Veja quem já foi ombudsman da Folha desde 1989

Jornal foi o primeiro do Brasil a estrear o cargo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

José Henrique Mariante

Foi ombudsman da Folha de maio de 2021 a maio de 2024. Formado em engenharia de produção, entrou no jornalismo pelo programa de trainees do jornal em 1991. Foi repórter, correspondente, editor e secretário-assistente de Redação em mais de três décadas de atuação no jornal. Compõe o time de repórteres especiais da Folha. Leia aqui todas as colunas de Mariante.

0
José Henrique Mariante - Eduardo Anizelli/Folhapress

Flavia Lima

Foi ombudsman da Folha de maio de 2019 a maio 2021. Formada em direito pelo Mackenzie e ciências sociais pela USP. Começou no jornalismo como trainee da extinta Gazeta Mercantil, foi produtora e repórter na TV Bloomberg e editora do site da revista Dinheiro, semanário da Editora Três. Trabalhou no Valor Econômico em duas passagens, antes de se juntar à equipe de repórteres de economia da Folha, em 2017. Atualmente é editora de Diversidade da Folha e coordenadora do 65º Programa de Treinamento, o primeiro voltado para profissionais negros. Leia aqui todas as colunas de Flavia.

Flavia Lima - Eduardo Anizelli/Folhapress

Paula Cesarino Costa
Jornalista, consultora em diversidade e integrante do Conselho Consultivo da Agência Pública, foi ombudsman de 25 de abril de 2016 a 4 de maio de 2019. Na Folha, ocupou por 12 anos a direção da Sucursal do Rio, para onde se mudou em 2004. Antes foi secretária de Redação do jornal, onde desempenhou diferentes funções: editora de Política, editora de Especiais, editora de Negócios e editora de Treinamento, tendo começado como redatora do extinto caderno cultural Folhetim. Leia aqui as colunas de Paula.

Paula Cesarino Costa - Eduardo Knapp/Folhapress

Vera Guimarães Martins
Trabalhou na Folha de 1990 a 2018, passando pelas editorias de Cotidiano, revistas, Primeira Página e projetos especiais. Foi secretária-assistente de Redação nas áreas de Produção e Edição. Esteve na função de ombudsman de 28 de abril de 2014 a 24 de abril de 2016. Leia todas as colunas de Vera.

Vera Guimarães Martins - Eduardo Knapp/Folhapress

Suzana Singer
Foi a ombudsman por quatro anos, de 24 de abril de 2010 a 27 de abril de 2014. No jornal desde 1987, foi Secretária de Redação na área de edição, diretora de Revistas e editora de Cotidiano. Atualmente é editora de Especiais, Seminários, Treinamento e Qualidade da Folha. Leia todas as colunas de Suzana.

A jornalista Suzana Singer - Eduardo Knapp/Folhapress

Carlos Eduardo Lins da Silva
Começou nos jornais Diário da Noite e Diário de S.Paulo. Chegou à Folha em 1984, onde foi repórter, redator, editor, secretário de Redação, diretor-adjunto de Redação e correspondente em Washington. Assumiu a função de ombudsman de 27 de abril de 2008 a 21 de fevereiro de 2010. Leia todas as colunas de Lins da Silva.

Carlos Eduardo Lins da Silva - Folhapress

Mário Magalhães
Jornalista e escritor; biógrafo de Carlos Marighella e Carlos Lacerda (em preparação). Trabalhou na Tribuna da Imprensa, em O Globo e O Estado de S. Paulo antes de ingressar na Folha, em 1991. Passou pelo caderno Folhateen, pela editoria de Esportes e pela Sucursal do Rio. Foi colunista, repórter especial e autor de reportagens como "Os anti-heróis: O submundo da cana" (2008), parceria com o fotógrafo Joel Silva que recebeu sete prêmios. Foi ombudsman de 8 de abril de 2007 a 6 de abril de 2008 . Leia todas as colunas de Magalhães.

Mário Magalhães em foto de 2010 - Ana Carolina Fernandes/Folhapress

Marcelo Beraba
Começou na Folha como repórter da Sucursal no Rio, onde chegou a diretor. Na Redação em São Paulo, foi editor de Cotidiano, do caderno de política e do caderno Diretas Já durante a primeira eleição presidencial após o fim da ditadura militar, em 1989. Foi ainda secretário de Redação da Folha e ocupou o cargo de ombudsman de 11 de abril de 2004 a 1 de abril de 2007. Leia todas as colunas de Beraba.

Marcelo Beraba em foto de 2004 - Tuca Vieira/Folhapress

Bernardo Ajzenberg
É jornalista, escritor e tradutor. Trabalhou em publicações como Última Hora, Veja, Gazeta Mercantil e, na Folha, foi ombudsman de 18 de março de 2001 a 07 de março de 2004. Publicou os romances "Olhos secos" (2009), "Minha vida sem banho" (2014) e "Gostar de ostras" (2017), entre outros. Leia todas as colunas de Ajzenberg.

Bernardo Ajzenberg em foto de 2001 - Caio Guatelli/Folhapress

Renata Lo Prete
É apresentadora do Jornal da Globo, do programa GloboNews Painel e do podcast O Assunto. Na Folha, entrou no caderno Ilustrada, em 1986, foi correspondente em Nova York e ombudsman, de 1998 a 2001. Editou ainda a coluna Painel, ocasião em que recebeu o Grande Prêmio Esso de Jornalismo pelas entrevistas que revelaram o escândalo do mensalão, em 2005 . Leia todas as colunas de Renata.

A jornalista Renata Lo Prete, âncora do Jornal da Globo - Arquivo pessoal

Mario Vitor Santos
Foi jornalista da Folha de 1984 a 1999, onde foi diretor da Sucursal de Brasília, secretário de Redação, repórter especial, editor da Revista da Folha e ombudsman em dois períodos, de 29 de setembro de 1991 a 19 de setembro de 1993 e, em 1997, de 12 de janeiro a 28 de dezembro. Leia todas as colunas de Santos.

Mario Vitor Santos em foto de 2011 - Gabo Morales/Folhapress

Marcelo Leite
É colunista da Folha, autor dos livros 'Promessas do Genoma' (Unesp) e 'Ciência - Use com Cuidado' (Unicamp). Foi ombudsman de 2 de outubro de 1994 a 5 de janeiro de 1997. Atualmente é também editorialista da Folha e autor do blog Virada Psicodélica, tendo no prelo o livro "Psiconautas". Leia todas as colunas de Leite.

Marcelo Leite - Eduardo Knapp/Folhapress

Junia Nogueira de Sá
É jornalista, consultora de comunicação estratégica e membro de conselhos. Na Folha, foi repórter especial, diretora da Agência Folha e a mais jovem jornalista a assumir o posto de ombudsman, aos 32 anos, em 26 de setembro de 1993. Ela exerceu a função até 25 de setembro de 1994. Leia todas as colunas de Junia.

Junia Nogueira de Sá em 2018 - Danilo Verpa/Folhapress

Caio Túlio Costa
Começou a carreira na Folha em 1981. Foi Secretário de Redação, e um dos autores do primeiro Manual de Redação. Tornou-se, em 24 de setembro de 1989, o primeiro ombudsman da imprensa brasileira, cargo que ocupou até 22 de setembro de 1991. Criou ainda a Revista da Folha e ajudou a fundar o UOL. Leia todas as colunas de Costa.

Caio Túlio Costa em foto de 2014 - Danilo Verpa/Folhapress

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.