Saltar para o conteúdo

Ф

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
letra cirílica ef
Alfabeto cirílico
А Б В Г Ґ Д Ђ Ѓ Е Ё
Є Ж Ѕ З И І Ї Й Ј К
Л Љ М Н Њ О П Р С Т
Ћ Ќ У Ў Ф Х Ц Ч Џ Ш
Щ Ъ Ы Ь Э Ю Я
Letras não eslavas
Ӑ Ӓ Ӕ Ҕ Ғ Ә Ӏ Ӂ Җ Ӝ
Ҙ Ӟ Ӡ Ҡ Қ Ӄ Ҟ Ҝ Ң Ӈ
Ҥ Ө Ӧ Ҧ Ҫ Ҷ Ӵ Ҹ Ҽ Ҿ
Ҩ Ҳ Ҭ Ҵ Ӱ Ӳ Ӯ Ү Ұ Һ
Ӹ Ы̄ Ҍ Ә̃ Ю̈
Letras arcaicas
Ҁ Ѹ Ѡ Ѿ Ѻ Ѣ Ѥ Ѧ Ѫ
Ѩ Ѭ Ѯ Ѱ Ѳ Ѵ Ѷ
Letra cirílica ef minúscula

Ф, ф (Ef) é a vigésima letra do alfabeto cirílico.[1]

Seu som é o fonema consonantal fricativo labiodental surdo /f/.

Representa a consoante /f/, a menos que esteja diante de uma vogal palatalizante, quando passa a respresentar /fʲ/.

Foi derivada diretamente da letra grega Φ (phi), e substituiu a antiga letra Ѳ (fita) na versão russa do alfabeto, em uso desde 1918. Ao contrário do phi, no entanto, o ef é transliterado como <f>, e não <ph>.

As línguas eslavas praticamente não têm palavras notivas que contêm /f/; este fonema, que não existe no proto-indo-europeu (PIE), tem suas origens no PIE * (que deu lugar ao /b/ eslavo) no grego e no latim, e do PIE *p (que permaneceu inalterado no ramo eslavo) nas línguas germânicas. A letra ф é, portanto, quase que exclusivamente encontrada em palavras de origem estrangeira (especialmente de origem grega, latina, francesa, alemã, inglês e turcomana). As poucas palavras eslavas com esta letra, são exemplos de onomatopeia (em verbos russos como фукать, фыркать etc.) ou refletem alguma mudança esporádica na pronúncia, como, por exemplo, пв /pv/, no sérvio уфати (do antigo eslavo eclesiástico уповати), e хв /xv/, no búlgaro фаля (do antigo eslavo eclesiástico хвалю), ou х /x/ no topônimo russo Фили (from хилый).

Referências

  1. «Summary of Slavonic Characters Included in the Unicode Standard». Ponomar Project. Consultado em 20 de julho de 2019 
Ícone de esboço Este artigo sobre linguística ou um linguista é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.