Tecnologia

Por Deborah Fortuna, CBN — Brasília

O rosto e a voz são de uma das modelos mais bem pagas da atualidade e integrante da família Kardashian: a norte-americana Kendall Jenner. Mas quem comanda a conta no Instagran com mais de 200 mil seguidores é a Billie, uma personagem criada pela inteligência artificial da META, empresa responsável por redes sociais como Instagram, Facebook e WhatsApp.

A Billie é como uma irmã-gêmea da Kendall, que publica fotos, responde aos seguidores, dá conselhos e orientações. Mas ela não está sozinha no mundo virtual. Outros famosos também negociaram a própria imagem e a voz o para que os chatbots fossem criados. Por enquanto, a Meta anunciou 28 perfis criados pela inteligência artificial, e alguns usam a voz e o rosto das celebridades. O rapper Snoop Dog, por exemplo, se tornou o Dungeon Master, um gamer. Já a socialite Paris Hilton é a detetive Amber. O ex-marido da modelo Gisele Bündchen, o jogador da NFL, Tom Brady é um comentarista esportivo, o Bru, e a tenista Naomi Osaka é uma grande fã de anime.

Os perfis mesclam imagens e mensagens criadas por inteligência artificial com os vídeos de celebridades, influenciadores digitais gravados em estúdio - uma mistura de ficção com realidade. Para os especialistas no assunto, o lançamento desses perfis faz parte de uma proposta da empresa META de difundir a tecnologia dos assistentes virtuais para interagir, engajar e orientar usuários. Cada um tem uma personalidade diferente. Não entendeu nada? O professor de Inovação da FGV, Kenneth Corrêa explica:

"Eles quiseram aproveitar para criar a tecnologia dos assistentes, trazendo a imagem do famoso. Você vai ter aquela pessoa próxima de você. Imagina você poder ter dicas de pessoas que te influenciam de alguma maneira?"

É como uma Alexa, só que com uma tecnologia mais avançada e um rosto para tornar a experiência mais realistas, complementa o professor Corrêa:

"O problema era que até agora, um ano atrás, os assistentes eram muito limitados. A Alexa tem muita dificuldade de entender o que a gente está pedindo. A promessa dos assistentes era bacana, mas a entrega não estava legal. Desde que a tecnologia GPT apareceu, você passou a ter assistentes mais espertos."

Quando os novos assistentes virtuais chegam ao Brasil?

Por enquanto, o uso dessa tecnologia só está disponível para certos usuários nos Estados Unidos. Não há uma confirmação da META sobre os planos de expansão ou para o uso de imagem de celebridades brasileiras. Mas, os especialistas acreditam que é uma questão de tempo até chegar ao Brasil, e que essa tecnologia será parte de um futuro que já chegou.

O professor Pedro Burgos, gerente do núcleo de Inteligência de Dados do Insper, lembra que o chat GPT, por exemplo, foi criado há um ano. O especialista diz que ainda é difícil prever o que vai acontecer, mas ele aposta que os assistentes virtuais serão comuns, e que esse é apenas o primeiro passo:

"O seu professor de yoga vai ser uma inteligência artificial porque vai ser um tutor individualizado. Não só vai dar a aula como vai olhar sua postura e fazer observações. Essa possibilidade de você não ter apenas uma pessoa, mas um tutor é uma tendência. É muito difícil a futurologia, mas isso vai acontecer. A gente vai ver isso acontecer. O impacto da tecnologia é bastante profundo, não apenas para novos produtos, mas acho que ele pode mexer mais profundamente com coisas da natureza humana."

Epidemia de solidão

Apesar da curiosidade e dos benefícios, é preciso pensar nos riscos que ela oferece, não só para a humanidade, mas para a saúde mental do indivíduo. A pesquisadora e divulgadora científica na área de Psicologia e Inovação, Stephanny Sato, avalia que ainda não é possível falar em substituição das interações humanas por inteligência artificial, mas diz que é preciso prestar atenção nos efeitos dessa tecnologia, como por exemplo, a perda de habilidades sociais:

"Numa interação humano a humano não necessariamente você está prevendo o que vai acontecer. E essas inteligências artificiais estão aproveitando essa possível necessidade humana de trazer o que o usuário espera. O maior perigo é você ficar exposto a uma condição que você não aprenda, não desenvolva outras habilidades. Quais habilidades sociais ela pode estar deixando de aprender e desempenhar?"

Ela também pontua outros desafios como por exemplo uma epidemia de solidão. Um tema já retratado nas telas, como no filme HER, de 2013, que conta a história de Theodoro, que acaba se apaixonando pela voz do sistema operacional do próprio computador, uma entidade chamada Samantha. Isso não é muito Black Mirror?

Mais recente Próxima
Mais da CBN

Ocorrências já quase se igualaram a todo o ano de 2021, quando cerca de 24 mil focos foram registrados e, até então, era um dos recordes de queimadas no estado.

Minas Gerais registra mais de 21 mil focos de incêndios desde o início de 2024 até agosto

Horário de verão foi extinto no país durante o governo Jair Bolsonaro em 2019.

'Horário de verão é uma possibilidade real', afirma ministro de Minas e Energia

O fogo atingiu 5,65 milhões de hectares no período. A informação está em um levantamento do MapBiomas, que ainda afirma que foi o pior agosto da série do Monitor de Fogo, iniciada em 2019.

Queimadas: área atingida em agosto é equivalente ao tamanho da Paraíba

De acordo com a corporação, há registro de focos de fogo em praticamente todas as regiões do estado do Rio de Janeiro.

Bombeiros combatem mais de 550 incêndios no estado do Rio de Janeiro

Texto-base tinha sido aprovado ontem, no fim do prazo dado pelo STF, com 253 votos a favor. Sessão foi retomada, nesta quinta-feira (12), pra votar o texto final - aprovado de forma simbólica.

Câmara aprova texto final da desoneração de 17 setores da economia em 2024

A avaliação positiva da gestão petista caiu de 37% para 35%. Interlocutores de Lula afirmam, nos bastidores, que a oscilação foi dentro da margem de erro e não há motivos para preocupação.

Ipec: interlocutores de Lula dizem não haver motivo para preocupação sobre piora na avaliação do governo

A CBN continua, nesta quinta-feira (12), com as sabatinas com candidatos à Prefeitura do Rio promovidas pela Rádio CBN, Jornal O Globo, Extra e Valor. Eduardo Paes, candidato à reeleição pelo PSD, foi o segundo a participar da série de entrevistas.

Paes classifica como ‘estelionato eleitoral’ dizer que prefeitura vai resolver a segurança pública do Rio

Yasmin Mendonça, de 20 anos, relatou à Globonews tem dificuldades para conseguir medidas cautelares contra o agressor, tanto no âmbito acadêmico quanto no judicial.

Estudante da USP diz ter sido estuprada em conjunto residencial da universidade

Maria Lúcia Guardani afirmou que não é possível saber como são os instrumentos, a qualidade dos dados e dos equipamentos.

Gerente de companhia ambiental de São Paulo questiona ranking de ar mais poluído do mundo

Luis Justo ainda afirma que artistas e fornecedores ficaram mais caros em anos recentes e conta que AC/DC esteve no radar para edição deste ano.

CEO do Rock in Rio defende sertanejo no evento e diz que festivais no Brasil vivem momento de 'acomodação'