Descrição de chapéu Café da Manhã Chuvas no Sul

Podcast trata dos riscos à saúde em meio às enchentes no Rio Grande do Sul

Contato com água suja leva a preocupação com doenças como leptospirose, hepatite A e dengue

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A persistência das inundações no Rio Grande do Sul acende o alerta para o risco de a crise climática ganhar uma dimensão sanitária. Entre as preocupações dos especialistas em saúde pública está o contato com a água suja —que pode servir de vetor para infecções e doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e dengue.

Junto aos esforços de resgate, as autoridades buscam reforçar estruturas para atender quem foi afetado. Hospitais de campanha foram montados em cidades como Porto Alegre, São Leopoldo e Canoas. Outras medidas de ajuda federal incluem a flexibilização de regras para a Farmácia Popular e o envio de kits com medicamentos e insumos.

Em outra frente, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) liberou temporariamente a venda de álcool etílico líquido na concentração 70%, que tinha sido proibida fora do uso profissional. A ideia é facilitar o acesso das vítimas das enchentes a métodos adequados de higienização.

O episódio desta quarta-feira (15) do Café da Manhã conta como estão os riscos à saúde e o atendimento médico. O podcast entrevista o presidente da Sociedade Gaúcha de Infectologia, Alessandro Pasqualotto, chefe do setor de infectologia da Santa Casa de Porto Alegre.


O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelas jornalistas Gabriela Mayer e Magê Flores, com produção de Lucas Leite, Lucas Monteiro e Raphael Concli. A edição de som é de Thomé Granemann.

Clique neste link para saber como ajudar e encaminhar doações aos afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.