Saltar para o conteúdo

Toivon tuolla puolen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Toivon tuolla puolen
Finlândia • Alemanha
Direção Aki Kaurismäki
Produção Aki Kaurismäki
Roteiro Aki Kaurismäki
Elenco Elina Knihtilä
Hannu-Pekka Björkman
Maria Järvenhelmi
Sakari Kuosmanen
Sherwan Haji
Timo Torikka
Tommi Korpela
Dome Karukoski
Kati Outinen
Ville Virtanen (ator)
Gênero comédia cinematográficadrama
Cinematografia Timo Salminen
Companhia(s)
produtora(s)
Sputnik
Distribuição Curzon Artificial Eye, Cirko Film
Lançamento 3 de fevereiro de 2017, 30 de março de 2017, 10 de novembro de 2017, 7 de setembro de 2017
Duração 98 minuto
Haji, Kaurismäki e Kuosmanen no 67.º Festival internacional de Cinema de Berlim.

Toivon tuolla puolen (em inglês: The Other Side of Hope; em alemão: Die andere Seite der Hoffnung) é um filme de drama e comédia finlandês de 2017, escrito, produzido e dirigido por Aki Kaurismäki. O filme foi produzido pela empresa finlandesa de Kaurismäki Sputnik. Em dezembro de 2016, foi selecionado para disputar uma competição no 67º Festival Internacional de Cinema de Berlim.[1] A história é sobre um empresário finlandês que conhece um requerente de asilo sírio procurando sua irmã desaparecida.

Em Helsinque, Waldemar, um vendedor ambulante de camisas, briga com a esposa e a deixa. Ele decide sair do negócio e vende as camisas restantes. Ele joga seu novo dinheiro em um jogo de pôquer e ganha muito. Com seus ganhos, ele compra um restaurante. Seus três funcionários são inicialmente céticos em relação às tentativas de Waldemar de revigorar o restaurante.

Ao mesmo tempo, Khaled aparece ilegalmente em Helsinque em um cargueiro. Ele se entrega à polícia e pede asilo. Na instalação de processamento de refugiados para a qual ele foi enviado, ele faz amizade com Mazdak, um refugiado iraquiano. Khaled pede a Mazdak que o ajude na busca de sua irmã, Miriam, que se perdeu durante sua jornada pelos Balcãs em busca de refúgio na Guerra Civil Síria. Quando o governo finlandês nega a solicitação de asilo de Khaled após uma entrevista, Khaled escapa da instalação.

Waldemar encontra Khaled escondido perto de seu restaurante, oferece refúgio e o contrata. Waldemar e sua equipe ajudam Khaled a conseguir novos papéis. Mazdak finalmente recebe notícias de Miriam. Waldemar e Khaled contratam um caminhoneiro para trazê-la da Lituânia, onde ela estava em um centro de refugiados. Khaled e Miriam se reúnem. Pouco tempo depois, Khaled volta para casa e volta ao apartamento de Waldemar. No caminho, ele é assediado por um bandido racista que o esfaqueia quase até a morte. Waldemar vê poças de sangue quando volta para sua casa e sai para encontrar Khaled. Khaled está sentado debaixo de uma árvore na margem de um rio, sorrindo enquanto um cachorro pequeno lambe seu rosto.

O elenco do filme no Festival de Berlim.
  • Sherwan Haji - Khaled Ali
  • Sakari Kuosmanen - Waldemar Wikström
  • Ilkka Koivula - Calamnius
  • Janne Hyytiäinen - Cosinheiro
  • Nuppu Koivu - Mirja
  • Kaija Pakarinen - esposa
  • Niroz Haji - Miriam
  • Simon Hussein Al-Bazoon - Mazdak
  • Kati Outinen
  • Tommi Korpela - Melartin
  • Ville Virtanen
  • Timo Torikka
  • Elina Knihtilä
  • Hannu-Pekka Björkman

Aki Kaurismäki disse que pretendia mudar as perspectivas de refugiados na Finlândia. Sherwan Haji ganhou o papel de Khaled depois de responder a uma chamada de elenco para um ator do Oriente Médio, de preferência da Síria.

Haji comentou que ele se baseou em suas experiências pessoais para interpretar o personagem, dizendo: "Levei talvez dez minutos para fechar meus olhos e pensar que estou em casa, e de repente choveu bombas". Kaurismäki perguntou a Haji se ele tocava um instrumento e, ao descobrir que sim, pediu a Haji que levasse o instrumento ao set, escrevendo uma cena para incorporar isso. Depois de considerar o título provisório O Refugiado não poético, Kaurismäki disse que encontrou seu título O Outro Lado da Esperança em um poema grego antigo.

O Outro Lado da Esperança foi altamente aclamado após o lançamento. No Rotten Tomatoes, o filme possui uma taxa de aprovação de 92%, com base em 107 críticas, com uma pontuação média de 7,8 / 10. O consenso crítico do site diz: "O diretor-escritor Aki Kaurismäki aprimora ainda mais seu trabalho com O Outro Lado da Esperança, oferecendo um drama oportuno, cujo ar melancólico é levedado por sua empatia". [2] No Metacritic, ele tem 84 pontos de 100 com base em 23 avaliações, indicando "aclamação universal".[3]

O filme foi escolhido como o melhor filme de 2016-17 pela FIPRESCI.[4]

Referências

  1. «The Other Side Of Hope». Official Site - Palace Films (em inglês). Consultado em 18 de outubro de 2020 
  2. The Other Side of Hope (Toivon tuolla puolen) (2017) (em inglês), consultado em 18 de outubro de 2020 
  3. The Other Side of Hope, consultado em 18 de outubro de 2020 
  4. https://fipresci.org/awards/2017/

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]
Ícone de esboço Este artigo sobre um filme finlandês é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.