Freedom Call

(Redirecionado de Chris Bay)
 Nota: Se procura pelo EP da banda brasileira Angra, veja Freedom Call (álbum de Angra).

Freedom Call é um banda de power metal alemã formada em 1998 por Chris Bay e Dan Zimmermann.[1]

Freedom Call
Freedom Call
Freedom Call na França em 2015
Informação geral
Origem Nuremberg
País Alemanha
Gênero(s) Power metal, metal sinfônico
Período em atividade 1998 – presente
Gravadora(s) SPV / Steamhammer
Integrantes Chris Bay
Timmi Breideband
Lars Rettkowitz
Francesco Ferraro
Página oficial freedom-call.net

O início

editar

Chris Bay e Dan Zimmermann se conheceram em 1988, nessa época Dan tinha uma banda cover chamada "China White". A banda estava à procura de um novo vocalista, e Chris era perfeito para o China White, para fazer um bom trabalho na cena cover do sul da Alemanha. Desde então, Dan e Chris começaram a tocar juntos em algumas bandas cover (Lanzer, por exemplo) durante alguns anos. Mais tarde cada um acabou seguindo seu caminho, mas finalmente encontraram-se novamente.

A formação da banda

editar

Os dois viviam querendo ter sua própria banda juntos, até que em janeiro de 1998 seu sonho se tornou realidade: Chris convidou Dan para escreverem algumas músicas juntos e, por fim, acabaram tendo ideia muito promissoras. Então eles começaram a juntar suas ideias e gravá-las. No início de 1998 Dan tinha muito tempo livre, já que o Gamma Ray fez um longo descanso e no verão tocou apenas em alguns festivais.

A combinação entre os dois era muito harmônica e, após algumas semanas, eles acabaram sua demo-tape de 6 músicas. Charlie Bauerfeind - Dan e Chris já o conheciam há alguns anos - foi escolhido para produzir as músicas juntamente com Dan e Chris. Ele escutou a demo e gostou muito das músicas. Eles mostrou a demo para algumas gravadoras e todas respostas foram positivas.

Na mesma época a banda foi completada com Ilker Ersin no baixo e Sascha Gerstner (atualmente no Helloween) nas guitarras.[2] Chris e Dan viram Sascha no começo de 1998 tocando em várias bandas cover no sul da Alemanha. Eles ficaram impressionados com sua técnica precisa e variada e convidaram-no imediatamente para entrar na banda. Ilker era um músico de confiança e muito empenhado. Inclusive Chris tocou com ele na banda Moon?Doc por alguns anos.

No verão de 1998 outras 5 músicas foram acabadas. No outono de 1998 contratos com gravadoras da França, Japão e Alemanha foram assinados e o Freedom Call começou a ensaiar todas músicas. Dia 2 de janeiro, um mês após o Freedom Call ter sido fundado, as gravações do seu primeiro álbum "Stairway To Fairyland" começaram e duraram dois meses e meio.

Banda formada

editar

Dia 25 de maio a banda tocou pela primeira vez ao vivo, como banda de abertura para o Angra e o Edguy em Gênova, Itália.

O inicio do sucesso

editar

A turnê pela França foi um grande sucesso e na votação da revista Hard Rock (da França) o Freedom Call ficou em segundo lugar na categoria revelação do ano de 1999. Durante o verão de 1999 a banda tocou sozinha em alguns shows e festivais como o Wacken or Cologne (no Pop Komm, junto com o Savatage). O resto de seu tempo a banda gastou escrevendo novas músicas.

No final de agosto o Freedom Call começou a gravar o mini LP "Taragon", contendo 5 faixas: Uma versão cover de "Dancing with tears in my eyes" da banda Ultravox, novas letras numa nova versão de "Stairway to Fairyland", a faixa bônus japonesa "Kingdom Come" e uma nova versão de "Tears of Taragon", com Biff Byford, vocalista da banda Saxon, narrando o conto de Taragon (Tale of Taragon, encontrado na primeira página do encarte de "Stairway to Fairyland") Em novembro de 1999 Freedom Call fez 17 shows na Alemanha, Bélgica, Países Baixos, França e Suíça como banda de abertura para o Saxon, durante a turnê "Metalhead". A reação da plateia sobre a atuação do Freedom Call foi muito boa.

Logo após a turnê com o Saxon o Freedom Call preparou-se para entrar no estúdio novamente para gravar o segundo álbum, chamado "Crystal Empire". Dia 17 de dezembro de 1999 as gravações da bateria começaram em Hamburgo. Toda produção durou até metade de setembro de 2000. Houve várias paradas entre as gravações para que a banda pudesse tocar em alguns shows e festivais, como o em Fulda com o Edguy, em Bourges (França) com o Stratovarius e Rhapsody of Fire, em Pratteln (Suécia) com o Saxon, U.D.O., em Bolonha (Itália) com o Gamma Ray e o Labyrinth.

Em outubro de 2000 o Freedom Call foi convidado para ser a banda de abertura de Hammerfall e Virgin Steele em sua turnê chamada "Renegade World Crusade" em 2001, de 10 de janeiro até 28 de fevereiro.

No começo de 2001 o Freedom Call fez 40 shows por toda Europa: Noruega, Suécia, Dinamarca, Alemanha, Bélgica, Holanda, Áustria, Suíça, Itália, Espanha, Hungria, Eslováquia, Polônia e França.

Membros

editar
 
Freedom Call em 2013.

Atuais

editar

Anteriores

editar
  • Sascha Gerstner – guitarra (1998–2001)
  • Cédric "Cede" Dupont – guitarra (2001–2005)
  • Ilker Ersin – baixo (1998–2005, 2013–2018)
  • Armin Donderer – baixo (2005–2009)
  • Samy Saemann – baixo (2009–2013)
  • Dan Zimmermann – bateria (1998–2010)
  • Klaus Sperling – bateria (2010–2013)
  • Ramy Ali – bateria (2013–2018)
  • Timmi Breideband – bateria (2019)
  • Nils Neumann – teclado (2004-2005)

Linha do tempo

editar

Discografia

editar

Álbuns de estúdio

editar

Álbuns ao vivo

editar

Compilações

editar
  • Ages Of Light (2013)

Singles

editar

Referências

editar
  1. «Freedom Call». Biblioteca Nacional da Alemanha (em alemão). Consultado em 16 de dezembro de 2019 
  2. All Music. «Freedom Call - Biografia de James Christopher Monger». Consultado em 7 de setembro de 2020 

Ligações externas

editar
   Este artigo sobre uma banda ou grupo musical da Alemanha é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.