Discussão:Gripe espanhola
Adicionar tópicoEsta é a página de discussão de Gripe espanhola, destinada ao debate sobre melhorias e tarefas relacionadas ao artigo. Não é um fórum para discussão sem relação com o artigo. | |||
---|---|---|---|
|
Este artigo foi eleito como um artigo bom no dia 7 de abril de 2020, o que significa que foi considerado um bom trabalho da Wikipédia lusófona (comparar versões). Se encontrar uma maneira de melhorar este artigo, sem comprometer o trabalho desenvolvido, convidamos você a contribuir. A votação que originou este destaque encontra-se nesta página. |
Visualizações diárias deste artigo O gráfico de estatísticas de acesso não está disponível no momento devido a problemas técnicos. Até que seja ativado novamente, visite um gráfico interativo em pageviews.wmcloud.org |
Um fa(c)to de Gripe espanhola apareceu na página principal da Wikipédia na se(c)ção Sabia que…? em 27 de julho de 2020. O texto da entrada foi o seguinte:
|
Sem título
[editar código-fonte]Apesar de não ter nascido na Espanha, o nome "Gripe Espanhola" se consagrou mundo afora para descrever esse evento. Não há incorreção em utilizar o termo, pois o mesmo é utilizado até por pesquisadores espanhóis, como revela o livro "La Gripe Española: La Pandemia de 1918-1919", escrito por Beatriz Echeverri Dávila e referência do tema na Espanha.--Edualexandre (discussão) 01h46min de 12 de maio de 2009 (UTC)
Sou a favor da mudança do título para 'Gripe de 1918'. Os argumentos são os mesmos apresentados abaixo. Fábio Perez (discussão) 23h20min de 3 de maio de 2009 (UTC)
Talvez fosse bom dizer que a gripe espanhola nao era chamada assim em outros países da Europa naquele período. Cada país culpava o outro pela "invençâo" deste flagelo. Assim, na Alemanha chamava de "gripe francesa", na Inglaterra de "gripe germânica" etc...
É chamada "gripe espanhola" pelo fato de os primeiros casos terem sido relatados nesse país. País neutro na primeira Guerra Mundial, nao havia censura militar, como era o caso nos demais países europeus onde nehmuma notícia desse tipo podia sair dos hospitais.
Artigo importantíssimo sobre a gripe espanhola
[editar código-fonte]http://www.rense.com/general83/weap.htm Gente o Edward Anthony masen cullen morreu de gripe espanhola
Edição removeu informação do Brasil
[editar código-fonte]Alguém editou o artigo recentemente e removeu as informações sobre o impacto no Brasil... Entrei em 20/03 e dizia: A pandemia chegou a matar mais de 35 mil pessoas no país. Segundo o Instituto Butantan, foram "[...] 12.700 no Rio de Janeiro, 6.000 em São Paulo. A doença foi tão severa que vitimou até o Presidente da República, Rodrigues Alves, em 1919. Os períodos de periculosidade de infecção levaram à imposição de medidas sanitárias. Foram fechadas escolas, estabelecimentos comerciais, cinemas, cabarés, bares, festas populares e partidas esportivas foram proibidas, tudo isso para evitar a aglomeração de pessoas. Foram meses em que a vida social limitou-se ao máximo. Consequentemente, no Brasil, o primeiro festejo popular de maior dimensão (o Carnaval) que ocorreu após o término da terceira onda da doença, houve um exacerbamento dos sentidos. Em fevereiro de 1920 uma euforia geral tomou conta da população, levando aos extremos a liberação dos usos e costumes, acabando com pudores. Em 1938, referindo-se a esse período, Carmem Miranda gravou "E o Mundo Não se Acabou". A música, composta por Assis Valente, expressa a atmosfera apocalíptica do contexto pandêmico. a musica:
"Anunciaram e garantiram que o mundo ia se acabar/Por causa disso a minha gente lá de casa começou a rezar... acreditei nessa conversa mole/Pensei que o mundo ia se acabar/E fui tratando de me despedir/E sem demora fui tratando de aproveitar/Beijei na boca de quem não devia/Peguei na mão de quem não conhecia/Dancei um samba em traje de maiô/E o tal mundo não se acabou... Ih! Vai ter barulho e vai ter confusão/ Porque o mundo não se acabou". Daniela lima Seabra (discussão) 21h19min de 7 de abril de 2020 (UTC)
Vi aqui quando ocorreu : 23 de março de 2020, 18h30, quando EVinente moveu Gripe espanhola de 1918 para Gripe espanhola. Tinham informações na Wiki que foi movida que não entraram na junção. Daniela lima Seabra (discussão) 05h09min de 8 de abril de 2020 (UTC)
- A pedido de um editor no Informe um erro, inclui uma ligação no "ver também" para o artigo acima.Jo Loribd 13h28min de 10 de abril de 2020 (UTC)
Infocaixa
[editar código-fonte]Adicionei no artigo a caixa de informação (infocaixa) {{Info/Epidemia}}, que é usado em outros artigos sobre epidemias e pandemias, para facilitar a visualização de dados mais gerais. Apesar de haver algumas diferenças entre dados do artigo em português com o artigo em inglês e também com dados contidos na referência (por exemplo, início e fim da pandemia, entre outros), usei na tabela os mesmos dados que estão no artigo, que já têm referências. Possivelmente em outro momento farei outras edições no artigo para revisar alguns desses dados. Deixei todos os parâmetros do template no código do artigo para facilitar caso alguém queira adicionar algum outro dado. — Mr White 03h25min de 17 de janeiro de 2021 (UTC)