Nesta terça-feira (16), a sétima edição do seminário sobre câncer promovido pela Folha continua. O evento será transmitido ao vivo e o público poderá assistir aos dois painéis nesta página.
Acompanhe o segundo dia do evento:
A terceira mesa do evento começa às 15h, com um debate sobre as análises genéticas no diagnóstico e no tratamento do câncer.
Às 16h, especialistas se reúnem para discutir os desafios da oncologia no pós-pandemia. O isolamento social imposto pela Covid-19 adiou diagnósticos e tratamentos de câncer nos últimos dois anos. Por isso, os sistemas público e privado de saúde precisarão lidar com mais pacientes com estágios avançados da doença, além dos novos casos.
Na última segunda-feira (15), a primeira mesa discutiu dificuldades e formas de melhorar o acesso a tratamentos de ponta contra o câncer de mama metastático. Segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer), mais de 66 mil novos casos de tumores na mama serão diagnosticados neste ano no Brasil.
O segundo painel do dia abordou a imunoterapia —tratamento autorizado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) contra cânceres de pulmão, rins, bexiga, estômago, cabeça e pescoço e alguns subtipos de tumores de mama e de pele— como recurso para melhorar o prognóstico dos pacientes.
Reveja os painéis do primeiro dia:
O seminário será mediado pela jornalista Vera Guimarães, ex-ombudsman da Folha, e tem patrocínio da Bristol Myers Squibb, do Hospital Sírio-Libanês e da Pfizer. O público pode participar enviando perguntas e comentários por WhatsApp, no número (11) 99648-3478.
7º Seminário sobre Câncer
Mesa 1 - Pacientes esperam; o câncer de mama, não
Data e horário: 15 de agosto (segunda-feira), das 15h às 16h
Palestrantes: Daniela Rosa, oncologista do Hospital Moinhos de Vento e presidente do Gbecam (Grupo Brasileiro de Estudos em Câncer de Mama); Luciana Holtz, presidente e diretora-executiva do Instituto Oncoguia; Patrícia Nascimento, paciente de câncer de mama metastático
Mesa 2 - Sobrevida melhor e mais longa
Data e horário: 15 de agosto (segunda-feira), das 16h às 17h
Palestrantes: Angélica Pavão, diretora médica da Bristol Myers Squibb; Maria Del Pilar, diretora de corpo clínico do Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo); Marina Sahade, oncologista e vice-diretora clínica do Hospital Sírio-Libanês; Max Senna Mano, oncologista e líder da área de câncer de mama do Grupo Oncoclínicas
Mesa 3 - A chave está no genoma
Data e horário: 16 de agosto (terça-feira), das 15h às 16h
Palestrantes: Diogo Soares, médico titular do departamento de oncogenética do A.C.Camargo Cancer Center; Maria Isabel Achatz, oncogeneticista do Hospital Sírio-Libanês; Mariano Zalis, diretor de pesquisa e desenvolvimento do OC Precision, laboratório de medicina de precisão do Grupo Oncoclínicas
Mesa 4 - Desafios da oncologia no pós-pandemia
Data e horário: 16 de agosto (terça-feira), das 16h às 17h
Palestrantes: Cristiano de Pádua, oncologista do Hospital de Amor, antigo Hospital de Câncer de Barretos; Denizar Vianna, professor titular da Faculdade de Ciências Médicas da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro); Maira Caleffi, mastologista do Hospital Moinhos de Vento e presidente da Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama); Rafael Kaliks, oncologista e diretor científico do Instituto Oncoguia
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.