O CITP – Conselho Integrado de Tecnologia de Processos é formado por docentes que atuam nas áreas de Tecnologia Pós-colheita, Saneamento Ambiental e Produção de Biocombustíveis.
Na área de Tecnologia Pós-colheita, os conhecimentos tecnológicos para preservação qualitativa e quantitativa da produção agrícola e as técnicas de agregação de valor são evidenciadas aos alunos e pesquisadores, permitindo uma atuação efetiva dos profissionais na procura de soluções que maximizem a conservação pós-colheita desses produtos.
Na análise do ciclo do produto, abrange-se o controle de poluição das atividades agrícolas, zootécnicas e agroindustriais envolvendo o gerenciamento, tratamento de água para produção agrícola e aproveitamento de resíduos.
Portanto, são transmitidos aos alunos conhecimento que lhes permita:
· Identificar o comportamento fisiológico básico dos produtos vegetais, para o reconhecimento dos componentes da qualidade, dos métodos utilizados para a medição e processos para a sua preservação, visando o dimensionamento ou seleção de sistemas de beneficiamento e armazenamento.
· Projetar, desenvolver e avaliar sistemas, equipamentos e instalações para armazenagem e conservação de produtos agrícolas e sistemas agroindustriais.
· Projetar e avaliar sistemas de transporte de produtos.
· Dimensionar embalagens e recipientes para transporte e acondicionamento de produtos agrícolas.
· Integrar conhecimentos sobre o mercado de produtos agrícolas, agregação de valor e técnicas de comercialização.
· Conhecer e selecionar tecnologias de processos físicos, químicos e biológicos para o tratamento de água para produção agrícola, águas residuais e resíduos sólidos gerados em atividades agroindustriais.
Projetar sistemas simplificados de tratamento de água e de esgoto para comunidades rurais.
- Projetar sistemas simplificados de tratamento de água e de esgoto para comunidades rurais.