Schloss Falkenlust
Este artigo não cita fontes confiáveis. (Agosto de 2020) |
O Schloss Falkenlust é um palácio da Alemanha, situado na cidade de Brühl, distrito de Rhein-Erft-Kreis, estado da Renânia do Norte-Vestfália. Foi construído como pavilhão de caça, na primeira metade do século XVIII, pelo Arcebispo de Colónia, Clemente Augusto da Baviera (1700-1761).
Está classificado como Património Cultural da Humanidade pela Unesco desde 1984, em conjunto com o Schloss Augustusburg e o parque que rodeia ambos.
História
[editar | editar código-fonte]Uma alameda directa liga o Schloss Augustusburg (Palácio Augustusburg) ao Schloss Falkenlust. A primeira pedra deste palácio, que serviu como pavilhão de caça, foi colocada pelo Arcebispo de Colónia, Clemente Augusto da Baviera, no dia 16 de Julho de 1729.
Os planos foram desenhados pelo mestre-construtor de Munique, François de Cuvilliés, encarregado igualmente de reestruturar completamente o vizinho Schloss Augustusburg. Em 1733, o edifício, assim como os trabalhos em estuque, estava concluído, excepto os trabalhos nos equipamentos interiores que só ficariam completos na década de 1740.
Em 1794, a residência foi tomada pelas tropas revolucionárias francesas, mas foi adquirida em 1807 pelo diplomata alemão ao serviço da França, Karl Friedrich Reinhard.
Entre 1832 e 1960 o palácio pertenceu a uma família de Brühl, os Giesler, e depois disso tornou-se propriedade do governo da Renânia do Norte-Vestfália. A capela existente no parque foi construída em 1730. É uma construção octogonal, com uma pequena sacristia e um telhado com mansarda e está situada numa espécie de gruta.
O Schloss Falkenlust, em conjunto com o Schloss Augustusburg e o parque que cerca ambos, foi classificado como Património Cultural da Humanidade pela UNESCO em 1984.
Ligações externas
[editar | editar código-fonte]- História do Schloss Falkenlust (em inglês)
- Site Oficial(em alemão)
- Deutsche Welle - Brühl: um palácio no meio do caminho(em português)