Reta de Santanense (Itaúna)
Este artigo ou secção contém uma lista de referências no fim do texto, mas as suas fontes não são claras porque não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (Abril de 2024) |
O Núcleo Residencial Vitor Gonçalves de Sousa, popularmente conhecido como Reta de Santanense, é um bairro de Itaúna, MG, Brasil. Sua população, de acordo com o Censo demográfico do Brasil de 2010 é de 309 habitantes, sendo 149 homens e 160 mulheres.
Panorama
[editar | editar código-fonte]História e Geografia do Bairro
[editar | editar código-fonte]A região em que hoje se encontra o bairro sempre foi de ligação entre o Centro e Santanense. Na história da emancipação de Santanense, a Reta faria parte do novo município de Governador Magalhães Pinto. Uma curiosidade é que o Núcleo fica entre a antiga Usina São João, atual Simec, e a Companhia Santanense. O Morro que limita o bairro com o bairro Tropical, a sul, é praticamente dividido o terreno entre as duas fábricas, com a linha férrea também limitando o bairro. A leste, localiza-se o Bairro São Judas Tadeu. A oeste, o bairro Santanense. A norte, encontra-se um grande terreno de posse da Prefeitura Municipal de Itaúna, que chega até o Rio São João.
O bairro praticamente consiste em uma avenida, a Doutor Miguel Augusto Gonçalves, e pequenas ruas sem saída divididas em três blocos, são eles: Rua Antônio Coutinho, Rua Acácio Campos, Rua Padre Ubaldo, Rua Ramé Nogueira /// Rua José Gabino, Rua Mansuet Barbosa, Rua José Camargos, Rua Godvy Saldanha /// Rua Antônio Marinho, Rua Enfermeiro Bonifácio, Rua Petrina Gonçalves, Praça Ivo Rosa.
Nota-se também o Centro Comunitário Carolina de Castro, usado como banco de alimentos.
Religiosidade
[editar | editar código-fonte]No bairro encontra-se a Igreja de Santa Rita de Cássia, estabelecida no final da década de noventa do século vinte. Reza a lenda que, antes de fundada a capela, a região era conhecida como "Reta da Morte", e, que por influência do tempo, os acidentes diminuíram, mas, vez ou outra, ainda acontecem.
Canteiro de Obras
[editar | editar código-fonte]A ação, por parte da Prefeitura Municipal de Itaúna, de transferir o Canteiro de Obras para o seu terreno, ao norte do bairro, causou burburinho entre os moradores, entre 2023. Apesar de promessas, ele ainda continua operando lá.
Flora
[editar | editar código-fonte]Outro aspecto pelo qual a Reta é conhecida é por sua abundância de árvores frutíferas. Por todo o canteiro central da Avenida, pés de manga, goiaba, amora, acerola, romã, mamão e café chamam a atenção de transeuntes.
Referências
[editar | editar código-fonte]- https://viuitauna.com.br/2023/08/03/deposito-de-materiais-gera-transtornos-na-reta-de-santanense-infraestrutura-diz-que-situacao-e-temporaria/
- https://www.folhapovoitauna.com.br/reta-de-santanense-populacao-aguarda-conserto-de-estragos
- https://santanafm.com.br/poste-de-iluminacao-cai-na-reta-de-santanense-e-deixa-dois-gravemente-feridos/
- https://viuitauna.com.br/2021/04/20/populares-flagram-jiboia-na-reta-de-santanense/