Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1165629
Título: Formação de mudas de Acacia mangium: 1. resposta a calcário e a fósforo.
Autoria: DIAS, L. E.
ALVAREZ V., V. H.
BRIENZA JUNIOR, S.
Afiliação: LUIZ EDUARDO DIAS, CNPAB; VICTOR HUGO ALVAREZ V., UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; SILVIO BRIENZA JUNIOR, CPATU.
Ano de publicação: 1990
Referência: In: CONGRESSO FLORESTAL BRASILEIRO, 6., 1990, Campos do Jordão. Florestas e meio ambiente: conservação e produção, patrimônio social: anais. São José dos Campos: SBS: SBF, 1990. v. 3, p. 449-453.
Conteúdo: Com o objetivo de avaliar o efeito da calagem e da adubação fosfatada para a formação de mudas de Acacia mangium, conduziu-se um ensaio em casa-de-vegetação, utilizando-se uma amostra sub-superficial de um Lva como substrato. Os tratamento foram gerados a partir da matriz experimental Plan Puebla 111, tendo como fonte para a calagem uma mistura de calcário dolomítico + Caco:j comercial (relação Ca : Mg de 4:1) e como fonte de P soluções de sais p.a. Adubações complementares com N, K, e S foram feitas após o período de incubação do solo. Após 70 dias de cultivo foram avaliados a altura de planta, diâmetro de caule e produção de matéria seca de folhas e ramos. Os modelos matemáticos ajustados para a produção de matéria seca total mostraram respostas lineares à adição de P ao solo, enquanto que para.a calagem não houve resposta. Os teores foliares de Ca e de Mg foram superiores aos verificados nos ramos das plantas. A absorção de Ca e de Mg pela espécie estudada foi dependente das doses de P aplicadas ao solo.
Thesagro: Acácia
Calagem
Adubação
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dias-1990.pdf469,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace