Saída graciosa
Uma saída graciosa[1] é uma expressão de programação para quando um programa de computador detecta um erro sério e "sai graciosamente" de maneira controlada como resultado. Comumente, o programa gera uma mensagem de erro descritiva para um terminal ou log como parte da saída.
Geralmente, código para usa saída graciosa existe quando a alternativa — permitir que erro passe não detectado ou sem tratamento — iria produzir muitos erros espúrios ou comportamento anômalo posterior que seria mais difícil para o programador depurar. O código assistido por uma saída graciosa pode adotar passos adicionais, como fechar arquivos, para garantir que o programa mantenha os dados em um estado consistente e recuperável.
Saídas graciosas nem sempre são desejáveis. Em muitos casos, um travamento (crash) direto pode dar ao desenvolvedor a oportunidade de acoplar um depurador ou coletar informação importante, como despejo de memória ou stack trace, para diagnosticar a fonte do problema.
Em uma linguagem que suporta tratamento de exceção formal, uma saída graciosa pode ser o último passo no tratamento de uma exceção. Em outras linguagens, pode ser implementada com código adicional na localização do possível erro.
A expressão "saída graciosa" já foi generalizada para se referir a deixar um emprego ou relação pessoal acabar.[2][3]
Ver também
[editar | editar código-fonte]Referências
- ↑ «graceful exit». The Free Dictionary. Consultado em Setembro 25, 2016
- ↑ Ellen Goodman. «Quote by Ellen Goodman: "There's a trick to the 'graceful exit.' It begi..."». Goodreads.
There's a trick to the 'graceful exit.' It begins with the vision to recognize when a job, a life stage, or a relationship is over — and let it go. It means leaving what’s over without denying its validity or its past importance to our lives. It involves a sense of future, a belief that every exit line is an entry, that we are moving up, rather than out.
- ↑ Sue Shellenbarger (Agosto 18, 2015). «How to Leave Your Job Gracefully». The Wall Street Journal.
A graceful exit can burnish an employee’s reputation and shore up valuable relationships. A bad one can do serious damage to both.