Descrição de chapéu Eleições 2024

Saiba quem são os candidatos à Prefeitura de Curitiba em 2024

Vice une máquina estadual e municipal e lavajatismo se divide; oposição tem frente ampla com partidos da esquerda

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Curitiba

Dez nomes disputam a principal cadeira da Prefeitura de Curitiba nas eleições de outubro. Eles se registraram dentro do prazo legal, encerrado em 15 de agosto, e as inscrições ainda serão julgadas pela Justiça Eleitoral.

O grupo que hoje comanda a prefeitura definiu o nome de Eduardo Pimentel (PSD) para o pleito – ele é o atual vice-prefeito e tem o apoio do governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD). O atual prefeito é Rafael Greca (PSD), que conclui o segundo mandato consecutivo.

Pimentel também tem o apoio do PL de Jair Bolsonaro - a sigla integra a chapa com o ex-deputado federal Paulo Martins como candidato a vice-prefeito - e conta ainda com uma aliança com o Novo do ex-procurador da Lava Jato Deltan Dallagnol.

Além do PL e do Novo, Pimentel também fechou alianças com o MDB, Republicanos, Pode, Avante e PRTB.

Mas o lavajatismo se dividiu em Curitiba. O casal Moro vai apoiar o deputado estadual Ney Leprevost, nome do União Brasil para a prefeitura. A vice de Leprevost na chapa é a deputada federal por São Paulo Rosângela Moro (União Brasil), mulher do senador e ex-juiz da Lava Jato Sergio Moro (União Brasil).

Leprevost também tem o apoio de dois partidos pequenos, Agir e DC.

Da esquerda para a direita, Eduardo Pimentel (PSD), Luciano Ducci (PSB), Ney Leprevost (União Brasil), Roberto Requião (Mobiliza), Andréa Caldas (Psol), Cristina Graeml (PMB), Luizão Goulart (Solidariedade), Maria Victoria (PP), Samuel de Mattos (PSTU) e Felipe Bombardelli (PCO) - Eduardo Pimentel no Facebook; Reprodução/Folha de S.Paulo no YouTube; Reprodução/UOL; Eduardo Matysiak/ Divulgação; Andréa Caldas no Facebook; Cristina Graeml no Facebook; Luizão Goulart no Facebook; Reprodução/@mariavictoriabb no Instagram; Reprodução/@samuel.demattos no Instagram; Reprodução/TSE/Montagem

Outro nome na corrida à prefeitura que integra o campo da direita, assim como Pimentel e Leprevost, é a candidata do PP, a deputada estadual Maria Victoria. Ela é filha do deputado federal licenciado Ricardo Barros (PP) e, antes de confirmar a candidatura, tentou ser vice na chapa de Pimentel. Maria Victoria fechou aliança com o PRD.

Já o Solidariedade tem o ex-deputado federal e ex-prefeito de Pinhais Luizão Goulart como candidato a prefeito.

Para enfrentar o grupo que hoje está no poder, partidos de esquerda, como o PDT e a federação entre PT, PCdoB e PV, estão apoiando o candidato do PSB, o deputado federal e ex-prefeito de Curitiba Luciano Ducci. O vice na chapa é o deputado estadual Goura (PDT), que disputou a cadeira de prefeito em 2020.

Inicialmente, Ducci enfrentou resistência entre petistas locais, pelos laços do passado com o PSDB – ele foi vice-prefeito do tucano Beto Richa. Mas prevaleceu a costura feita pela presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, que defende o fortalecimento das alianças com partidos que apoiaram Lula em 2022, como o PSB do vice-presidente Geraldo Alckmin.

Outros partidos da esquerda preferiram o caminho da candidatura própria, como a federação entre PSOL e Rede, que lançou a professora Andrea Caldas (PSOL).

Além disso, insatisfeito dentro do PT, o ex-senador e ex-governador do Paraná Roberto Requião deixou a sigla do presidente Lula e se lançou candidato pelo Mobiliza.

Assim como o Mobiliza, outros partidos pequenos estão levando representantes para a disputa: o PSTU lançou Samuel de Mattos; o PCO registrou Felipe Bombardelli.

Já o PMB inscreveu o nome da jornalista Cristina Graeml para a disputa de outubro, mas o diretório nacional da sigla não reconhece a candidatura. O impasse deve ser julgado pela Justiça Eleitoral.

Candidatos à Prefeitura de Curitiba

  • Cristina Graeml (PMB)
  • Eduardo Pimentel (PSD)
  • Felipe Bombardelli (PCO)
  • Luciano Ducci (PSB)
  • Luizão Goulart (Solidariedade)
  • Maria Victoria (PP)
  • Ney Leprevost (União Brasil)
  • Professora Andrea Caldas (PSOL)
  • Roberto Requião (Mobiliza)
  • Samuel de Mattos (PSTU)

Calendário eleitoral

  • 30.ago a 03.out: propaganda eleitoral no rádio e na TV
  • 06.out: primeiro turno
  • 27.out: segundo turno
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.