Acesso ao principal conteúdo
França/Sabotagem Linhas TGV

França: Rede ferroviária do TGV sabotada a poucas horas dos jogos Olímpicos 2024

Paris, França – A poucas horas da cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos, a empresa pública de caminhos de ferro franceses sofreu na noite de quinta para sexta-feira um “ataque maciço” que tem perturbado significativamente a circulação dos comboios nos eixos Atlântico, Norte e Leste, deixando 800.000 passageiros na expectativa, esperando-se que o problema se prolongue “durante todo o fim de semana”.

Passageiros reunidos em redor dos placards de partida e chegada da estação Montparnasse em Paris, a 26 de Julho de 2024, numa altura em que a rede ferroviária TGV de França é atingida por actos de sabotagem que perturbaram o sistema, escassas horas antes da cerimónia de abertura dos Jogos de Paris 2024.
Passageiros reunidos em redor dos placards de partida e chegada da estação Montparnasse em Paris, a 26 de Julho de 2024, numa altura em que a rede ferroviária TGV de França é atingida por actos de sabotagem que perturbaram o sistema, escassas horas antes da cerimónia de abertura dos Jogos de Paris 2024. AFP - THIBAUD MORITZ
Publicidade

Só nesta sexta-feira, 250.000 passageiros deverão ser afectados pelas consequências desse ataque, e no total, serão “800.000 passageiros” ao longo de todo o fim de semana, segundo declarações do Director Geral da SNCF.

As graves perturbações que incluem “incêndios voluntários desencadeados com o objetivo de destruir as suas instalações” e, afectam a rede de comboios de grande velocidade TGV (iniciais em francês) das regiões Atlântico, do Norte e do Leste, com excepção da linha da região sudeste, são fruto de actos de “sabotagem”.

Conforme revelou à agência AFP uma fonte próxima do assunto, os actos foram cometidos de modo visivelmente coordenado e o ministro dos transportes, Patrice Vergriete, denunciou um “escandaloso acto criminoso” que acarretará “fortes consequências”.

Vários foram os comboios que ligam Paris a Londres que foram “anulados” esta sexta-feira devido a esse ataque, de acordo com a empresa ferroviária Eurostar, detalhando que os que conseguirão partir, verão os seus trajectos prolongados em “cerca de hora e meia”, pelo facto de prosseguirem viagem através das linhas férreas “clássicas”, em vez das habituais linhas reservadas aos comboios TGV.

Este ataque ocorre num período charneira da vida em sociedade em França, pois é o momento em que a maioria das famílias vai de férias de verão, além da ocasião rara que representa a organização dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, um século depois da última ocorrência, em 1924.

Quanto ao primeiro-ministro francês ainda em funções, Gabriel Attal, depois de ter assegurado que os serviços de inteligência e as forças policiais estavam a tratar do assunto, apelou esta sexta-feira, “à prudência”, numa altura em que tiveram início as investigações em torno dessas sabotagens.

NewsletterReceba a newsletter diária RFI: noticiários, reportagens, entrevistas, análises, perfis, emissões, programas.

Acompanhe toda a actualidade internacional fazendo download da aplicação RFI

Partilhar :
Página não encontrada

O conteúdo ao qual pretende aceder não existe ou já não está disponível.