A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCT), uma das três maiores e mais prestigiadas escolas de Engenharia e Ciências do País, a 15 minutos de Lisboa, é reconhecida pela sua investigação de excelência, pela qualidade dos seus cursos e pela empregabilidade dos seus diplomados (licenciados, mestres, doutores).
A NOVA FCT, com cerca de 8500 estudantes, dispõe de um dos melhores Campus universitários, distinguindo-se por uma cultura de excelente relacionamento docente-estudante e por uma vida académica intensa, com atividades culturais e desportivas.
Todos os seus cursos estão acreditados pela A3ES (Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior) e todos os cursos de Engenharia são reconhecidos pela Ordem dos Engenheiros, FEANI e EUR-ACE.
Com cerca de 420 docentes, 300 investigadores e 200 funcionários, a NOVA FCT estrutura-se em 13 Departamentos e 16 Centros de Investigação, oferecendo 117 ciclos de estudo (19 Licenciaturas; 11 Mestrados Integrados (sem ingressos a partir de 2021/22); 49 Mestrados; 38 Doutoramentos).
A sua produção científica, materializada pela publicação de um elevado número de artigos em revistas científicas internacionais de grande exigência e qualidade, confere-lhe amplo reconhecimento internacional (o valor do índice de produção científica - SciVal Citation Impact - é de 1,35, o que significa que a NOVA FCT se encontra 35% acima da média mundial). Este desempenho permite-lhe integrar as principais redes de universidades tecnológicas, como a rede CESAER e participar em consórcios com universidades europeias e dos EUA, designadamente MIT, CMU e Universidade do Texas.
A participação da NOVA FCT em 9 COLABs e a obtenção de 18 Bolsas ERC por investigadores da NOVA FCT (maior concentração destes laboratórios e bolsas em universidades portuguesas), mostra ser uma Escola de Ciência e Engenharia orientada para o futuro e baseada em investigação internacional de vanguarda.