Descrição de chapéu Governo Lula

Quaest: Avaliação positiva de Lula vai a 36% e a negativa agora é de 30%

Segundo levantamento, 54% dizem aprovar trabalho de petista na Presidência

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O governo Lula (PT) mostra tendência de melhora na percepção da opinião pública, indica nova pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (10).

As avaliações positivas do atual mandato do petista foram de 33% em maio, no levantamento anterior, para 36% agora, descolando das negativas, antes também com 33% e agora com 30%. Afirmaram avaliar o governo como regular outros 30%, e 4% não sabem ou não quiseram responder.

A empresa de pesquisa e consultoria entrevistou presencialmente nesta rodada 2.000 brasileiros com 16 anos ou mais de sexta-feira (5) a segunda-feira (8). A margem de erro desta rodada é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Lula, um homem idoso com barba branca, está sentado em uma mesa de conferência. Ele veste um terno escuro com uma gravata listrada em verde e amarelo. Na mesa, há garrafas de água, copos e bandeiras de diferentes países. Ao fundo, outras pessoas estão presentes, mas desfocadas.
O presidente Lula (PT) em conferência do Mercosul, em Assunção, Uruguai - Daniel Duarte - 8.jul.24/AFP

Comparando o resultado ao de outros levantamentos da Quaest, a avaliação positiva do presidente está em patamares parecidos com os de dezembro de 2023 e fevereiro de 2024, quando foi de 36% e 35%, respectivamente.

O mesmo ocorreu com as opiniões negativas, que aparecem em patamar semelhante ao do último mês do ano passado, quando eram 29%.

Um segmento em que o petista tem patinado para obter melhores resultados é o dos evangélicos.

A avaliação neste grupo é negativa para 39%, regular para 30% e positiva para 26%, uma oscilação favorável ao presidente em relação a maio (quando os índices eram de 42%, 32% e 23%, respectivamente).

O cenário não pode ser considerado uma melhora por causa da margem de erro: quatro pontos percentuais para esse grupo da sociedade. O mesmo pode ser visto nos segmentos raciais e de gênero, em que Lula conseguiu ter variações em seu favor tanto nas considerações positivas quanto nas negativas.

A Quaest questionou o eleitor se aprova ou reprova o trabalho que o atual mandatário está fazendo. São 54% os que referendam a atuação do chefe do Executivo federal, e 43% os que rejeitam, com margem de erro de dois pontos. Não sabiam ou não quiseram responder 4%.

Em maio, eram 50% os que referendavam o trabalho do presidente. Os que reprovavam à época eram 47%.

O levantamento da Quaest é financiado pela corretora de investimentos digital Genial Investimentos, controlada pelo banco Genial.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.