As credenciais permanentes de jornalistas e de técnicos de imprensa que cobrem as atividades do Senado Federal terão validade estendida até julho do ano que vem. A medida é excepcional e foi autorizada pela Primeira-Secretaria da Casa. No entanto, será necessário o comparecimento à Polícia do Senado (subsolo do Anexo 2), a partir do dia 1º de julho, das 9h às 17h (de segunda a sexta-feira), para a afixação de adesivo de revalidação nos crachás de imprensa. Saiba mais.

TV Senado exibe documentário “O presidente improvável” sobre FHC e Plano Real

Intercalando imagens de arquivo com trechos de diálogo, o documentário coloca Fernando Henrique Cardoso diante de amigos e colegas de longa data para relembrar histórias do passado, refletir sobre o presente e revisar o seu legado como político, sociólogo e brasileiro. Entre os seus interlocutores, estão grandes intelectuais e políticos do Brasil e do mundo, como Bill Clinton, Manuel Castells, Gilberto Gil, Ricardo Lagos, Raul Jungmann, Boris Fausto e Alain Touraine. Ao reconstituir o caminho intelectual e político do protagonista, o filme também refaz o percurso da História do Brasil e do plano Real e propõe uma reflexão sobre a democracia e a luta por um país melhor.

Serviço:

Exibição do documentário “O presidente improvável”

TV Senado (como sintonizar)

Estreia: sábado (29 de junho), às 21h; e reprise: domingo (7 de julho), às 21h

Dia do Orgulho LGBTQIA+ tem projeção na fachada do Congresso nesta sexta

A fachada do Palácio do Congresso Nacional se tornará uma enorme tela de projeção em homenagem ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ nesta sexta-feira (28), das 19h às 23h.

Glossário Legislativo

Voto Majoritário

É dado a candidatos no sistema de eleição majoritária, no qual o vencedor é o que obtém a maioria dos votos. É por esse sistema que se elege, no Brasil, o presidente da República, governadores, prefeitos e senadores. Os senadores são eleitos para representar os estados e somam 81 ao todo, ou seja, três por cada estado. Os governadores, prefeitos e o presidente da República são eleitos quando obtêm a metade mais um dos votos válidos (descontados os brancos e nulos). Caso isso não ocorra, são feitas novas eleições (segundo turno) entre os dois candidatos com maior número de votos.

Entenda o Assunto

Blockchain

Em geral, uma transação - a venda de um produto, de uma informação, etc. - entre duas ou mais partes é feita por um intermediário, como um site de comércio ou um banco.

No modelo de blockchain, a intermediação é feita por um sem-número de usuários distribuídos pela internet, conectados em uma espécie de corrente virtual (chain, em inglês). Nessa rede descentralizada, os usuários se comunicam por meio de um protocolo, um tipo de linguagem que permite que diferentes sistemas conversem entre si.

Um exemplo de recurso que funciona por meio de protocolo é o e-mail. Por funcionar por protocolo, um usuário do Gmail consegue mandar mensagem para um do Yahoo ou de qualquer outro.

Assim o blockchain é uma versão online e virtual do que, em contabilidade, se chama livro-razão. Livro-razão é onde se faz o registro de todas as transações contábeis realizadas, por exemplo, em uma empresa ou outro tipo de organização.

Mas o livro-razão do blockchain pode ser visto por todos que têm acesso à internet. Por outro lado, a tecnologia promete enorme segurança, pois não permite alteração nos dados da transação. Se houver erro, a transação precisa ser refeita. Exemplos de transações feitas por blockchain são aquelas de criptomoedas como bitcoin e ethereum.

Pesquisa Rápida
Matérias Legislativas

Pesquisa em todas informações que aparecem na página da matéria, como ementa, apelido, tramitação, descrição dos arquivos anexados, etc.


Exemplos de busca: PLS 50/1990, crimes hediondos, "rol dos crimes hediondos"

Ícone de Assinatura da Newsletter da Agência do Senado
Assine a newsletter da Agência Senado
As principais notícias do Senado em boletins diários e semanais.
Relatório Mensal da Atividade Legislativa
Banner Atividade Legislativa em Números
Banner Combate à Covid