Saltar para o conteúdo

Hanger Lane (Metropolitano de Londres)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Hanger Lane
Hanger Lane (Metropolitano de Londres)
Linha Central line
Plataformas 2
Zona tarifária Travelcard Zone 3

Hanger Lane é uma estação do Metropolitano de Londres em Hanger Hill, Ealing, na fronteira entre o oeste e o noroeste de Londres. Ele está localizado no ramal West Ruislip da linha Central, entre as estações Perivale e North Acton, e está na Zona 3 do Travelcard.

Fica a uma curta caminhada da Estação Park Royal na linha Piccadilly. As duas linhas cruzam um pouco a leste da estação Hanger Lane.

A Great Western Railway (GWR) abriu a Twyford Abbey Halt logo a leste do local em 1 de maio de 1904 como parte do projeto GWR e Great Central Railway Joint Railway (a New North Main Line) em direção a High Wycombe. Foi fechada em 1 de maio de 1911, substituído pela estação de Brentham a oeste do local atual. Essa estação foi fechada entre 1915 e 1920 devido às economias da Primeira Guerra Mundial. Brentham e a maioria das estações da linha principal entre North Acton e West Ruislip foram finalmente fechadas em 1947, quando a linha Central foi estendida de North Acton em trilhos eletrificados construídos sob o New Works Programme da LPTB de 1935; o atraso deveu-se à Segunda Guerra Mundial.

A estação da linha Central foi inaugurada em 30 de junho de 1947 como "Hanger Lane", pois ficava perto dessa estrada.

A entrada e o telhado da bilheteria subterrânea formam o centro do Sistema giratório de Hanger Lane, uma rotatória complexa no oeste de Londres, onde a A40 Western Avenue cruza a A406 North Circular Road em uma passagem subterrânea. Os passageiros devem usar passagens subterrâneas de pedestres sob o giratório para acessar a estação, que fica acima do solo.

Em 2012 o exterior do edifício da estação foi repintado, reformado e recebeu novos roundels do Metrô de Londres.

Em 2018, foi anunciado que a estação ganharia acesso gratuito até 2022, como parte de um investimento de £ 200 milhões para aumentar o número de estações acessíveis no Metrô.[1]

Desenvolvimento

[editar | editar código-fonte]

Em 2004, a empresa multinacional Diageo concordou em construir plataformas a leste para um intercâmbio com Park Royal na linha Piccadilly,[2][3] como parte de seu parque empresarial First Central,[4] construído no local da (agora demolida) cervejaria Guinness. Em junho de 2022, isso não aconteceu.

As linhas 95, 112, 226, 483 e 487 de ônibus de Londres atendem a estação.

Referências

  1. «Huge boost for accessibility as further 13 stations to go step-free». London City Hall (em inglês). 19 de janeiro de 2018. Consultado em 2 de fevereiro de 2018 
  2. alwaystouchout Park Royal Central line platforms
  3. London Borough of Brent: Central line agreement Audit trail for planning agreement not all on-line, but starts here
  4. First Central business park Arquivado em 2016-01-16 no Wayback Machine Map of Park Royal Central line platforms