Saltar para o conteúdo

Adobe Creative Suite

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Adobe Creative Suite
Desenvolvedor Adobe Systems
Plataforma x86 e x64
Lançamento 18 de agosto de 2003 (21 anos)
Versão estável Creative Suite 6.0 (CS6) (7 de maio de 2012; há 12 anos)
Sistema operativo Microsoft Windows, Mac OS X
Gênero(s) Design gráfico, desenvolvimento web e edição de vídeo
Licença Proprietário
Estado do desenvolvimento Ativo
Tamanho 4,4 GB
Página oficial adobe.com.

A Adobe Creative Suite, abreviada como Adobe CS, é uma suíte de aplicativos desenvolvidos pela Adobe Systems para uso em design gráfico, desenvolvimento web e edição de vídeo.

Aplicativos para uso nos sistemas operacionais Windows e Macintosh. A versão Adobe CS6 foi anunciada em 23 de abril de 2012, sendo oficialmente lançada em 7 de maio de 2012.[1]

Descrições rápidas dos programas presentes no Adobe Creative Suite:

  • Acrobat: família de softwares relacionada a arquivos em formato PDF :
    • Adobe Acrobat Standard e Adobe Acrobat Pro, que permitem a criação de arquivos PDF
    • Reader: software livre para visualização e impressão de arquivos PDF.
  • After Effects: é um software de composição e animação, normalmente usado em pós-produção de vídeos.
  • Bridge: gerenciador de arquivos, que tem como principal função unir as partes da Creative Suite usando um formato similar ao Win Explorer e ao Finder.
  • Contribute: usado para gerenciar o conteúdo de um website. Permite um conjunto de pessoas dentro de uma organização atualizar páginas da web, com poucas habilidades de webdesign.
  • Device Central: usado para integrar partes da Creative Suite e oferecer um modo simples para profissionais testarem conteúdo para Flash Lite, bitmap, web, e para dispositivos móveis.
  • Dreamweaver: software para edição e criação de páginas da web, tanto em modo design quanto utilizando código.
  • Dynamic Link: componente que integra After Effects, Premiere e Encore.
  • Encore: ferramenta versátil e interativa para criação de DVDs, Blu-ray e "Web DVDs" (arquivos SWF visualizáveis com Flash Player).
  • Fireworks: editor de gráficos vetoriais e bitmap, especialmente para web designers.
  • Flash: família de softwares dedicada a várias tecnologias multimídia da Adobe:
    • Adobe Flash Pro: software multimídia para a criação de aplicações para a web, jogos, filmes, e conteúdo para celulares e outros dispositivos. Tem suporte para gráficos vetoriais e rasterizados e para a linguagem de programação ActionScript.
    • Flash Player, um software livre que permite a visualização de arquivos multimídia SWF.
    • Flash Catalyst: ferramenta de design interativo que permite aos usuários transformar arte do Photoshop, Illustrator, e/ou Fireworks em projetos totalmente interativos sem a necessidade de escrever códigos.
    • Flash Builder (anteriormente Adobe Flex Builder) ferramenta de desenvolvimento de nível profissional para criar aplicativos e conteúdos avançados web para várias plataformas usando a estrutura Flex de código aberto.
  • Illustrator editor de gráficos vetoriais.
  • InDesign: ferramenta de diagramação e edição (editoração eletrônica, conhecida como desktop publishing).
  • OnLocation: software de gravação e monitoramento de mídia.
  • Photoshop: editor de fotos e gráficos rasterizados (com funcionalidade para gráficos vetoriais e animação).
  • Premiere: editor de vídeo em tempo real, baseado em "linha do tempo".
  • Soundbooth: editor de áudio digital. Não é um substituto para o Adobe Audition, mas é uma alternativa para não especialistas em edição e manipulação de áudio.

Adobe ainda possui um conjunto de serviços online integrados com Creative Suite, chamado Adobe CS Live. Inclui os seguintes serviços:

  • BrowserLab: ferramenta para testar páginas da web em diferentes navegadores e sistemas operacionais, permitindo visualização múltipla e comparação entre diferentes navegadores.
  • CS Review: permite a criação e o compartilhamento de revisões de documentos online. Também é possível obter comentários de projetos produzidos com a suíte.
  • Acrobat.com: serviço que permite aos usuários criar, armazenar e compartilhar documentos PDF online.
  • Story: ferramenta colaborativa de desenvolvimento de scripts usada para acelerar o processo de criação de roteiros e sua transformação em mídia.
  • SiteCatalyst NetAverages: serviço que fornece dados de tendências da internet para usuários de design de conteúdo online para o público amplo.es
  • Galinhan
Adobe Creative Suite 5
Software Design Web
Premium
Production
Premium
Master
Collection
Premium Standard
Photoshop CS5 Extended
Photoshop CS5
Illustrator CS5
InDesign CS5
Acrobat 9 Pro
Flash Catalyst CS5
Flash Professional CS5
Flash Builder 4
Dreamweaver CS5
Fireworks CS5
Contribute CS5
Premiere CS5
OnLocation CS5
Encore CS5
After Effects CS5
Soundbooth CS5
Programas e serviços compartilhados
Bridge CS5
Device Central CS5
Dynamic Link
CS Live

Com o lançamento desta leva, a Adobe substituiu alguns programas em função do choque com outros, também da empresa, que desempenhavam a mesma função. Isto não vale para o Adobe Audition, substituído na suíte pelo Adobe Soundbooth por ser um "produto para profissionais criativos não-especializados em áudio". Com a compra da Macromedia pela Adobe, em 2005, houve um choque entre os programas GoLive, substituído pelo Dreamweaver, e ImageReady, substituído pelo Fireworks.

A Creative Suite foi lançada em 2003. As primeiras duas versões (CS e CS2) estavam disponíveis em duas edições:

Precursores da Creative Suite atual

[editar | editar código-fonte]

Production Studio

[editar | editar código-fonte]

Adobe Creative Suite Production Studio, anteriormente chamada Adobe Video Collection, foi uma suíte de aplicativos para aquisição, edição e distribuição de vídeo e áudio digital. Esteve disponível nas edições Standard e Premium.

O Production Studio se tornou parte da família Creative Suíte 3 e a linha equivalente ao Production Studio Premium é a edição Production Premium da CS3.

Macromedia Studio

[editar | editar código-fonte]

O Macromedia Studio foi uma suíte de aplicativos voltados ao desenvolvimento web criada pela Macromedia. Depois da aquisição da Macromedia pela Adobe, o Studio 8 foi substituído, modificado e integrado em duas edições da família Creative Suite 3: Web Premium e Web Standard.

As aplicações do Macromedia Studio que foram incluídas com a CS3 são Dreamweaver, Fireworks e Flash. O FreeHand foi descontinuado e substituído pelo Adobe Illustrator. O Director e o ColdFusion não foram incluídos na Creative Suite, mas continuam sendo desenvolvidos e vendidos separadamente pela Adobe.

Creative Suite 3

[editar | editar código-fonte]

A Adobe Creative Suite 3 (CS3) foi anunciada em 27 de Março de 2007; ela introduziu binários universais para todas as aplicações maiores do Apple Macintosh bem como incluiu todas as aplicações do Macromedia Studio e do Production Studo. Alguns programas da Creative Suite também começaram a usar o motor de layout Presto, usado no navegador web Opera.

[2]

A adobe começou vendendo os aplicativos da CS3 em três diferentes combinações, chamadas de Edições. Design Standard & Premium e Web Standard & Premium começaram a ser vendidas em 16 de Abril de 2007 e as edições Production Premium e Master Collection, em 2 de Julho de 2007. A última versão lançada do CS3 foi a 3.3. em 2 de Junho de 2008. Nesta versão, o Fireworks CS3 foi incluído no Design Premium e todas as edições que continham o Acrobat 8 Pro o tiveram substituído pelo Acrobat 9 Pro.

O CS3 incluiu muitos programas, como Dreamweaver, Flash e Fireworks, que foram desenvolvidos pela antiga rival Macromedia, que foi adquirida pela Adobe em 2005. Também incluía Adobe OnLocation e Adobe Ultra, que foram desenvolvidos pela Serious Magic, que foi adquirida pela Adobe em 2006.

Referências

  1. «ADOBE ANNOUNCES CS6, SHIPS MAY 7TH?». Consultado em 14 de agosto de 2012. Arquivado do original em 8 de julho de 2012 
  2. «Adobe Creative Suite 3 To Be Announced March 27th»