Descrição de chapéu Café da Manhã Chuvas no Sul

Podcast: os desabrigados no RS podem ser chamados de refugiados climáticos?

Conceito enfrenta controvérsia jurídica no mundo; Congresso brasileiro debate criação da figura de deslocado climático

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Enquanto a água não baixa definitivamente em boa parte do Rio Grande do Sul, a maior dificuldade é dar acolhida adequada e pensar na realocação dos mais de 600 mil desabrigados e desalojados pela tragédia climática.

A situação dessas pessoas pôs o Brasil no debate sobre refugiados climáticos —conceito criado no âmbito da ONU e que enfrenta controvérsia jurídica. No país, essa condição não existe na lei, mas, em meio à tragédia gaúcha, projetos foram apresentados no Congresso para, por exemplo, criar a Política Nacional de Deslocados Ambientais e Climáticos.

A discussão deve se acentuar em um cenário de eventos climáticos extremos mais frequentes. O número de deslocamentos forçados por essas catástrofes é três vezes o de guerras e violência, segundo a ONU. No ano passado, o Brasil ocupou o 6º lugar no ranking de pessoas que tiveram que sair de suas casas ou cidades devido a esses fenômenos.

O episódio desta segunda-feira (20) do Café da Manhã explica os conceitos de refúgio e deslocamento climático com Patricia Graziottin Noschang, professora de direito internacional da Universidade de Passo Fundo (RS) e coordenadora do projeto Balcão do Migrante e Refugiado. Ela também discute a situação de desalojados e desabrigados no Rio Grande do Sul e analisa que políticas podem dar respostas adequadas a esses grupos.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

FOLHA NO WHATSAPP

Acesse o canal Folha Podcasts e receba notícias da produção de áudio do jornal

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Gabriela Mayer e Gustavo Simon, com produção de Carolina Moraes e Lucas Monteiro. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução

Gabriela Mayer , Carolina Moraes , Lucas Monteiro , Thomé Granemann e Gustavo Simon
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.