Saltar para o conteúdo

Mauro Maur

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mauro Maur

Mauro Maur
Informação geral
Nascimento 8 de agosto de 1958 (66 anos), TriesteItália
País Itália Itália
Gênero(s) Clássica
Cinema
Crossover
Instrumento(s) Trompete, Maestro
Período em atividade 1968—Presente
Gravadora(s) RCA, Columbia, Sony

Mauro Maur, o Pavarotti da trombeta, é um trompetista italiano.

No cinema italiano e americano, Mauro Maur está presente em mais de 100 trilhas sonoras como solista. Morricone, Ortolani, Cosma, Vlad, Piccioni, Theodorakis dedicaram-lhe importantes composições.

Foi requisitado há alguns meses nos estados Unidos para as celebrações da "Semana Italiana no Mundo".

Apresentou-se com Gloria Gaynor, Placido Domingo, I Solisti Veneti, The Youth Orchestra of the Americas, Barbara Hendrix, Nini Rosso, Leonard Bernstein, Riccardo Muti.

Sua Santidade, o Papa Benedetto XVI, recebeu Mauro Maur e seu maravilhoso trompete de ouro na Sala Nervi, no Vaticano, na qual o célebre solista encantou as mais de 8000 pessoas presentes em uma memorável apresentação, que suscitou vários pedidos de bis.

O programa de música no cinema propõe composições de Ennio Morricone, Piero Piccioni e Nino Rota, compositores com os quais Mauro Maur colabora ou  colaborou desde 1985. 

Mauro Maur trabalhou com Nino Rota no seu último filme e a amizade entre ele, Giulietta Masina e Federico Fellini fez com que a família lhe pedisse que tocasse nos funerais de ambos.

O grupo de Mauro Maur é uma "machine à musique" que fez rir e chorar o público americano, europeu e asiático. Há 25 anos, este grande trompetista fez-se aplaudir nas mais importantes salas de espetáculo do mundo.

Cavaleiro: Cavaliere Ordine al Merito della Repubblica Italiana: 2008[1]

Oficial: Ufficiale Ordine al Merito della Repubblica Italiana: 2018[2]

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]