Lula deve encontrar papa e Macron, mas não prevê reunião com Milei no G7

Presidente viaja para Itália para participar como convidado da cúpula dos países industrializados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O presidente Lula (PT) deve realizar uma reunião bilateral com o papa Francisco durante a cúpula do G7 na Itália, que ocorre entre 13 e 15 de junho.

0
O presidente Lula e a primeira dama Janja se encontram com o Papa Francisco em Roma durante viagem em 2023 - Ricardo Stuckert - 21.jun.23/PR/Divulgação

De acordo com o Itamaraty, o encontro à margem da reunião de líderes foi pedido pelo brasileiro e aceito pelo papa. Além do pontífice, Lula tem reuniões bilaterais previstas na cúpula com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, com o presidente da França, Emmanuel Macron, e com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Lula deve participar como convidado da cúpula do G7. Outro líder que foi convidado é o presidente da Argentina, Javier Milei. Segundo o Itamaraty, não há previsão de encontro bilateral com o argentino.

Embora sejam os líderes das duas maiores economias da América do Sul, Lula e Milei são adversários políticos e ainda não se reuniram desde a vitória do ultraliberal.

Como convidado, Lula participará de uma sessão específica da cúpula do G7. Há ainda debates que ocorrem apenas entre os integrantes do grupo das sete economias industrializadas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.