Wikipédia:Páginas para eliminar/Pagode pernambucano
Presença de fantoches
Atenção! Esta página para eliminar sofreu participação fraudulenta de fantoche(s), pertencente(s) ao(s) seguinte(s) usuário(s):
|
Ferramentas:
Encontre fontes: ABW • CAPES • Google (notícias • livros • acadêmico)
Esta nomeação para eliminação foi concluída à(s) 18h12min de 20 de agosto de 2018 (UTC). De acordo com a política de eliminação e os comentários/votos apresentados até a data referida, o resultado foi: Eliminada. Por favor, não vote nem faça alterações no conteúdo da página de discussão/votação. Se o artigo foi mantido, antes de nomeá-lo para eliminação novamente, certifique-se de que já se passaram 6 meses desde o término desta discussão/votação conclusiva ou 3 meses para discussão/votação inconclusiva e siga os passos descritos no tutorial de nomeação. Se o processo não seguiu devidamente as políticas da Wikipédia, é possível abrir uma revisão de ação administrativa. Se o artigo foi eliminado e depois recriado com o mesmo conteúdo, poderá ser encaminhado para eliminação rápida, sob a regra G5, em qualquer momento. |
Um verdadeiro WP:Porco de batom, uma tentativa de usar a wikipédia para lançar um ritmo musical, verdadeira pesquisa inédita. A página foi criada com 5 fontes, mas nenhuma conclusiva e explicando a existências de tal ritmo. Todo o texto é pura invencionice (substantivo feminino, significando mentira enganosa, ardilosa; enredo, embuste.)..Pesquisa no Google sobre as titularidades da página 2 resultados (0,31 segundos) um deles a Wikipédia, as únicas menções sobre o tema é da própria Wikipédia e textos indicando o pagode pernambucano como forma de definir a origem de um grupo ou banda. Nenhuma fonte atestando a origem de um ritmo musical ou dançante, Descrição de Porreta, sem mencionar ritmo musical + Descrição de Porretão, sem mencionar ritmo musical. Sobre as fontes: texto jornalistico sobre shows de final de semana com uma (1) citação sobre... referência do pagode pernambucano... atribuído ao grupo de pagode do estado de Pernambuco
novamente texto jornalistico sobre shows de final de semana com uma (1) citação sobre ...A terça é embalada pelo legítimo pagode pernambucano dos grupos Prá Variar... atribuído ao grupo musical e seu estado natal link morto
outra vez, sem explicar um ritmo regional, já que é texto jornalistico sobre shows de banda. Todo o texto desta página é um embuste.
O "R" Aliado ✉ 02h37min de 12 de agosto de 2018 (UTC)
Atenção: Essa discussão de eliminação decidirá por manter ou eliminar a(s) página(s) através do método do consenso. Argumentos em desacordo com as políticas e recomendações do projeto serão desconsiderados. Recomenda-se conhecer os critérios de notoriedade e os argumentos pertinentes e a evitar em discussões de eliminação. |
Prazo do debate: 19 de agosto de 2018 às 2:37 (UTC) (Se transformada em votação, 7 dias a partir da data e hora em que o período de consenso foi finalizado).
Seção de discussão
Eliminar Nenhuma das fontes confirma tratar-se de um ritmo diferente do pagode praticado no Rio de Janeiro ou São Paulo. É o mesmo ritmo, só que tocado por grupos de Pernambuco. O teor do texto é, portanto, uma falácia. Se um grupo brasileiro se apresentar tocando tango, vamos dizer que é "tango brasileiro"? Yanguas diz!-fiz 04h16min de 12 de agosto de 2018 (UTC)
Eliminar Conteúdo inepto, disperso e sem lastro enciclopédico. Skartaris (discussão) 12h22min de 12 de agosto de 2018 (UTC)
Manter Não se pode desprezar uma manifestação cultural como o Pagode Pernambucano. Não se trata de tocar o mesmo ritmo nem, tampouco, falácia, como falou Yanguas... Deve-se pesquisar e conhecer antes para expor ideias que vão de encontro a um ritmo que, com características próprias, como a junção de elementos de coco de roda, maracatu e afoxé, já existe há anos no estado de Pernambuco. Chegar até aqui para dizer isso é lamentável... Wonx (discussão) 12h25min de 12 de agosto de 2018 (UTC)
Eliminar se fosse um mínimo com 7 fontes, tudo bem, mas... possui mais de 12 linhas, dizendo que conquistou público tal, casas noturnas de bairros ricos, que foi criado nos anos 90, que é uma mistura afoxé com samba-rock, com arranjos e ritmos de cordas e teclados. Mas cadê fontes para todo esse palavreado? Não li nada que explicasse tudo isso que mencionei nas fontes. Hã, as fontes 2 e 4 , «Encontro de ritmos na Festa da Pitomba», é a mesma coisa. Assunto regionalista, se desejar manter a página, deve oferecer múltiplas fontes, que expliquem tudo isso e mais, além das da própria região:Wikipédia:Argumentos pertinentes em discussões de eliminação. Artur Gomes de Morais (discussão) 19h15min de 14 de agosto de 2018 (UTC)
Eliminar, pelo fato das fontes não realizarem cobertura significativa do tema a ponto de se mostrar como um ritmo diferente de outros. --Luan (discussão) 16h33min de 17 de agosto de 2018 (UTC)
Eliminar Ausência de fontes que comprovem a notoriedade. Xutzão (discussão) 17h50min de 19 de agosto de 2018 (UTC)
Conclusão do consenso
- Decorrido o prazo e tendo em vista que o argumento por manter não refuta o ponto de que as fontes não conseguem amparar o conteúdo do artigo de forma explícita (explicando o que seria o pagode pernambucano e a sua diferença do pagode existente em outros estados), verifico que houve consenso por Eliminar a página por ausência de demonstração de notoriedade. Encerro a discussão e elimino a página.Fábio Júnior de Souza (discussão) 18h12min de 20 de agosto de 2018 (UTC)