Saltar para o conteúdo

Tensor misto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Em análise tensorial, um tensor misto é um tensor que não é nem estritamente covariante nem estritamente contravariante; pelo menos um dos índices de um tensor misto será um subscrito (covariante) e, pelo menos, um dos índices será um sobrescrito (contravariante).

Um tensor misto de tipo ou valência , também escrito "tipo (M, N)", com tanto M > 0 e N > 0, é um tensor o qual tem índices contravariantes M e índices covariantes N. Tal tensor pode ser definido como uma função linear que mapeia um (M + N)-toplo de M formas-um e N vetores a um escalar.

A alteração do tipo do tensor

[editar | editar código-fonte]

Considere o seguinte octeto de tensores relacionados:

.

O primeiro é covariante, o último é contravariante, e os restantes são mistos. Do ponto de vista de notação, esses tensores diferem umas dos outros pela covariância/contravariância de seus índices. Um dado índice contravariante de um tensor pode ser reduzido usando-se o tensor métrico gμν, e um dado índice covariante pode ser elevado usando-se o tensor métrico inverso gμν. Então, gμν poderia ser chamado operador de redução de índice e gμν operador de elevação de índice.

Referências