joaquim Cardozo em 1977, ano em que o mesmo doou sua biblioteca particular para a Universidade Federal de Pernambuco.
Atualmente o acervo da Biblioteca está totalmente direcionado para atender os cursos de graduação e pós-graduações ofertados no Centro de Artes e Comunicação.
Sobre Joaquim Moreira Cardozo (1897-1978)
Recifense, engenheiro, poeta, matemático, dramaturgo, crítico de arte, ilustrador, pensador da arquitetura, reúne em suas múltiplas faces de huma-nista o que há de melhor no homem de ciência e arte, revelando-se um dos mais importantes intelectuais do século XX. De origem humilde, teve de muito cedo administrar seu tempo entre os estudos na Escola Livre de Engenharia e o trabalho, seja no Diário de Pernambuco como caricaturista ou na Comissão Geodésica, fazendo levantamento topográfico nos arredores do Recife.
Cardozo foi professor catedrático nos cursos de Engenharia e Arquitetura, ministrou a aula inaugural da Escola de Belas Artes de Pernambuco em 1939 e, no ano seguinte, fixou residência no Rio de Janeiro, integrando a equipe do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – SPHAN. Em meados da década de 1940, Cardozo tornou-se parceiro do arquiteto Oscar Niemeyer, de quem calculou as obras mais importantes, sobretudo as de Brasília.
Em 1947 foi publicado seu primeiro livro, Poemas, capitaneado por João Cabral de Melo Neto. E apartir de então, vieram outras obras. Joaquim Cardozo foi eleito para a Academia Pernambucana de Letras em 1974 e em 1977 doou sua biblioteca de 7.500 exemplares à Universidade Federal de Pernambuco.
Horário de funcionamento
De segunda a sexta-feira das 8h às 21h, sem intervalo, balcão de empréstimo das 8h às 20h45 e coleção especial das 8h às 19h.
Áreas de conhecimento
• Arquitetura e Urbanismo
• Ciência da Informação
• Comunicação Social
• Design
• Expressão Gráfica
• Letras e Lingüística
• Música
• Teoria da Arte e Expressão Artística
Cadastramento
Estudantes do Centro de Artes e Comunicação, das 8h às 20h, apresentar documento de identidade/CPF e comprovante de matrícula do período em curso assinado e carimbado pelo coordenador do curso.
Professores e técnicos administrativos, apresentar documento de identidade, crachá e o último contracheque, apresentar documento de identidade, crachá e o último contracheque.
Serviços Oferecidos
• Empréstimo e Renovação
• Orientação para uso das normas (ABNT) em trabalhos técnicos científicos - atendimento individual ou em grupo conforme agendamento e elaboração da ficha catalográfica através do email: [email protected]
• Orientação para consulta ao catálogo Pergamum
• Orientação para uso do portal CAPES e outras bases de dados
• Visita dirigida à Biblioteca
Acervos
Obras de referência, periódicos, coleção especial, multimídia, portal CAPES, teses, dissertações e TCCs.
Empréstimo
O usuário poderá manter simultaneamente até 10 (dez) livros no Sistema de Automação de Bibliotecas – Pergamum. O tempo de empréstimo é de 7 dias, podendo ser renovado caso não haja reserva.
Renovação
Poderá ser feita até 10 (dez) vezes via internet através do site: www.biblioteca.ufpe.br/pergamum
• A renovação deverá ser feita até 1 (um) dia antes da data do vencimento do(s) livro(s).
• Após o vencimento a regularização só poderá ser feita no balcão de empréstimo mediante apresentação do(s) livro(s).
Multa
O atraso na devolução do(s) livro(s) acarretará uma multa de R$ 0,50 por dia para empréstimo domiciliar e R$ 1,00 por hora para empréstimo especial. Os finais de semana, assim como feriados, serão contados para cobrança da multa.
Avisos
Não é permitida a entrada de qualquer tipo de alimento e/ou bebida no recinto da Biblioteca. E ao se acomodar nos locais de estudo, favor desligar o telefone celular.
Local: no prédio do Centro de Artes e Comunicação (CAC), Campus da UFPE - Recife - PE | CEP 50740-550
Como chegar: pela Várzea, r. Acadêmico Hélio Ramos s/n ou pela BR 101, ao final da av. Reitor Joaquim Amazonas
Fones: (81) 2126.8302 | Fax: (81) 2126.8782
Rede: [email protected] | www.ufpe.br/sib