A Regra do Quadrado, também conhecida como Regra do Quadrilátero, é uma regra prática de xadrez para avaliar as possibilidades de promoção de um peão passado num final, descontando a ajuda do rei da mesma cor que o peão.
A regra consiste em se considerar um quadrado imaginário no qual o peão em busca de promoção é um dos vértices, se o rei adversário estiver dentro desse quadrado (a regra só vale quando se desconta a ajuda do rei da mesma cor que o peão) e for a vez do enxadrista com o peão efetuar o seu lance, o rei conseguirá capturar o peão; já se estiver fora do quadrado, sendo a vez do enxadrista que move o peão jogar, o rei não conseguirá capturar o peão. Segue-se demonstração:
Adotar-se-á no exemplo um peão na casa e5, mas a regra é válida para qualquer peão em qualquer casa.
a
b
c
d
e
f
g
h
8
8
7
7
6
6
5
5
4
4
3
3
2
2
1
1
a
b
c
d
e
f
g
h
Traça-se uma linha imaginária na coluna e na fila do peão. No caso da coluna, apenas nas casas que estiver à frente do peão.
a
b
c
d
e
f
g
h
8
8
7
7
6
6
5
5
4
4
3
3
2
2
1
1
a
b
c
d
e
f
g
h
Traça-se linhas imaginárias nas diagonais onde se encontra o peão, mas apenas na parte do tabuleiro que estiver à frente do peão.
a
b
c
d
e
f
g
h
8
8
7
7
6
6
5
5
4
4
3
3
2
2
1
1
a
b
c
d
e
f
g
h
Unido-se os extremos das diagonais com a linha ao longo da fileira do peão formam-se dois quadrados.
a
b
c
d
e
f
g
h
8
8
7
7
6
6
5
5
4
4
3
3
2
2
1
1
a
b
c
d
e
f
g
h
Agora, se o rei adversário estiver dentro de um dos quadrados (como o rei na b5), ele vai poder tomar o peão antes que ele se promova ou na mesma jogada em que ele se promover. Se não estiver dentro dele (como o rei na a8) e for a vez das brancas jogarem, o rei não conseguirá capturar o peão.