Brasil
Por — Belo Horizonte

Empresas e pessoas físicas de Minas Gerais devem se atentar a um novo golpe, o falso protesto. Na modalidade, criminosos têm fraudado a emissão de intimações de Cartório de Protestos e enviado boletos falsos, cobrando o pagamento de dívidas. O alerta foi feito pelo Instituto de Estudos de Protestos do Brasil (IEPTB).

Segundo a entidade, um estudo recente da Serasa Experian mostra que golpes similares são recorrentes. Em Minas Gerais, por exemplo, mais de 60 mil casos de fraudes foram registrados em apenas um mês. O número de golpes no estado fica atrás apenas de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Como funciona o golpe do falso protesto?

No caso do falso protesto, a vítima recebe uma notificação judicial forjada na qual os estelionatários, munidos de informações pessoais, como CPF, CNPJ e valor da dívida protestada, se passam por tabeliães de cartórios fictícios.

Os criminosos então exigem o pagamento das taxas cartorárias para realizar a baixa dos títulos, geralmente com ameaças legais. Existem registros do golpe por chamadas telefônicas, aplicativos de mensagens e emails.

O presidente do Instituto de Protestos de Minas Gerais, Leandro Gabriel, destaca alguns detalhes para facilitar a identificação do golpe.

"Normalmente, eles utilizam a nomenclatura equivocada para denominação 'Ofício de Registro Civil, Títulos e Documentos, Pessoas Jurídicas e Protestos'. Em regra, você não tem um cartório com tantas atribuições acumuladas.

Outra situação também é que as intimações sempre vêm num tom de ameaça, 'sujeito a penalidade', situações nesse sentido, que as intimações dos cartórios de protesto não trazem. Então são detalhes que o cidadão, os consumidores podem observar nesse sentido".

Ainda segundo o IEPTB, na maior parte dos golpes registrados, as notificações vêm em nome de cartórios de outros estados, mais um indício de falsidade, já que a competência do protesto sempre se vincula ao município de domicílio do devedor.

Como saber se uma notificação judicial é verdadeira?

Para conferir a veracidade de uma notificação de protesto recebida, a orientação é que a pessoa acesse o site oficial do Instituto de Protestos de seu estado. Na página, é possível consultar gratuitamente a existência de protestos nos cartórios.

Caso a vítima já tenha caído no golpe e pagado o falso boleto, a recomendação é procurar imediatamente uma delegacia da Polícia Civil para registrar o crime.

Mais recente Próxima Anac aprova abertura de consulta pública para discutir punições a passageiros em aeroportos
Mais da CBN

O Brasil encara o Peru pela 10ª rodada das Eliminatórias. Saiba o horário e onde assistir ao vivo aos jogos desta terça

Onde assistir a Brasil x Peru pelas Eliminatórias da Copa do Mundo e aos outros jogos desta terça-feira (15)

Imunizante será testado pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). A LepVax será a primeira vacina para a doença avaliada no país durante testes clínicos. Brasil é o segundo país com maior número de casos no mundo, atrás apenas da Índia

Anvisa autoriza início de testes de vacina inédita para hanseníase no Brasil

Agência também permitiu ampliar faixa etária. Imunizante tem autorização excepcional para adutos no Brasil.

Mpox: OMS aprova vacina para adolescentes de 12 a 17 anos

Um dos objetivos do governo federal é verificar as medidas que deveriam ser adotadas e não foram e acompanhar o que vai ser feito daqui para frente,

Governo anuncia auditoria completa no processo de fiscalização da Aneel sobre a Enel

Segundo Alexandre Silveira, a Enel está com 1400 profissionais em campo.

Ministro de Minas e Energia dá até quinta-feira para Enel restabelecer o fornecimento elétrico em SP

Os candidatos à prefeitura de São Paulo continuam explorando politicamente o apagão que ainda afeta cerca de 280 mil endereços da cidade.

Apagão em SP: Nunes culpa Enel e governo federal; Boulos responsabiliza prefeitura

Brasileiros de diferentes regiões relataram a instabilidade do sistema.

Instabilidade no sistema PIX já foi resolvida, informa Banco Central

A medida deve ser anunciada em entrevista coletiva nesta segunda-feira (14).

CGU vai abrir auditoria para fiscalizar trabalho da Aneel após novo apagão em SP

O assunto foi discutido em reunião com o presidente Lula, que determinou ações imediatas por parte do governo federal.

Apagão SP: Padilha fala em 'omissão absurda' da Enel e diz que governo federal vai anunciar 'medidas enérgicas'