Saltar para o conteúdo

Donkey Kong 64

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Donkey Kong 64
Donkey Kong 64
Desenvolvedora(s) Rare
Publicadora(s) Nintendo
Diretor(es) George Andreas
Produtor(es) Shigeru Miyamoto
Programador(es) Chris Sutherland
Artista(s) Mark Stevenson
Compositor(es) Grant Kirkhope
Série Donkey Kong
Plataforma(s) Nintendo 64
Lançamento
  • AN: 22 de novembro de 1999
  • EU: 3 de dezembro de 1999
  • JP: 10 de dezembro de 1999
Gênero(s) Plataforma
Modos de jogo Um jogador
Multijogador
Diddy Kong Racing
Donkey Konga

Donkey Kong 64 é um jogo eletrônico da série Donkey Kong para o sistema Nintendo 64. Neste jogo temos o retorno de Donkey Kong como personagem jogável e Diddy Kong, contando com a participação de mais 3 personagens totalmente novos.[1]

Foi o primeiro jogo do Nintendo 64 onde o Expansor de Memória se fez necessário para jogar.[2]

A entrada do jogo mostra Rap fazendo as apresentações dos personagens, falando de suas qualidades e poderes. O objetivo do jogo é achar as 8 chaves que prendem K.Lumsy, um imenso Kremling que não quer obedecer K.Rool, e poder deter a imensa Blast-O-Matic, com a qual K.Rool planeja destruir as DK Isles (Ilhas DK).

A história do jogo acontece um ano depois do jogo Donkey Kong Land III onde K. Rool produz uma nova arma, a Blast-O-Matic, e pretende destruir as Ilhas DK. Porém, a máquina falha após um problema que faz com que sua ilha flutuante fique de frente para a Ilha Donkey Kong. Para ganhar tempo e poder arrumar sua máquina, K.Rool captura alguns dos Kongs e os prende e rouba as preciosas bananas douradas de Donkey Kong. À medida que DK liberta seus amigos, ele parte em uma aventura para recuperar suas bananas e derrotar K. Rool, seu exército de Kremlings e outras criaturas do mal.

Esse é um jogo 3D com fortes ligações aos jogos de plataforma, semelhante a Super Mario 64 e Banjo-Kazooie. Existem um total de 5 Kongs jogáveis, cada um com habilidades e upgrades únicos. O jogador inicia com acesso somente ao Donkey Kong e deve avançar no jogo para libertar os outros 4 personagens como parte da jogabilidade.

É possível controlar 5 Kongs no jogo. No início, apenas Donkey está disponível, mas com o desenrolar do jogo os outros 4 são habilitados.
Cada Kong possui uma arma e um instrumento musical. As armas servem para destruir inimigos e também ativar certos botões, enquanto os intrumentos servem para destruir todos os inimigos na área e ativar certos eventos.

O famoso Ground-Power de Mario 64 está presente no jogo, e com o desenvolvimento do jogo, ele vai recebendo mais poder e força, para ativar botões mais resistentes.

Os animais das séries anteriores estão representados por Rambi, o rinoceronte; e Engarde, o peixe-espada. Mas ao invés de montá-los, os Kongs se transformam neles, através de caixas espalhadas em algumas áreas.

 Recepção
Resenha crítica
Publicação Nota
Electronic Gamimg Monthly 8,37 de 10[3]
GamePro 5 de 5[3]
GameSpot 9 de 10[1]
IGN 9 de 10[2]
Nintendo Power 8,6 de 10[3]
Pontuação global
Agregador Nota média
GameRankings 88%[3]
Metacritic 90/100[4]
Premiações
Premiador Prêmio
GameSpot Editors' Choice Awards[1]
E3 (1999) Game Critics Awards:Best Plataformer[5]

Donkey Kong 64 foi lançado com críticas no geral positivas, com pontuações variando entre 80% e 100%, com uma média de 88% no site Game Rankings. Alguns dos problemas mais citados foram o mal planejamento do modo multiplayer e o tédio e a dificuldade de algumas partes do jogo. Muitos compararam o DK64 ao Donkey Kong Country, dizendo que o fator de inovação e a impressão passadas não foram tão boas quanto os da série para o SNES.

Referências

  1. a b c «Donkey Kong 64 Review for Nintendo 64» (em inglês). GameSpot. Consultado em 11 de Novembro de 2009 
  2. a b «IGN: Donkey Kong 64 Review» (em inglês). IGN 64. 24 de Novembro de 1999. Consultado em 11 de Novembro de 2009 
  3. a b c d «Donkey Kong 64 for Nintendo 64» (em inglês). GameRankings. Consultado em 11 de Novembro de 2009 
  4. «Donkey Kong 64 at MetaCritics» (em inglês). Consultado em 11 de Novembro de 2009 
  5. «Game Critics Awards» (em inglês). E3. Consultado em 11 de Novembro de 2009 

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]
Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.