www.laurafinocchiaro.com.br
Afinada com seu tempo, Laura Finocchiaro renova sua música a cada trabalho lançado. Eclética, desenvolve uma sonoridade única e contemporânea dentro do universo da World Music e da nova MPB - ”Música PLURAL Brasileira”. Desde os anos 80, constrói sua própria trilha musical no ce- nário da música independente brasileira. Através de seu selo - Sorte Produções - tem seis Cds lançados e diversas composições incluídas em coletâneas distribuídas nacional e internacional- mente. Pioneira, mistura a linguagem da música acústica com a eletrônica, transitando livremen- te do pop ao rock, dos mantras sagrados ao techno, do samba ao frevo, da ciranda à bossa-nova, com a liberdade e a coragem de quem escuta e segue a “voz que vem do coração”. Laura Finoc- chiaro, cria, toca e canta temas que tratam da globalização, da sustentabilidade, da vida e da mor- te, do amor incondicional e da paixão. Valorizando a poesia em melodias e harmonias que emo- cionam e surpreendem, sua música resulta num som vibrante, pop, estimulante e singular.
CARREIRA
A carreira de Laura nasce em Porto Alegre, sua cidade natal, mas é desenvolvida em São Paulo. No início dos anos 80 chega à cidade classificada pelo festival “Boca no Trombone”, produzido pelo teatro Lira Paulistana - templo da música de vanguarda paulistana. Sua trajetória culmina no mega festival Rock In Rio, em janeiro de 1991, quando canta no estádio do Maracanã / Rio de Janeiro, abrindo os shows de Prince, Santana e Alceu Valença. Seu trabalho autoral é desenvolvi- do em parcerias musicais com escritores e poetas diversos como Cazuza, Tom Zé, Caio Fernando Abreu, Vitor Martins, Glauco Matoso, Cassandra Rios e a poeta gaúcha Leca Machado, com quem desenvolve grande parte de sua obra musical. Suas canções vem sendo gravadas por grandes intérpretes da música brasileira, como Cazuza, Ney Matogrosso, Edson Cordeiro, Vange Leonel, além de ganharem remixes produzidos por Djs e produtores renomeados como Mau Mau, Freedom Dub, Dan Marciano, Franck Dona, Tiko ́s Groove, Mad Zoo, entre outros. Paralelamente à carreira artística, desenvolve um trabalho de produção e direção musical para televisão e trilhas originais para cinema, teatro e desfiles de moda. Dentro da televisão, seu trabalho é destacado ao assinar a produção e a direção musical do primeiro “Reality Show” produzido no Brasil - “Casa dos Artistas” / SBT - bem como do grandioso reality “A Fazenda” / TV Record e por suas com- posições para o marcante programa infantil “TV Colosso” / TV Globo. Confira a trajetória da artista em seu site oficial: www.laurafinocchiaro.com.br
NOVO CD - COPY PASTE MÚSICA ORGÂNICA (2013)
O sexto disco de Laura é um divisor de águas em sua eclética trilha musical e vai ao encontro da cultura e dos ritmos nordestinos, do som de raiz acústico e puro, ao mesmo tempo em que man- tém a conexão do global com o tribal, do urbano com o rural, do sustentável com o descartável. Formado por composições inéditas e de autoria de Laura (solo e em parcerias), COPY PASTE MÚSICA ORGÂNICA valoriza o espírito “brincante” e a música brasileira de uma forma autêntica. Repletas de emoção e magia, as composições encantam por sua simplicidade, ao mesmo tempo em que testemunham questões urgentes, como a globalização e a cultura banalizada - que “copia e cola”. Gravado e mixado no Recife e com as “bençãos” do maestro SPOK - da “Spok Frevo Or- questra” - o Cd COPY PASTE MÚSICA ORGÂNICA tem a direção musical e os arranjos assinados por Renato Bandeira, que também toca violão e viola Nordestina. Com a participação de músicos de Pernambuco - Augusto Silva na bateria e percussão, Bráulio Araújo no baixo e Julio Cesar na sanfona, o CD conta ainda com a participação especial de Lucas dos Prazeres no pandeiro e do maestro SPOK, no sax alto. A faixa título, “Copy Paste” ganha um videoclipe gravado em Pernam- buco, dirigido pelo cineasta Marco Molina: http://youtu.be/oLzS7_OSiVU
EVENTOS MARCANTES
Nascida em Porto Alegre, Laura Finocchiaro inicia seus estudos musicais aos nove anos de idade. Em conservatório e cursos particulares, estuda teoria, solfejo, violão, canto popular, guitarra, har- monia, improviso e orquestração. Chega a São Paulo, nos ardentes anos oitenta - e participa de importantes Festivais de Música que servem como plataforma para seu trabalho. Em 1991, canta no mega festival “Rock in Rio”, sendo destacada pela imprensa internacional como “Revelação Nacional do evento e ganha espaço na grande mídia brasileira. Em 1993 e 1994, compõe hits de sucesso para o programa infantil “TV Colosso” / TV Globo. Em 1998 lança o CD “Ecoglitter”, pioneiro no mix pop da música eletrônica com a acústica. Em 2001, canta para 500.000 pessoas, em plena praça da República, em São Paulo, celebrando a “V Parada do Orgulho GLBT”. NO mesmo ano, é contatada pelo SBT para assinar a produção musical do primeiro programa televisivo do gênero reality show - “Casa dos Artistas”. Em 2006, o cd “Tashi Delê Mantras de Roda” é licenciado para a Editora Abril / Revista Bons Flui- dos e vende 80.000 cópias. A partir de 2009 passa a assinar a produção e a direção musical do reality show “A Fazenda” / TV Record. Em 2010, representa a música independente brasileira, no Festival “Expressions of Brasil”, realizado em Toronto, no Canadá, lançando seu internacional, chamado “AVOAR”, “single" que é licenciado para vários sêlos na Europa e que recebe remixes produzidos por Djs internacionais. Em 2012, abre o show de Fito Paez, no Pepsi On Stage, em Porto Alegre. Em 2014 lança seu novo CD - “Copy Paste, Música Orgânica” em Porto Alegre, den- tro do festival multimídia “Conexões Globais”. No mesmo ano, acompanhada por Spok e com a direção musical de Renato Bandeira, apresenta seu novo trabalho em grande estilo, no palco do Sesc Pompéia, em São Paulo.
ARTE EDUCAÇÃO
No final dos anos 90, Laura Finocchiaro passa a desenvolver um trabalho de arte-educação, mi- nistrando oficinas de música em órgãos públicos, cantando em comunidades carentes, asilos e hospitais para pacientes de AIDS, câncer, cardíacos e cegos, trabalho que desenvolve até os dias de hoje.