O Comitê

O Comitê

O Comitê de Conformidade Ética em Pesquisas Envolvendo Seres Humanos da Fundação Getulio Vargas (FGV CEPH) foi criado em 13 de julho de 2016, através da Portaria nº 38/2016. É um órgão colegiado, de caráter consultivo, deliberativo e educativo, investido da competência para apreciar potenciais impactos sobre seres humanos que participam como sujeitos de pesquisas em ciências sociais e humanas. O FGV CEPH tem a responsabilidade de defender os interesses dos participantes da pesquisa em sua integridade e dignidade, assim como promover e salvaguardar os mais elevados padrões de conformidade ética e jurídica das pesquisas envolvendo seres humanos realizadas por membros da instituição.

A implementação de um comitê de conformidade ética em pesquisas é de alta relevância para uma instituição de pesquisa, tendo em vista que as principais publicações científicas exigem que as pesquisas apresentadas tenham sido eticamente avaliadas pela instituição de origem. Além disso, as mais renomadas instituições nacionais e internacionais financiadoras de pesquisas científicas exigem pareceres do comitê de conformidade ética da instituição de origem sobre potenciais impactos sobre seres humanos participantes das pesquisas.

Nesse sentido, o FGV CEPH emite pareceres e faz recomendações sobre os aspectos éticos das pesquisas desenvolvidas por membros da FGV, que devem ser submetidas à sua análise, certificando a conformidade de procedimentos experimentais com os padrões nacionais e internacionais do tratamento de seres humanos como sujeitos de pesquisa. O FGV CEPH conta com uma composição multidisciplinar e tem membros internos e externos à instituição.

Por ano, o CEPH analisa cerca de 600 protocolos de pesquisa. Atualmente, aproximadamente 60 protocolos são deliberados a cada reunião mensal.