EU afundam barcos huti no Mar Vermelho
2 de janeiro de 2024
As forças armadas dos EU (Estados Unidos) afundaram três barcos hutis no domingo em resposta a um ataque a um navio porta-contêineres Maersk no Mar Vermelho. O Comando Central dos EU disse que os hutis dispararam contra o Maersk Hangzhou e tentaram abordá-lo. Helicópteros da Marinha dos EU que responderam a um pedido de socorro do Maersk Hangzhou também foram atacados e, em troca, afundaram as embarcações enquanto uma quarto conseguiu fugir.
Um representante do grupo extremista disse que 10 de seus combatentes morreram na ação.
O secretário de Defesa britânico, Grant Shapps, também disse no domingo que o Reino Unido "não hesitará em tomar novas medidas para impedir ameaças à liberdade de navegação no Mar Vermelho”, após uma série de ataques dos hutis que interromperam o tráfego na principal via navegável. "Que os hutis não sejam vítimas de mal-entendidos: estamos empenhados em responsabilizar os atores malignos pelas apreensões e ataques ilegais", declarou Shapps.
Os hutis são um grupo baseado no Iémen e apoiado pelo Irã que têm atacado navios no Mar Vermelho numa demonstração de apoio ao Hamas, que atacou comunidades na fronteira com Israel em 7 de outubro matando mais de mil judeus e levando Israel a lançar uma contra-ofensiva que já matou cerca de 20 mil palestinos.
Fontes
- Israeli Military to Withdraw Some Forces From Gaza — VOA, 1 de janeiro de 2023
Esta página está arquivada e não é mais editável. |