Descrição de chapéu tecnologia

Cofundador da OpenAI, criadora do ChatGPT, anuncia saída da empresa

Ilya Sutskever integra conselho que votou pela destituição de Sam Altman, CEO da empresa apoiado pela Microsoft

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Franscisco | AFP

Ilya Sutskever, cofundador da empresa OpenAI, anunciou, nesta terça-feira (14), sua saída da startup, proprietária do ChatGPT, que revolucionou a inteligência artificial generativa.

"Depois de quase uma década, tomei a decisão de deixar a OpenAI", escreveu Sutskever no X, antigo Twitter.

Depois de classificar a trajetória da empresa como "milagrosa", ele afirmou acreditar que a OpenAI "construirá uma AGI (sigla em inglês para Inteligência Artificial Geral) segura e benéfica".

Sam Altman, CEO OpenAI apoiado pela Microsoft e, em pé, Ilya Sutskever, cofundador da OpenAI durante palestra na Universidade de Tel Aviv University, em Israel.
Sam Altman, CEO OpenAI apoiado pela Microsoft e, em pé, Ilya Sutskever, cofundador da OpenAI durante palestra na Universidade de Tel Aviv University, em Israel. - Amir Cohen/Reuters

Sutskever, cientista-chefe da OpenAI, integra o conselho de administração que votou pela destituição de Sam Altman, CEO e cofundador da empresa, em novembro do ano passado.

A demissão surpreendente provocou vários dias de confusão na empresa com sede em São Francisco.

A Microsoft, principal investidora da OpenAI, se ofereceu rapidamente para contratar o CEO demitido e a maior parte do quadro de funcionários ameaçou deixar a empresa. Altman foi readmitido rapidamente.

Sutskever abandonou o conselho de administração, mas permaneceu em seu cargo na OpenAI.

Nesta segunda-feira (12), a OpenAI apresentou uma nova versão do ChatGPT e tornou gratuitas ferramentas da versão paga, que agora pode manter conversas em áudio fluidas com usuários, mais um passo em direção a assistentes de IA cada vez mais pessoais e potentes.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.