Jubileu de Ouro de Vitória do Reino Unido
Este artigo ou secção contém uma lista de referências no fim do texto, mas as suas fontes não são claras porque não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (Setembro de 2018) |
O Jubileu de Ouro da Rainha Vitória foi celebrado em 20 de junho de 1887 por ocasião do quinquagésimo aniversário de sua ascensão em 20 de junho de 1837. Foi celebrado com um banquete para o qual 50 reis e príncipes europeus foram convidados.
História
[editar | editar código-fonte]Em 20 de junho de 1887, a rainha tomava o café da manhã ao ar livre sob as árvores em Frogmore, onde o príncipe Alberto fora enterrado. Ela então viajou de trem do Castelo de Windsor para Paddington e depois para o Palácio de Buckingham para um banquete real naquela noite. Cinquenta reis e príncipes estrangeiros, juntamente com os dirigentes das colônias e domínios ultramarinos da Grã-Bretanha, compareceram. Ela escreveu em seu diário:
Tivemos um grande jantar em família. Todos os Royalties se reuniram na sala de proa e jantamos na sala de jantar, que parecia esplêndida com o bufê coberto com a placa de ouro. A mesa era uma grande ferradura, com muitas luzes acesas.
O rei da Dinamarca me acolheu e Willy, da Grécia, sentou-se do meu outro lado. Os príncipes estavam todos uniformizados e as princesas estavam todas lindamente vestidas. Depois fomos ao salão de baile, onde minha banda tocava.
No dia seguinte, ela participou de uma procissão em um landau aberto através de Londres até a Abadia de Westminster, escoltada pela cavalaria colonial indiana.
Durante as orações pela Rainha na Abadia, um raio de sol caiu sobre sua cabeça baixa, que a futura rainha Liliuokalani, do Havaí, observou como uma marca de favor divino.
Em seu retorno ao palácio, ela foi para sua varanda e foi aplaudida pela multidão. No salão de baile, ela distribuiu broches feitos para o Jubileu para sua família. À noite, ela vestiu um vestido bordado com rosas prateadas, cardos e trevos e compareceu a um banquete. Depois disso, ela recebeu uma procissão de diplomatas e príncipes indianos. Ela foi então levada de cadeira para sentar e assistir a fogos de artifício no jardim do palácio.
No Jubileu, ela contratou dois muçulmanos indianos como garçons, um dos quais era Abdul Karim. Ele foi logo promovido a Munshi e lhe ensinou urdu, e atuou como balconista. Sua família e retentores ficaram chocados e acusaram Abdul Karim de espionar a Liga Patriótica Muçulmana e enviesar a rainha contra os hindus. Equerry Frederick Ponsonby (o filho de Sir Henry) descobriu que o Munshi havia mentido sobre seu passado e relatou a Lord Elgin, vice-rei da Índia, que "o Munshi ocupa muito a mesma posição que John Brown costumava fazer". Vitória negou suas queixas como preconceito racial. Abdul Karim permaneceu em seu serviço até que ele retornou à Índia com uma pensão por sua morte.
Um busto comemorativo de Vitória foi encomendado pelo escultor Francis John Williamson. Muitas cópias foram feitas e distribuídas por todo o Império Britânico.
Em 1887, a famosa "aldeia torta" de Denby Dale, lar da Denby Dale Pie Company, criou uma torta para comemorar o evento. Ele então estragaria, com um segundo cozido uma semana depois, ficando conhecido como a Torta da Ressurreição.
Black Elk, a Rainha Kapiʻolani e a Princesa Liliʻuokalani participaram do seu Jubileu de Ouro.
Como parte do ano jubilar, a Primeira Conferência Colonial foi realizada em Londres.
Uma Medalha especial de Jubileu de Ouro foi instituída e concedida aos participantes das celebrações do jubileu.
Em Malta, a cidade de Rabat, ou Rabato, em Gozo, foi promovida a uma cidade chamada "Victoria" em 10 de junho, por ocasião do Jubileu.
Veja também
[editar | editar código-fonte]Referências
[editar | editar código-fonte]- "Victoria Marked Golden Jubilee With Fireworks". Oxford Review. June 1, 2002. Retrieved 2011-01-24.
After 50 years as ruler of the British Empire, Queen Victoria celebrated her Golden Jubilee by inviting 50 foreign kings and ...
- "History of Jubilees: Queen Victoria". British Royal Household. Retrieved 2011-01-24.
The longest-reigning British monarch, Queen Victoria celebrated Golden and Diamond Jubilees marking 50 and 60 years of her reign. Queen Victoria's Golden Jubilee was celebrated on 20 and 21 June 1887. On 20 June the day began quietly with breakfast under the trees at Frogmore, the resting place of her beloved late husband, Prince Albert. ...
Bibliografia
[editar | editar código-fonte]- Hibbert, Christopher (2000) Queen Victoria: A Personal History, London: HarperCollins, ISBN 0-00-638843-4
- St Aubyn, Giles (1991) Queen Victoria: A Portrait, London: Sinclair-Stevenson, ISBN 1-85619-086-2
- Waller, Maureen (2006) Sovereign Ladies: The Six Reigning Queens of England, London: John Murray, ISBN 0-7195-6628-2