Descrição de chapéu Café da Manhã

Podcast: de posse exemplar a ataques, o que mudou foi comando de Torres, diz interventor

Em entrevista ao Café da Manhã, Cappelli faz balanço de intervenção federal, que acaba nesta terça

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O período de intervenção do governo Lula na segurança do Distrito Federal, decretado após os atos golpistas em Brasília no dia 8 de janeiro, termina nesta terça-feira (31).

O balanço apresentado pelo interventor Ricardo Cappelli na última sexta (27) acusou a Polícia Militar do DF de leniência, por não ter elaborado um plano operacional para conter os golpistas. O texto também apontou inércia do ex-secretário de Segurança Pública Anderson Torres.

Em entrevista ao Café da Manhã, Cappelli defende agentes da PM e direciona as críticas aos responsáveis pelo comando da segurança na ocasião, principalmente a Torres.

"O que aconteceu, e nós estamos apurando, foi um problema de comando. Foram os mesmos homens desta PM que executaram um plano de segurança exemplar no dia 1º de janeiro, na posse do presidente Lula. O que mudou do dia 1º para o dia 8? Foram os policiais militares? Não, o que mudou foi o comando", afirma Cappelli. "No dia 2, o senhor Anderson Torres assume a secretaria de Segurança Pública. Muda o comando, viaja e não faz um plano operacional", completa.

Nesta segunda-feira, imagens de câmeras de segurança do Congresso reveladas pela Folha mostram que o ex-comandante da Polícia Militar do Distrito Federal Fábio Augusto Vieira atuou para conter os golpistas que tentavam invadir o prédio no dia 8 de janeiro. Vieira foi afastado por Cappelli e está preso por determinação do Supremo Tribunal Federal por suposta omissão no caso.

"Não me cabe comentar uma decisão do Supremo Tribunal Federal, o que eu fiz no relatório foi atestar fatos", ele diz ao podcast. "Os relatos que nós temos é de que o coronel Fábio Augusto estava no campo desde cedo e foi ignorado pelos subcomandantes. Por isso ele perdeu a capacidade de comando, perdeu a liderança sobre a tropa."

O episódio desta terça do Café marca a estreia dos novos apresentadores do podcast, Gabriela Mayer e Gustavo Simon, que se juntam a Magê Flores nos microfones. A produção é de Carolina Moraes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.