Saltar para o conteúdo

Copépodes: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
ArthurBot (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: sl:Ceponožci
Linha 6: Linha 6:
| reino = [[Animalia]]
| reino = [[Animalia]]
| filo = [[Arthropoda]]
| filo = [[Arthropoda]]
| subfilo = [[Crustacea]]
| classe = [[Maxillopoda]]
| classe = [[Maxillopoda]]
| subclasse = '''Copepoda'''
| subclasse = '''Copepoda'''

Revisão das 02h33min de 19 de julho de 2010

Copépodes
E.Haeckel: Kunstformen der Natur
Classificação científica
Reino:
Filo:
Subdivisão:
Ver texto.
Subfilo:
Classe:
Subclasse:
Copepoda
Ordens
Ver texto.

Os copépodes (sub-classe Copepoda) são um grupo de crustáceos muito importantes na composição da fauna de invertebrados aquáticos. Há cerca de 12000 espécies conhecidas, destas, 7500 são de vida livre sendo 1200 próprias de águas continentais.

Certos copépodos de águas continentais podem formar agregações com densidades superiores há 11000 indivíduos por litro. Os copépodos podem parasitar peixes e invertebrados aquáticos.

A classe Copepoda é a maior e mais diversificada dos crustáceos. Além disso, é considerado o grupo de organismos pluricelulares mais abundante no planeta, superando em número de indivíduos até os insetos. Esses microcrustáceos habitam os diversos ambientes aquáticos, incluindo terras úmidas. Os crustáceos de vida livre podem ser planctônicos, bentônicos, viver em águas subterrâneas, entre outros ambientes. Os copépodos de águas continentais não são tão diversos como os de água salgada, sendo que o plâncton é composto principalmente por Calanoida e Cyclopoida.

A maioria dos copépodos possuem de 1 a 5 mm de comprimento. Seu corpo é composto de cabeça, tórax e abdômen, sendo sua extremidade anterior arredondada ou pontiaguda. A cabeça está fundida com o primeiro e às vezes o segundo segmento torácico. Não possuem olhos compostos, porém há um olho naupliano mediano típico na maioria. As primeiras antenas são unirremes e longas. O tórax possui seis segmentos. O primeiro par de apêndices é modificado formando maxilípedes para alimentação. Os outros cinco pares de apêndices são semelhantes e simetricamente birremes. Entretanto, em algumas espécies os apêndices do último par, conhecido como P5, podem vir modificados para a cópula, assimétricos ou, até mesmo, unirremes. O abdômen possui cinco segmentos que são mais estreitos que o do tórax e não possui apêndices, exceto um par de ramos caudais no télson.

Esta espécie microscópica é a mais rápida do planeta, conseguindo percorrer por segundo uma distância equivalente a 500 vezes o seu comprimento , atingindo os 11 Km/h.Comparando com a chita, esta teria de ser capaz de atingir os 8000 km/h para ser tão rápida como o copépode.

Taxonomia

Ordens de copépodes: